• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Anéis d20 - Erratas e miscelânea

Barlach disse:
Pode até ser, mas eu acho q tem q tomar cuidado para q esse inimigos não possam ser vencidos da maneira "convencional"..... Lembre-se q elfos são imortais e não tem um limite verdadeiro para q nível eles podem atingir....... Eu não acho q mesmo o mais poderoso grupo de altos elfos deveria ser capaz de vencer o Smaug.....

Mas a diferença de serem imortais(elfos de tolkien) e viver por varios seculos(elfos de D&D) nao muda muita coisa nesse sentido de ganhar niveis. Isso porque justamente pelo fato de viverem muito nao se preocupam em aprender rapidamente as coisas, como acontecem com os humanos e sua vida curta. Por isso existe um certo equilibrio...em uma aventura tipica de D&D um elfo começa com cento e tantos anos enquanto um humano nem ao menos tem 20 em varios casos e mesmo assim ambos tem 1º nivel...tempo de vida nao é igual a experiecia adquirida, necessariamente. Mas mesmo assim um ND 28 é rasoavel porque decididamente se existirem elfos que se aproximem disso da pra contar nas maos(eu particularmente acho que nao existem) e uma ND 28 sugere que sao necessarios 4 adversarios tb de nivel 28 para tentar equilibrar o combate...é como se fossem 4 gandalfs(se bem que nem ele tem esse nivel) :)
 
Fazendo o capitulo dos monstros eu cheguei a uma conclusao sobre o nivel de desafio e o ambiente(e sistema) da Terra Média: não é possivel tomar por base o ND padrao sujerido nos mundo do D&D por varios motivos:

1- Os magos da Terra-Media sao infinitamente menos apelões, possuem bem menos magias de ataque e mesmo essas sao também infinitamente menos potentes que as de D&D. Isso diminiu muito a capacidade(e alternativas) de ataque de um grupo contra um adversario, ou seja, sem bolas de fogo e magias ainda mais eficientes fica mais dificil enfrentar certas criaturas...conclui-se entao que, o nivel de desafio de criaturas fica maior.

2- Equipamentos: na terra-media é dificil encontrar alguem trajando uma full-plate, nao temos uma variedade tao grande de equipamentos e o mais importante: equipamentos magicos sao rarisiimos! Enquanto no D&D um personagem de 1 ou 2º jah pode muito bem ter uma espada +1 na TM isso é extremamente imporvavel(além do fato de que a nao ser pelos artefatos, a melhor espada a ser encontrada é uma espada +1!!!!!). Isso diminiu drasticamente a capacidade de ataque e defesa dos personagens e uma qualidade de absorção de dano 8/+1 por exemplo se torna algo extermamente eficiente para a criatura uma vez que dificilmente seu adversario conseguirá um equipamento magico(imagina algo como 20/+2 do Balrog).

Esses 2 fatores fazem com que criaturas tidas como mais fracas no D&D sejam muito dificies de se enfrentar na TM e isso deve ser levado em consideração na hora de qualcular a ND pois as diferenças sao enormes. Um dragao vermelhor(great wyrm) do D&D tem NB 20 e ele é muito(mais muitooooooooooooooooooooooooooooooooo mesmo) mais poderoso que o nosso Balrog de ND 28...isso porque os adversarios de um Dragao de ND 20 no D&D provavelmente estariam munidos de desenas de itens magicos de poder elevado além de magias tb de poder elevado enquanto os adversarios de um Balrog, possivelmente nem ao menos teriam uma espada melhor que +1 e sem quaisquer outros itens magicos(esse mesmo dragao de ND 20 sem mudar nada, na TM teria sua ND elevadara a pelo menos 45-50, vejam como a coisa é diferente). Quanto maior o nivel de persoanges e monstros maior a diferença da ND do D&D e TM, porque no inicio existem menos itens magicos e menos magias poderosas mas depois a coisa muda drasticamente. A ambientação existe um tratamento do sistema bem diferente nesse ponto.
 
Concordo. E tem q se ter cuidado pra medir nd pq, tipo, em D*D tipico, 20 niveis é muita coisa. e tem q lebrar algo basico: se eles são poderosos e os outros não, não tem muita coisa q os impessa de "dominarem o mundo". Imaginem se tem alguem com q o poder de um dragão prismatico, por exemplo, oq o impediria de matar a todos e pegar o mundo para si. Geralmente alguns mestres vão guardando os bixus puderosos para os pjs encontrarem... esles etsaum lah tomando chá juntos, esperando serem derrotados... puts, se existem seres poderosos tem q ter uyma boa razão para num sairem por ae destruindo tudo...
Em Forgotten tem uma explicação razoavel... mas... ah deixa pra lah, cansei de pensar :x
 
Gandalf[sk disse:
]Concordo. E tem q se ter cuidado pra medir nd pq, tipo, em D*D tipico, 20 niveis é muita coisa. e tem q lebrar algo basico: se eles são poderosos e os outros não, não tem muita coisa q os impessa de "dominarem o mundo". Imaginem se tem alguem com q o poder de um dragão prismatico, por exemplo, oq o impediria de matar a todos e pegar o mundo para si. Geralmente alguns mestres vão guardando os bixus puderosos para os pjs encontrarem... esles etsaum lah tomando chá juntos, esperando serem derrotados... puts, se existem seres poderosos tem q ter uyma boa razão para num sairem por ae destruindo tudo...
Em Forgotten tem uma explicação razoavel... mas... ah deixa pra lah, cansei de pensar :x

Isso, sempre que o poder de algum individuo se torna muito maior que o daqueles que o cercam a tendencia é que ele tome o controle da situação...se esse "o cercam" se extender a todo o mundo entao porque nao conquista-lo? Esse é outro fator que deve ser levado em consideração, os Balrogs, Dragoes e até mesmo Sauron tinham um poderm imenso, mas mesmo assim nao conseguiram tomar para si o poder da Terra Media, isso porque "there are some who resisted" como disse a galadriel, sempre existiram aqueles que mesmo com poder menor, tinham poder suficiente para resistir e impetir que tal coisa acontecesse.
No caso do Forgotten saiu um livro agora que ilustra bem os motivos pelos quais ninguem dominou tudo...droga me fugiu o nome mas ele trata das organizacoes mais brabas como Zentarin e magos vermelhos e como o poder deles(e de todos os outros poderosos, seja uma organizacao ou um individuo) de certa forma se equilibram evitando que um exceda seus limites.
 
É justamente aí q quero chegar. Tem um motivo q impede q seja compativel com o cenario.Se tem alguem com o póder de um dragão prismatico tem q ter motivos para ele não usá-los. Mas quanto maior o nivel, mais dificil é. Alguem com nd absurda (beirando ao 60 ou mais... hum... dragão prismatico?) tem poder de um deus (ver ficha dos deuses em Divinidades e Semideuses). Sauron nã é um deus, embora ele seja absurdamente poderoso. Os Valar são deuses. Melkor é um valar. Melkor é um deus (Melkor = Morgoth, antigo mestre de Sauron), e como os outros teram ficha de deuses. Eru é um deus supremo, ele não tem ficha ele mata todo mundo cum um assopro se quizer, como o Ao de Forgotten. Se alguem é tão poderosos quanto um deus ou maior (como o dragão prismatico... ah, o unico q realmente q pode matar com deuses e sem tanta dificuldade, embor anão seja fácil) pq ele não destroi. No final na terceira era ninguem seria tão poderoso quanto melkor, sendo o mais poderoso ser era o Sauron q poderia ter fixa talvez de um deus menor ou semi-deus, q é o suficientemete poderoso para destruir quase todo mundo, pois não há pessoas na terra media de 40 niveis passeando por ae aos montes....
Sei q alguns fãns de tolkien afirmariam q sauron é supremo e nada faria jus a ele, mas um mesmo um semi-deus é um ser de MUITO poder. E não é todo mundo q chega aos 40 niveis em um mês!!!!!, ebora alguns jogos sejam assim.... Prova é q Gandalf tem uns 10 mil anos e não tem 10 mil niveis.... nem chegaria a 40.
Ta, tah, posso ter viajado muito, mas tem q ter motivos pra ele ser tão poderoso, razões para q ele não destrua tudo etc etc...
Uma explicação do tipo o Tarso da Holy Avenger do qual ele não quer é meio escroto... argh, chega de pensar...
 
Gandalf[sk disse:
]
Sei q alguns fãns de tolkien afirmariam q sauron é supremo e nada faria jus a ele, mas um mesmo um semi-deus é um ser de MUITO poder. E não é todo mundo q chega aos 40 niveis em um mês!!!!!, ebora alguns jogos sejam assim.... Prova é q Gandalf tem uns 10 mil anos e não tem 10 mil niveis.... nem chegaria a 40.

O gandalf nao chega nem perto de 40, nós nao queremos transformar a TM em forgotten realms, por isso vamos nos mater em niveis menores de poder(regras) pra que isso nao acabe influenciando no cenario criado por tolkien.
 
Ai pessoal, as novidades sobre a nova vesao do nosso livro: a parte de diagramação esta praticamente finalizada, só falta uma pequena parte sobre dragoes no capitulo de monstros e pronto...enquanto isso o Skywalker está formatando o livro que por sinal esta ficando com uma qualidade magnifica, vcs verao. Se eu nao tivesse com problemas singelos de projeto final da faculdade as coisas estariam ainda mais rapidas mas acredito que nao vai demorar muito para termos a nova versao em maos, aguardem que vai valer a pena.
 
Cara, não vejo a hora do livro ficar pronto. Tá ficando mto irado. E eu consegui uma coisa totalmente incrível: tem MUITO mais material nessa 2a edição e MENOS páginas no livro.
 
ae, se ficar um arquivo grande, divide ele aí paraficar mais fácil para baixar.... e num tem uma previsão de lançamento não?
 
Olha, eu calculo que vá ficar menor que a primeira edição... e dividí-lo pra baixar está fora de questão.

Quanto à previsão.... depende do Kadu.... e de umas outras coisinhas tb...
 
pow, poe um link com ele todo e outro com ele compactados em arquivos ".rar", usando o winrar e divide em dois... num é dificil... e facilita o nosso lado...
 
Gandalf[sk disse:
]pow, poe um link com ele todo e outro com ele compactados em arquivos ".rar", usando o winrar e divide em dois... num é dificil... e facilita o nosso lado...

Se estiver espaço no servidor pra fazer isso agente pode fazer claro, mas isso é um "luxo"(ter um mesmo arquivo em varios formatos) que nao sei se teremos. Uma coisa é garantida: vai ficar menor que a primeira versao, tanto em numero de paginas(apesar de ter mais conteudo: tiramos texto desnecessarios, enxugamos o que deu ao maximo, diminuimos algumas figuras, bordas tudo pra aumentar ao maximo a quantidade de texto por pagina) quanto no tamanho do arquivo em si.
 
Só um dado estatístico interessante... desde que o SdA d20 VOLTOU a ficar on line, ou seja, desconsiderando todo o tempo que esteve na Durbatulûk, quando aconteceu o boom da coisa, ele foi baixado 1246 vezes! :obiggraz:
 
Ocês istaum mi deixando anciozo!!!!! Nunca q sai!!!!!!! Sai ainda esse ano?????
Pow, eu queria ver o livro antes dos meus 60 anos... :roll: ... mas sério, dêem uma extimativa!!!!!
Só uma curiosidade, vcs quando jogam esse ae, vcs tem o livro impresso ou fica sempre lendo em pdf no pc...
Já pensei em imprimir pra jogarcom o pessoal, mas... tinta de impressora num cai do céu... como vcs fazem???
 
Eu não imprimo, a não ser alguma coisa q eu tenha q consultar constantemente..... A maioria das coisas o jogador só usa qdo cria os personagens ou qdo passa de nível e aí ele pode simplesmente olhar no computador mesmo...... E o mestre tbm pode crias sua aventura olhnado no computador mesmo....
 
O livro sai em Julho agora, provavelmente na primeira quinzena(vou defender meu projeto final de curso I hj pra vc ter uma ideia da situação calamitoza...mas entro de ferias quarta feira). Essa versao tem menos paginas, embora ainda continue grande, mas acho que só compensa imprimir se vc dividir a impressao com alguem ou se vc trabalhar ou estagiar em algum lugar que tenha impressora e que vc possa imprimir na moita(conheço muita gente que faz isso, hehe) :twisted:
 
Sobre a impressão do SdA d20: Eu imprimi a minha 1a edição em casa. Usei um tinteiro completo de tinta preta que, pra minha epson, se comprar marca genérica, custa 10 reais, e não usei um tinteiro completo de tinta colorida, que, no mesmo caso, sai 25 reais.
 
AE! Finalmente a parte de conteúdo do livro esta terminada!!!!
Agora só falta o Deriel fazer o prefácio e o tio Sky editar e formatar a bagunça toda, portanto, sintam-se a vontade para precionar esses dois sujeitos. :twisted:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo