• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ônibus que transportava alunos da UFMG para Fórum Social Mundial se acidenta no Peru

Ogden

Usuário
hm. Nessa história, perdi um amigo.


Quatro estudantes de graduação da UFMG morreram, na madrugada desta terça-feira, 24 de janeiro, em acidente de ônibus, na estrada de Arequipa, sul do Peru. Eles integravam grupo de 39 alunos da Universidade que participaria do Fórum Social Mundial, aberto hoje, em Caracas, Venezuela. O grupo ainda contava com outros três estudantes universitários que não estudam na UFMG (Laura Carvalho Perdigão, Rachel Lemos Perdigão e Cristiane Netto Silva), de acordo com informações do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG.

Até o momento, as autoridades locais não confirmaram os nomes dos acidentados, mas a Reitoria da UFMG deverá divulgar a lista oficial de mortos e a situação dos feridos às 14h, durante coletiva à imprensa convocada pela Instituição para prestar informações sobre a tragédia. O Chefe de Gabinete da reitoria, Mauro Braga, vai atender os repórteres na ante-sala da reitora, no terceiro andar do prédio da Reitoria, no campus da UFMG.

Segundo informações apuradas pela rádio UFMG Educativa, no início dessa manhã, pelo menos 15 estudantes já receberam alta dos hospitais da cidade e foram instalados no Hotel Alamo, alugado pelo Consulado do Brasil na cidade.

O acidente aconteceu por volta das 23h10, hora local - 2h10, hora de Brasília -, em região conhecida como Curva del Cura, na localidade de Uchumayo, distante a 12 Km de Arequipa. Segundo relato da estudante de Comunicação Social, Marina Utsch, o veículo não conseguiu fazer a curva e tombou do lado esquerdo, após tentativas do motorista em freá-lo. Apenas uma grande pedra à margem da rodovia evitou que o ônibus caísse em uma ribanceira. Não houve outros carros envolvidos no acidente.

Rota
A viagem para Caracas para participar do Fórum Social Mundial foi organizada pelo Diretório Central da UFMG (DCE). O órgão fretou ônibus da empresa Labitur Turismo e Excursões, de Belo Horizonte. De acordo com o agente da empresa responsável pelo fretamento, Marcos Lúcio Araújo, os estudantes haviam proposto rota para Caracas passando por estradas brasileiras, em direção à região Norte.

Araújo explica que a Labitur consultou empresas do Rio de Janeiro e de São Paulo, que fazem habitualmente esse percurso, para verificar as condições das estradas e qual o trajeto mais utilizado. Em função dessa consulta, foram desaconselhados a viajar pelas rodovias brasileiras, pois, após Porto Velho não havia estradas. "Era preciso pegar balsa até a Venezuela". relata. O trajeto definido pela empresa passava por Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, margendo o oceano Pacífico, em direção à Venezuela.

O coordenador geral do DCE, Lucimar Pacheco, embarca hoje para o Peru para acompanhar a situação das vítimas do acidente.

Fora de risco
Segundo informações de Marina Utsch, que integra o grupo de alunos também na condição de correspondente da rádio UFMG Educativa e da TV UFMG, os estudantes que ainda estão internados não correm risco de morte. A maioria sofreu traumas em pernas e braços e, até o início da manhã, continuavam internados porque ainda não haviam sido submetidos a exames - os serviços de radiologia dos hospitais, explicou Marina, não funcionam durante a madrugada. Os estudantes encontram-se internados em três hospitais de Arequipa: Hospital General de Arequipa, Hospital Regional Honorio Delgado e Hospital de Yanahuara.

A UFMG já entrou em contato com algumas das famílias dos estudantes acidentados e também com o Itamaraty. Está sendo estudado o envio de um avião das Forças Armadas para buscar os corpos e os 38 estudantes sobreviventes. Enquanto isso, o Consulado do Brasil em Arequipa já está prestando auxílio aos jovens, como informou o cônsul honorário, José Miguel Ribas Viscaya.



a notícia foi atualizada:

UFMG divulga lista de estudantes acidentados
24 de janeiro de 2006

A Universidade divulgou os nomes das 44 pessoas, das quais 39 alunos da UFMG, envolvidas em acidente de ônibus, na estrada de Arequipa, ao sul do Peru, na madrugada desta terça-feira, 24 de janeiro. No episódio, morreram quatro alunos de graduação, todos eles da UFMG.

O grupo participaria do Fórum Social Mundial, aberto hoje, em Caracas, na Venezuela. Além dos alunos da UFMG, participavam da viagem as estudantes Laura Carvalho Perdigão, Rachel Lemos Perdigão e Cristiane Neto Silva, e dois motoristas da empresa Labtur Turismo.

Segundo informações chegadas de Arequipa no final da tarde desta terça-feira, 24, dos estudantes socorridos nos hospitais da cidade, nove ainda continuam no Hospital General, três no hospital Yanaguara e um no Hospital de Seguridad Social. Os demais já foram liberados.

Confira a situação das pessoas que viajavam no ônibus acidentado no Peru:

Hotel El Alamo
1- Laura Carvalho Perdigão (sem vínculo com a UFMG)
2- Livia de Souza Primo Clarete (Ciências Sociais)
3- Cristiane Netto Silva (sem vínculo com a UFMG)
4- Gustavo Barruch Carvalho (Pedagogia)
5- Gustavo Henrique Lopes Machado (Ciência da Computação)
6- Gustavo Ribas Aguiar (Geografia)
7- Sérgio Henrique Teixeira de Pádua (Direito)
8- Marcos Flávio Correa de Melo (Engenharia de Produção)
9 - Carine Martins Vieira (Geografia)
10- Rodrigo Heringuer Costa (Ciências Sociais)
11- Adriano Domenicone de Andrade (História)
12- Tâmara Lage Bicalho Bretas (História)
13- Erica Coelho Espeschit (Ciências Sociais)
14- Rachel Lemos de S. Perdigão (sem vínculo com a UFMG)
15- Marina Utsch (Comunicação Social)

Hospital General
1- Mateus Machado Vaz (História)
2- Rafael Marques V. De Souza (Farmácia)
3- Fernanda Márcia C. Oliveira - (Geografia)
4- Juliana Fonseca Martins (Ciências Sociais)
5- Pablo Hendrigo Alves de Melo (Ciências Biológicas)
6- Vinícius de Moura Domingues (Medicina)
7- Luiz Henrique de Araújo (Ciências Sociais)
8- Adelson Fagundes (motorista)

Hospital de Seguridad Social
1- Lucas Mota Hauch (Farmácia)
2- Julia Carvalho Alves Perdigão (Fonoaudiologia)

Hospital Yanaguara
1- Eduardo Lopes Salatiel (Filosofia)
2- Cyntha Adriadne (Pedagogia)
3- Marcos L. Fabiano Gomes (Psicologia)
4- Patricia de Moura Domingues (Nutrição)
5- Wander Lucio M. Junior (Geografia)
6- Flavia Freitas Moreira (Letras)
7- Alexandre Franciscani Silveira (Engenharia de Produção)

Falecidos
1- Pedro Coelho D´Avila Correa (Ciência da Computação)

2- Roberto Tadeu de Melo Barbosa (Engenharia de Produção)
3- Tais Palmerston (Odontologia)
4- Thiers Lage Bicalho Bretas (Geografia)

Desceu do ônibus em Cuzco
Rodrigo Gonçalves de Oliveira (Direito)

Não tiveram ferimentos
1- Mário Schettino Valente (Direito)
2- Thiago de Azevedo Morais (Ciências Sociais)
3 – Andre Oliveira Viana (Filosofia)
4 – Ivan Saigg Teixeira (Letras)

Outros nomes fornecidos pelo DCE
Elisa Silva Borges (Psicologia)
Erick Capanema de Moura (Matemática Computacional)
Claudio Roberto Epifanio Brito (motorista)


fonte: www.ufmg.br



triste. Eu pensei em ir com eles, mas descartei a idéia logo de cara por causa de uma greve no cefet-mg, onde estudo.
Fica aqui minha mensagem de solidariedade aos amigos do DCE - UFMG, e de luto, pelo amigo Pedro, que vai fazer falta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo