• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Operação Maré Vermelha (Receita Federal)

Bel

o.O
Receita Federal disse:
A Receita Federal deflagrou dia 19/03 a maior operação contra fraudes no comercio exterior da história. A Operação Maré Vermelha anunciada pelo secretário Carlos Alberto Barreto no porto do Rio de Janeiro vai aumentar o rigor nas operações de comércio exterior em razão do do volume crescente de importações e o consequente aumento do crescimento do comércio desleal, que inclui a prática de fraudes como o subfaturamento, a triangulação e a utilização de falsa classificação fiscal que resultam em situações predatórias ao setor produtivo nacional. Para Barreto “a Operação Maré Vermelha é dinâmica e poderá incorporar outros setores da administração pública.”

Para viabilizar o maior controle aduaneiro a Receita anunciou a inclusão de novos parâmetros para as operações de importação de mercadorias e setores considerados de interesse para a economia nacional, em especial, bens de consumo não duráveis, tais como vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, bolsas, artigos de plástico, artigos de toucador, dentre outros.

De acordo com a Receita os resultados esperados com a operação são o aumento da presença fiscal e da percepção de risco para os fraudadores, assim como o aumento de retenções e apreensões de mercadorias, o aumento do recolhimento de tributos e multas e a redução das operações danosas ao setor produtivo nacional.

Cerad - Durante o anúncio da operação o secretário Carlos Alberto Barreto comunicou a inauguração do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco – Cerad, unidade especial da Receita situada na cidade do Rio de Janeiro, que coordenará os processos de inteligência e análise de risco operacional das atividades de fiscalização aduaneira em todo o país. Para o secretário “o Cerad tem estrutura pequena mas contará com alta tecnologia e trabalho em rede com todo o país.”
http://www.receita.fazenda.gov.br/noticias/2012/mar/MareVermelha.htm
http://www.receita.fazenda.gov.br/AutomaticoSRFsinot/2012/03/29/2012_03_29_17_49_04_452892658.html

Descobri esta operação por acaso em um dos blogs que acompanho.
Justo agora que finalmente terei um cartão de crédito internacional a Receita está tributando tudo?! Sacanagem! :no:

Mas fica aí o aviso pra quem faz compras internacionais. Só espero que livros continuem isentos :pray:
 
Acho que objetos como livros, CDs e DVDs continuarão da forma como estão... Agora pro resto dos materiais pode ser que a cobra fume :pipoca:
 
Não acho que isso valha para importações pessoais, como roupas ou livros em pequenos valores. Isso vale para importações maiores, que necessitam de licenciamento e parametrização (canal verde/amarelo e vermelho para definir fiscalização). Eu como trabalho com isso estou sofrendo.
 
Eu não compro mais em site estrangeiro nem a pau. Fiquei traumatizada quando comprei um poster na allposters.com e fui taxada em mais de 100% do valor do produto. Quase tive um mal súbito.
 
Eu não compro mais em site estrangeiro nem a pau. Fiquei traumatizada quando comprei um poster na allposters.com e fui taxada em mais de 100% do valor do produto. Quase tive um mal súbito.

aconteceu isso comigo comprando pela allposters tb. o que mais dói é que paguei o imposto e os posters estão enroladinhos no tubo até hoje (comprei em 2006). mas com livros não tem treta, por lei você não paga imposto.
 
Vocês já devem ter ouvido alguma coisa porque a notícia já tá rodando faz um tempo, mas pode ser quea situação piore para importações.
Se não bastasse a maré vermelha os auditores fiscais decidiram, pra fuder de vez, fazer greve. Porque um salário inicial de R$12.000,00 + benefícios + presentes de despachante aduaneiro + propina (espero que não tenha nenhum fiscal aqui) é muito pouco pra se viver, eles exigiram um aumento. Como este não foi concedido, partindo do 18/06 ninguém trabalha mais. Isso promete paralizar a movimentação portuário do Brasil, tanto pra importações quanto pra exportações.

Acho que isso vai afetar mais o povo do que a maré vermelha, que afeta mais empresas e camelôs, mesmo que você não importe nada, você paga o salário do desgraçado.
 
Bel, se eu não me engano, a fiscalização desse tipo de importação (provavelmente via courier - UPS, Fedex, essas empresas) é aleatória, exceto quando em caso de produto suspeito ou grandes quantidades. Então não perca as esperanças, é raro uma camiseta ficar presa em alfândega, possível, mas raro. Se pegarem, fodeu, só depois da greve, que não tem dia pra terminar, se não vai ser entregue normalmente.
 
Então, mas não tem nenhuma noticia conclusiva sobre esta greve...
Só que paralizaram dia 30/05 e agora só os de Curitiba continuam com ameaça de parar...
 
Sua encomenda está ATRASADA? Então reclame no lugar CERTO!, isto é, reclame na Ouvidoria da Receita Federal em vez de ficar de mimimi no twitter ou facebook ou fóruns (ops! ><)

Informações sobre o atraso das encomendas dos EUA

Primeiramente, Han disse que todas as encomendas dos EUA estão passando por um processo de retenção na Receita Federal; isto está ocorrendo porque as mercadorias remetidas de lá estão mais visadas pela fiscalização. Ao chegarem no Brasil, esses pacotes são separados e ficam trancados em um setor especial, aguardando vistoria. O prazo máximo legal para que esta análise ocorra é de noventa dias; passado este prazo, as encomendas devem ser obrigatoriamente remetidas ao destinatário, independentemente de qualquer análise.

Como o volume de encomendas dos EUA é gigantesco, não há pessoal suficiente para fazer a triagem e dificilmente os pacotes conseguem ser vistoriados dentro do prazo. Logo, encomendas dos EUA com menos de 90 dias de atraso no prazo de entrega estão, infelizmente, dentro da normalidade. As encomendas vindas do Reino Unido, França, Alemanha e demais países da Europa, sendo menos visadas pela Receita, não estão sendo submetidas a este processo de retenção, passando direto para o processamento comum pelos Correios.

Encomendas internacionais atrasadas: o jogo de empurra entre a Receita Federal e os Correios

Brasileiros têm prejuízo com operação 'Maré Vermelha'

Ou seja, mi-fu, comprei camisetas em 2 sites diferentes (as duas encomendas custaram menos de $50, então a chance de eu ser tributada é quase nula) e livros na Amazon (livro não paga imposto) e vem tudo dos EUA :gira:
 
Saindo um pouco do assunto: ontem, assistindo Missão Impossível 4, e o cara me diz, lá pela metade do filme:

" - Vamos dar início ao Protocolo Fantasma".

Uau! Protocolo Fantasma! Criativos, esses federais gringos - eu pensei.

Mas perdem pra gente. Só para ficarmos nos mais recentes: Operação Anaconda, Operação Sanguessuga, Operação Satiagraha. E agora, Operação Maré Vermelha!

Certeza que contratam um publicitário pra isso.
 
Ou seja, mi-fu, comprei camisetas em 2 sites diferentes (as duas encomendas custaram menos de $50, então a chance de eu ser tributada é quase nula) e livros na Amazon (livro não paga imposto) e vem tudo dos EUA :gira:

Livros da Amazon.com não vêm necessariamente dos EUA. Aliás, sempre comprei no site norte-americano, mas os pacotes sempre vieram da Alemanha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo