• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas O RPG "anti-D&D" de John Wick...

Ah, eu tinha preparado um encontro com altos diálogos, alta intriga, etc., mas o Deriel falou que a sala tá vazia, fazer o quê?

O legal é que esse jogo tem um baita background político, né? É um verdadeiro tapa na cara praqueles que pregam que o poder tem que ficar nas mãos do proletariado :lol:


O Deriel pode ter visto errado. E eu ainda estou dentro. Que tal se eu entrar em outra sala?
 
O Deriel não viu errado, ele teve sucesso na jogada dele. Ok, tem uma outra sala do outro lado do corredor.
 
Upa! Mais um sucesso (juro que é randômico)

A sala está com a porta trancada e com durepox na fechadura.
 
Acho que isso nem é RPG... você não interpreta um personagem, só narra cenas. É só um jogo de faz-de-conta aprimorado. :lol:
 
Poxa, eu to interpretando sim, eu sou um ladino meio bundão, que não curte confronto.

[roll0]
 
... um pouco de luz, mas no mais a sala também está vazia.

(m,e sinto no Clube da Amizade :P )
 
... um pouco de luz, mas no mais a sala também está vazia.

(m,e sinto no Clube da Amizade :P )


Você diz pelo excesso de posts Saitör? Eu recomendo que a gente crie um tópico apropriado para isso, no clube da amizade mesmo.
 
Não, falo por causa daquele tópico de uma história com três palavras de cada um. A única diferença é que lá não precisa rolar dados :think:

Eu não sei se a gente tá sacando o sistema. Eu gostaria de sugerir que o Armitage fosse Narrador desse nosso POC :think:
 
Não, falo por causa daquele tópico de uma história com três palavras de cada um. A única diferença é que lá não precisa rolar dados :think:

Eu não sei se a gente tá sacando o sistema. Eu gostaria de sugerir que o Armitage fosse Narrador desse nosso POC :think:


Concordo, sem duvidas.


Se ele se oferecer para mestrar eu jogaria com prazer.

Deriel: Disposto a manter o personagem de ladino acovardado? Eu acho que seria um cavaleiro nobre que encara tudo de frente, é... posso intepretar isso ( o mais importante é que mantenhamos a interpretação ). Quais as classes a propósito?
 
Poxa, o jogo não pode ser assim. Senão não é RPG, é um simples jogo de contar estoria. Esse John Wick é pretensioso e arrogante, mas não deve ser burro.

Façamos o seguinte: vou dar uma lida melhor no livro, daí eu passo as regras pra todo mundo e o Sky mestra pra gente num PBF experimental. Vou tentar fazer isso essa noite para talvez esse fim de semana ainda começarmos uma partidinha.

Acho que a gente podia bolar algo bem simples. ganhar a mão da princesa na festa; achar o tesouro no calabouço; um combate de 2 contra 2; etc.

Mas tem que ser competitivo. Tipo, eu e Tarik contra Deriel e Elda. :mrgreen:
 
Última edição:
Pô galera, não tive como postar direito de tarde pois tava no trabalho.

Agora, sem dúvidas o jogo não pode ser assim. Senão não é RPG, é um simples jogo de contar estoria.

Façamos o seguinte: vou dar uma lida melhor no livro, daí eu passo as regras pra todo mundo e o Sky mestra pra gente num PBF experimental. Vou tentar fazer isso essa noite para talvez esse fim de semana ainda começarmos uma partidinha.

Acho que a gente podia bolar algo bem simples. ganhar a mão da princesa na festa; achar o tesouro no calabouço; um combate de 2 contra 2; etc.

Mas tem que ser competitivo. Tipo, eu e Tarik contra Deriel e Elda. :mrgreen:


Vai ser legal... mas bateu uma duvida, o Mestre também joga? ( como player óbvio, já que técnicamente ele também está jogando ).
 
Não Tarik, o mestre não joga. Só narra.

Galera, li um pouco mais.

Antes de qualquer coisa o grupo tem que decidir se prefere que os jogadores tenham muito ou pouco controle sobre a estória, ajustando o custo de "sucessos extras" por efeito. Outra coisa é decidir se a vida dos personagens também está sujeita à narrativa alheia. (numa visita do grupo a um puteiro em Waterdeep, a procura de pistas... um jogador, com seu sucesso extra narra: "Hey John, não é sua mãe ali no canto?". Nem todo mundo acha isso legal)


PERSONAGEM(estou botando o link do preview aqui de novo, pra quem quiser ver a ficha de personagem).

Cada personagem tem 6 virtudes, cujos indices vão de 0 a 5:

- Força (strenght)
- Esperteza (cunning)
- Coragem(courage)
- Beleza (beauty)
- Sabedoria (wisdom)
- Proesa (prowess)

A escolha desses indices é da seguinte forma:4/3/3/2/2/0.

Ou seja, você escolhe uma virtude para ter indice 4, duas para ter indice 3, duas para ter indice 2, e 1 para ter indice 0 (essa é sua vulnerabilidade).

E ainda ganha +1 de indice de acordo com sua Casa (House). (Urso=Força; Alce=Esperteza ; Falcão=Coragem; Raposa=beleza; Cobra=sabedoria; Lobo=proesa ). Essas casas não precisam seguir o cenário padrão dos Ven, e poderiam ser clãs de Vampire, Casas de Duna, Casas Mercantes de Amn (Forgotten), ou Familias Romanas, por ex.

ASPECTOS

Além das virtudes, cada personagem tem 2 aspectos. Esses aspectos são palavras-chave, que servem para defini-lo. Ex: Paladino, Ladrão, Mulherengo, Espada, Cavalo, "O silencio vale ouro", "Antes só que mal acompanhado", Grêmio Futebol Clube, etc. Você pode invocar esses aspectos quando forem pertinentes à situação para ganhar um bônus de +3 dados. Mas só pode fazer isso 1 vez por partida. (para usar mais de 1 vez, tem que gastar pontos de estilo, que veremos depois).

Só que cada aspecto trás consigo uma vulnerabilidade. Ex: Espada (escudo).

TESTES

Testes devem ser feitos quando ha algum risco para o personagem, algum conflito importante para estória.
Na hora fazer um teste, o jogador rola a virtude apropriada, mais um aspecto condizente (se tiver), e soma os valores que caíram.

Se a soma for maior que 10, ele narra (só diz se é sucesso ou falha, e como). Se for menor, o GM narra.

Aí vem um complicador: Reserva. Um jogador, antes de fazer o teste, pode reservar alguns de seus dados, deixando de rolá-los. Se tiver sucesso no teste, cada um desses dados reservados vale 1 efeito. Esses são os tais "sucessos extras". O jogador pode também usar essas reservas também para ganhar pontos de Estilo( veremos adiante..).

EFEITOS

Existem algumas regras que devem ser seguidas na hora de narrar sucessos extras (chamados "effeitos"):
- o efeito não pode contradizer o que já foi dito/estabelecido;
- o efeito precisa condizer com o contexto da situação;
- o efeito precisa condizer com os interesses do personagem;
- o efeito deve sempre ser uma frase curta sem conjunções (e, daí, porém, entretanto, além disso, etc.).

Quando mais de um jogador tem sucesso no teste (tirou acima de 10 nos dados), e reservou dados (efeitos), acontece o seguinte:
- O que teve sucesso mais alto conserva todos seus efeitos; os outros têm seus efeitos reduzidos a 1.
- Cada jogador vai narrando efeitos, começando com o que teve sucesso mais alto, e passando pros outros, até que todos tenham narrado seus efeitos.
- Num combate, cada efeito (se usado com o intuito de ferir) vale 1 "dano". Cada jogador aguenta 5 "danos" apenas, e morre.

PONTOS DE ESTILO

Pontos de estilo são acumulados (sem nunca passar de 5), e permitem ao jogador ganhar uma série de vantagens - principalmente de edição da estória. Quer usar um aspecto? gasta 1 ponto de estilo. Quer explorar a vulnerabilidade do aspecto do oponente? Gasta 1 ponto de estilo. Quer alterar a estória em algum ponto no meio da partida? gasta 1 ponto de estilo.

Como ganhar pontos de estilo? Aja de acordo com a cultura Ven - traição, putaria, tragédia, assassinato, golpe baixo, pilantragem, etc.

Ou transforme dados de reserva em estilo. (proporção 2 pra 1).

- - - - -

Bom, é isso. Não é tão complexo, mas tampouco é simples quanto pensei.

Não sei se poderíamos jogar um PBF by-the-book com essas regras. Talvez desse pra adaptar pra algo mais simples? :think:
 
Última edição:
O melhor comentário foi o Armitage pedindo pro Skywalker mestrar... o sistema que a maioria concordou ser o pior sistema pra se mestrar que existe hahahaha
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo