• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oração a Eru

Hildëron

Usuário
Aiya melloni

Sinceramente eu não sabia onde postar isso, então achei que aqui seria aceitável.... Acabo de escrever essa oração pra um pessoal do canal de mIRC #tolkien, da rede Virtualife, pq estávamos discutindo sobre religião...
Eu disse que se eu tivesse alguma, com certeza Eru seria o ser supremo e o Silmarillion meu livro sagrado :wink:

Segue a oração:

Eru nosso que estás em Eä
Abençoado seja o vosso nome,
Venha a nós a Chama Imperecível.
Seja feita Ainulindalë
Tanto em Aman como na Terra-Média.

O miruvor de cada dia, nos dai hoje.
Perdoai os nosso juramentos,
Assim como vós perdoastes o da Casa de Fëanor.
Não nos deixeis servir à Mão Branca,
E livrai-nos de todo o Melkor.

Almarë.

por: Leandro Durazzo

Gostaria que qualquer um que pegasse esse texto pra reprodução colocasse meu nome como autor... Apenas pra que criemos esse hábito saudável de preservação dos direitos autorais.

Namarië
 
bah, fico show... parabens... só o foda é q qualquer um pode pega , copia, e dize q fez..
 
Bom.... até é
mas eu confio nos tolkiendili
sei que somos todos honestos e honrados...
E que é minha, é minha....

Namarië
 
muito linda parábens ,olha nem sei o que dizer parábens mesmo
a oração por: Leandro Durazzo
é de sua propriedade legal,qualquer aprpiação indébita estará sujeito as penalidades da lei de Eru ,de direitos autorais hehehe parábens mesmo nossa se tolkien soubesse de seus tão dedicados fãs acho que ele teria certeza que sua vida valeu a pena,parábens não me canso de repetir
namárië :amem:
 
Eu até pensei.... mas não me senti musical o suficiente pra colocar lá
Agradeço a todos os parabéns e fico feliz nisso... Espero poder ler mais elogios =))
Quanto ao pai-nosso, eu o usei simbolicamente, pois é a oração mais conhecida no ocidente.... Não sou cristão, católico, nem mesmo acredito em deus
foi apenas pela potencialidade literária
=P

Namarië
 
O interessante é que o próprio Tolkien fez algo parecido, mas ele não alterou o Pai Nosso, passando-o simplesmente para o quenya. Eis como ficou (note-se que Tolkien passou a oração para o quenya a partir do Pai Nosso em inglês, de modo que a tradução em português não bate "exatamente" com a do alto-élfico, mas mesmo assim dá para se ter uma idéia):

Átaremma i ëa han ëa
Pai nosso que estais no céu
na aire esselya
santificado seja o vosso nome
aranielya na tuluva
venha a nós o vosso reino
na care indómelya cemende tambe Erumande
seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu
ámen anta síra ilaurëa massamma
o pão nosso de cada dia nos dai hoje
ar ámen apsene úcaremmar sív' emme apsenet tien i úcarer emmen
e perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tenham ofendido
Álame tulya úsahtienna mal áme etelehta ulcullo
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal
násie
amém
 
é... mas ele "apenas" traduziu...
Eu fiz uma profunda modificação no sentido alegórico e dagmático da estrutura católica. :mrgreen:
Éééééé.... achem o q quiserem, mas ainda que tenhamos feito algo parecido em simplicidade, eu e o Tolkien tivemos motivações absurdamente diferentes.

Namarië
 
Gostei mto, achei mto legal, mas Almarë no lugar d Amém ficou um tanto estranho, isto está certo??????
mas d qlq jeito Parabéns! :pray:
 
Explicando-me, então...
Almarë significa "bem-aventurança", "seja feliz" "boa sorte" etc... vem muito a calhar
=P

Livrai-nos de todo o Melkor pode parecer estranho, mas é significativo e tem uma sonoridade interessante, que se assemelha ao livrai-nos de todo o mal...
Licença poética
=P

Namarië
 
huahuahuhauhauaha
fico feliz de ver q minha "religião" tá sendo bem aceita
o próximo passo é criarmos a Igreja Universal do Reino de Eä
=P

Namarië
 
Se for criar a igreja universal do Reino de Eä pode me considerar adepto! hehehe.
Mas ficou legal sua adaptação do pai nosso! Vou até colocá - lo no meu fichário!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo