• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Tópico dos Dinossauros e Outros Animais Extintos

Por que a maioria das crianças (e muitos adultos) têm fascínio por dinossauros

_100714541_gettyimages-184152222.jpg

Terror sob controle​

"Todos nós somos fascinados por vilões, e os dinossauros eram os vilões da pré-história", diz à BBC Ben Garrod, biólogo evolucionista que aproveita a paixão das crianças por dinossauros para fazer com que se interessem pela ciência.
Laverne Antrobus, psicóloga infantil e educacional, lembra da "curiosa mistura de terror e excitação que todos nós sentimos perto dos dinossauros".
Eles oferecem uma sensação de segurança, ela argumenta, uma vez que "embora você possa sentir medo diante deles, você sabe que eles não existem mais".
"Brincando ou lendo sobre eles, dá para ter uma ideia de como era a vida antes e imaginar como seria viver ao lado deles."
"Você pode brincar com essas ideias sem necessidade de realmente vivenciá-las."


Autoridade​

Muitas crianças não só sabem seus nomes complicados de cor — tiranossauro, diplódoco, estegossauro, tricerátops , para citar apenas alguns — como também conhecem seus hábitos alimentares e estão por dentro das novas descobertas de fósseis.


Os psicólogos chamam isso de interesse intenso de adquirir conhecimento em uma área específica.
Essa obsessão por dinossauros, eles argumentam, pode ajudar a criança a desenvolver a capacidade de processar informações, a persistência e a autoconfiança.
"De forma consciente ou inconsciente, pais e adultos contribuem para esse mundo maravilhoso em que as crianças são os especialistas", observa Antrobus.
Elas sabem tanto sobre eles — se são carnívoros ou herbívoros, por exemplo — que têm a sensação de estar em um "mundo adulto", acrescenta a psicóloga.
"Esses são os primeiros momentos em que as crianças sentem sua autoridade, e essa é uma sensação muito poderosa."

Criaturas reais do passado​

A devoção por esses animais tende a se desenvolver entre os três e seis anos de idade — e logo depois desaparece.
Segundo Antrobus, sempre que ela oferece uma caixa repleta de brinquedos a um grupo de crianças, os dinossauros são os que mais chamam a atenção.
"Não me surpreende que escolham os dinossauros. Eles são enormes, têm uma forma desajeitada... abrem as portas para falar sobre muitas emoções, algumas delas muito poderosas."
Além disso, o fato de "saber que realmente existiram, mas não estão mais aqui, já é fascinante".
Talvez, em parte, "despertem interesse porque novos ainda estão sendo descobertos", observa Mary-Ann Ochota, antropóloga e apresentadora da BBC.
"Até agora, foram descobertas mais de 700 espécies de dinossauros extintos, e cerca de 30 novas espécies são encontradas a cada ano."
 
Acho que a conexão primeva que as crianças estabelecem com a ideia dos dinossauros deriva da projeção. Elas projetam nos dinossauros a figura dos pais, a quem temem e admiram.

Para quem, depois de adulto, continua a amar dinossauros, o que é o meu caso, acho que tem a ver com sabermos que foram criaturas temerosas, mas que não podem nos ferir, o que nos permite admirá-las ainda mais.

O hiato temporal que nos separa é, também, o que nos une. E tem a questão de que, embora possamos ter uma noção da aparência destes animais, a partir do trabalho dos paleontólogos, a gente tem espaço para imaginá-los conforme a nossa criatividade.
 
Elas projetam nos dinossauros a figura dos pais, a quem temem e admiram.
Será que não é só dos pais, mas dos adultos em geral, principalmente no que diz respeito a tamanho? 🤔
Parece bobo pensar assim, mas é que lembro que uma das coisas mais impressionantes que eu via nos dinos era o tamanho deles em comparação com os humanos, lembro que ficava um tempão admirando as ilustrações de como seria um humano ao lado deles.
Na verdade até hoje gosto dessa comparação e acho aquela ilustração clássica do dinossauro numa estrada das coisas fascinantes já produzidas. =]

Dinosaurier-auf-der-Autobahn.jpg
 
Será que não é só dos pais, mas dos adultos em geral, principalmente no que diz respeito a tamanho? 🤔
Parece bobo pensar assim, mas é que lembro que uma das coisas mais impressionantes que eu via nos dinos era o tamanho deles em comparação com os humanos, lembro que ficava um tempão admirando as ilustrações de como seria um humano ao lado deles.
Na verdade até hoje gosto dessa comparação e acho aquela ilustração clássica do dinossauro numa estrada das coisas fascinantes já produzidas. =]

Realmente, faz muito sentido.

Tinha um quadro desses na casa de uma das minhas tias. Sempre que eu ia lá, ficava hipnotizada por ele.
 
O que me impressionava quando criança em relação a eles, era o tamanho e também o quanto era distante a época que eles viveram, o que mais tarde vai intrigando mais pelo fato que foram extintos e aí o fator extinção passa a ser aquele que mais mexe com a cabeça da gente, já que o planeta que vivemos não é tão forte e inabálvável quanto achamos ser.
 
Vou comentar as duas últimas matérias, porque eu ainda não tinha visto. Primeiro, sobre meus irmãos Tiranossauros:

Os tiranossauros adultos eram basicamente máquinas de esmagar ossos que andavam sobre duas patas.
É, nossa fama nos precede. :roll:

Um comparativo: o leão moderno exerce respeitáveis 1.300 newtons (N) de força ao morder a presa, mas o T. rex — com sua mandíbula larga e profundamente inserida — exercia incríveis 60.000 newtons de força a cada abocanhada.
Assustadoramente fascinante, né?

Testes com tiranossauros juvenis e adultos com mandíbulas de comprimentos iguais mostraram que os mais novos tinham que lidar com tensões maiores, indicando a necessidade de uma mandíbula larga e profunda em adultos. A chave para esse achado foi uma análise dos músculos pterigoideos do T. rex, que estão localizados na extremidade posterior inferior de sua mandíbula.
Como que o povo despreza, tanto, a Ciência, gente? Pelo amor de Deus, sabe? Eu fico embasbacada, a cada nova descoberta.




Bom, agora, vamos ler o trequinho do ninho!

este fóssil é único porque os ovos não eclodidos ainda preservam evidências dos filhotes em seu interior.
Tô pirando, aqui. :clap:

Fósseis de oviraptorossauros com seus ovos já foram encontrados antes. A novidade aqui é que os ovos ainda contêm evidências dos embriões em seu interior.
O tanto de descobertas que serão feitas a partir do estudo desses ovos, meu Deus do céu! Que trem fantástico!

O fóssil recém-descrito, denominado LDNHMF2008, foi retirado da Formação Nanxiong, perto da ferrovia Ganzhou, na província de Jiangxi, no sul da China. Ele data do final do período Cretáceo, aproximadamente 70 milhões de anos atrás, e preserva os restos mortais de um oviraptorossauro adulto, com seu crânio e outras características do esqueleto ausentes. O animal parece ter morrido enquanto estava em uma posição de aninhamento.
:cry:
 
O tanto de descobertas que serão feitas a partir do estudo desses ovos, meu Deus do céu! Que trem fantástico!

Quando leio um trecho como esse.. não que eu fique sonhando que já teremos logo um Jurassic Park na vida real, mas que é difícil não pensar nessa possibilidade, mesmo que possa ser algo muito distante de acontecer... isso eu não escondo.
 

dinossauro-gigante-descoberto-no-outback-da-australia-foi-identificado-como-uma-nova-especie-e-reconhecido-como-um-dos-maiores-que-ja-vagou-pela-terra-de-acordo-com-paleontologos-1623167804564_v2_900x506.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo