• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas O RPG "anti-D&D" de John Wick...

Sim, claro. O que estraga são as Ordens Mundiais Conspiratórias de.. vampiros... magos... changelings... caçadores... múmias.... tem ordem mundial pra tudo!!! :lol:

Mas como Arcanjo e Barlach já disseram, o Novo Mundo das Trevas está bem melhor quanto a isso.
 
Última edição:
Peguemos Mago por exemplo: uma sociedade secreta onde existe um conselho mundial (uma espécie de Ordem dos Magos da Terra) com 9 assentos para 9 líderes de 9 tradições, que se unem contra outras sociedades secretas "inimigas", e tomam decisões em escala mundial.

Isso parece saído de mundo de Fantasia Medieval! :lol:
Bingo! Não algo que se passaria no mundo real, mas que se passaria em um mundo de fantasia. Não necessariamente medieval, mas reflita se uma organização mundial é mais plausível em um ambiente medieval (difícil de viajar, mundo vazio, perigoso, isolacionismo) ou moderno.
Além do mais, li Mago avidamente (ok, pulei a parte mecânica) e não me lembro de um conselho controlando os magos. Os magos estavam esparsos, e a única organização real era a Tecnocracia (a conspiração mundial que torna o cenário tão interessante). Bom, talvez seja uma diferença de edição, não sei qual eu li.
De qualquer forma, ninguém disse que Mago é voltado para intrigas políticas. Mago, ao contrário de Vampiro, é sobre uma luta solitária contra a constante alienação do mundo.

Compare com Unknown Armies por ex: Não existe "Ordem Mundial dos Magos da Terra" ou coisa assim. O que existe é um submundo ocultista, abaixo dos radares do cidadão comum, da mesma forma que existe um submundo de tráfico de armas. E você pode acessa-lo se tiver os contatos certos. ISSO é plausível.
Nada de Ordens Mundiais, Conselhos dos Magos da Terra, etc. mas sim submundos locais fragmentados - em New Orleans temos o afro-descendente da esquina que pratica Voudun haitiano de verdade, temos um grupo de sequestradores de criancinhas (que as usam em rituais macabros), e aquele mendigo barbudo que, dizem, aparece no seu sonho com um presságio se você der esmola a ele. Esse pode ser o submundo de New Orleans.
O Rio de Janeiro tem seu submundo particular, assim como Salvador, Curitiba, Paris, Nairobi, etc. E nenhum desses submundos necessariamente conhecem uns aos outros, ou fazem parte de alguma Coalisão Mundial de Magos.
Eu prefiro pensar, por exemplo, em Vampiro como se fosse mais a Máfia. Uma organização clandestina de longo alcance, da qual virtualmente não se pode escapar, regida internamente apenas pelo poder, e mantida judiciosamente oculta das autoridades oficiais.
Além disso, existem duas questões que você precisa considerar ao se pensar no mundo das trevas. Continuando com Vampiro, imagine uma sociedade inteira de powermongers imortais e quase insensíveis, capazes de usar Dominação ou Ofuscamento por exemplo, que predam a humanidade enquanto disputam entre si por poder. Me parece que eles acabariam estendendo seu poder bem longe, hein? Imagine também que eles tiveram que se esconder para garantir a própria sobrevivência (e um acesso mais fácil ao "rebanho" humano); eles fariam todo o possível para manter o segredo, e veja, eles teriam o tempo e o poder para fazer isso facilmente.
 
Além do mais, li Mago avidamente (ok, pulei a parte mecânica) e não me lembro de um conselho controlando os magos. Os magos estavam esparsos, e a única organização real era a Tecnocracia (a conspiração mundial que torna o cenário tão interessante). Bom, talvez seja uma diferença de edição, não sei qual eu li.
Você deve ter pulado alguma parte, Elda.

Em todo o velho Mago, da 1º a 3º edição, as 9 tradições formam o conselho de magos, que se reúne esporadicamente para tomar decisões mundiais, e para se opôr a tecnocracia.

Além disso, cada tradição é uma organização ideológica, com hierarquia, agenda, etc. Umas mais estruturadas (ordem de Hermes), outras menos (Oradores dos Sonhos). Mas todas são organizações. Existe até uma denominação para um personagem que "desperte" sem ter sido orientado por alguma tradição: "órfão".

Essa era uma característica do Velho Mundo das Trevas que eu, particularmente, detestava. Por isso ignorava em meus jogos.

Mais uma vez o Novo Mundo das Trevas foi feliz, ao separar natureza sobrenatual de ideologia ou subcultura:

No novo mago, por ex. cada mago tem um caminho (path), que dita como esse faz magia. Mas esse caminho é apenas isso - a forma particular do mago de fazer magia, e não indica afiliação ou iniciação em organização alguma. Existem sociedades e ordens ideológicas também, mas isso é opcional, e não está ligado à sua forma de fazer magia.

No novo Vampiro, a mesma coisa: cada um dos 5 clãs indicam sua natureza vampírica e nada mais. Ideologia, subcultura, etc. vêm da afiliação com as convenções, que são sociedades de vampiros. E essa afiliação é opcional.

E assim é para todas as linhas do Novo Mundo das Trevas. Agora sua natureza sobrenatural não está automaticamente ligada à ideologias ou subculturas. E agora também não existe o conflito entre a organização do Bem vs do Mal (camarilla vs sabbat; Conselho dos Magos vs Tecnocracia; etc. ).

O Novo Mundo das Trevas está bem mais plausível, a meu ver. Ainda não é um Unknown Armies ou Gurps Cabal, mas está beeeeem melhor do que antes.

Eu prefiro pensar, por exemplo, em Vampiro como se fosse mais a Máfia. Uma organização clandestina de longo alcance, da qual virtualmente não se pode escapar, regida internamente apenas pelo poder, e mantida judiciosamente oculta das autoridades oficiais.
Além disso, existem duas questões que você precisa considerar ao se pensar no mundo das trevas. Continuando com Vampiro, imagine uma sociedade inteira de powermongers imortais e quase insensíveis, capazes de usar Dominação ou Ofuscamento por exemplo, que predam a humanidade enquanto disputam entre si por poder. Me parece que eles acabariam estendendo seu poder bem longe, hein? Imagine também que eles tiveram que se esconder para garantir a própria sobrevivência (e um acesso mais fácil ao "rebanho" humano); eles fariam todo o possível para manter o segredo, e veja, eles teriam o tempo e o poder para fazer isso facilmente.
Pode ser. Mas o resultado disso é que o jogo voltaria a ser mais politica, e menos horror. Outra necessidade é uma quantidade suficiente (numeros) de vampiros pra se manter tal organização. Voltariamos ao problema do velho mundo das trevas - onde se tinha tanta "organização mundial" de vampiros, lobisomens, changelings, magos, etc. que tinhamos a impressão que existia mais vampiros, lobisomens, magos, changelings, etc. do que gente normal.

E outra: com tanta organização mundial de seres sobrenaturais diferentes, como é que estas não se relacionavam? E caso sim, se relacionassem, aí mesmo que vira um samba do crioulo doido, com bandos de vampiros se encontrando com bandos de lobisomens e bandos de magos para um congresso.

Lame.

Reduzindo essa "ordem global" em pequenos submundos locais fragmentados, temos uma cama pronta para crônicas mais localizadas, mais focadas em você e seus problemas e motivações, e menos no clubinho social de vampiros da cidade. Pode nem mesmo haver um "grupo" de vampiros numa cidade. Talvez só haja você, sobrevivendo da escuridão e rebanho locais, em seu conflito interior entre a besta e o homem. Percebe que isso dá mais pano pra horror? Então, é exatamente isso que o Novo Mundo das Trevas quer mitigar.
 
Armitage, na 3º edição, o conselho das tradições havia sido destruído e todos os magos uber-poderosos haviam se perdido na Umbra Profunda.
 
Pode ser. Mas o resultado disso é que o jogo voltaria a ser mais politica, e menos horror. Outra necessidade é uma quantidade suficiente (numeros) de vampiros pra se manter tal organização. Voltariamos ao problema do velho mundo das trevas - onde se tinha tanta "organização mundial" de vampiros, lobisomens, changelings, magos, etc. que tinhamos a impressão que existia mais vampiros, lobisomens, magos, changelings, etc. do que gente normal.

E outra: com tanta organização mundial de seres sobrenaturais diferentes, como é que estas não se relacionavam? E caso sim, se relacionassem, aí mesmo que vira um samba do crioulo doido, com bandos de vampiros se encontrando com bandos de lobisomens e bandos de magos para um congresso.

Lame.

Reduzindo essa "ordem global" em pequenos submundos locais fragmentados, temos uma cama pronta para crônicas mais localizadas, mais focadas em você e seus problemas e motivações, e menos no clubinho social de vampiros da cidade. Pode nem mesmo haver um "grupo" de vampiros numa cidade. Talvez só haja você, sobrevivendo da escuridão e rebanho locais, em seu conflito interior entre a besta e o homem. Percebe que isso dá mais pano pra horror? Então, é exatamente isso que o Novo Mundo das Trevas quer mitigar.

Existem poucos vampiros, por isso é possível uma organização tão extensa continuar secreta. Mas poucos é um termo relativo... Pegue uma cidade com um milhão de habitantes. Pensar em 200 vampiros (1 a cada 5000 humanos) é mais do que razoável. E cada vampiro conta...
Além disso, é explicado no livro de Vampiro que não há quase nenhum vampiro no campo por causa dos Lobisomens; Espectros são basicamente invisíveis. Magos são ainda mais raros, e eles em geral não sabem sobre os outros seres sobrenaturais ou não se preocupam. No geral, todos os povos do WoD são maus (alguns menos, outros mais), e eles são quase sempre inimigos inimigos. Um lobisomem odeia vampiros, o vampiro considera o Mago um humano mais perigoso, esse mago é humano e teria medo e horror aos outros seres. E há Caçador, que tem justamente o clima de "meu deus, seres sobrenaturais estão por todos os lados, a humanidade está em perigo".

Quanto ao drama pessoal, eu creio que um jogo no qual não há outros seres da sua espécie seria bem ridículo... no mínimo um grupinho de 5, 6 em uma vila. Mas Vampiro é o único jogo que tem conflitos sociais com foco, e nem por isso é menos horror: imagine que você é um predador urbano, um ser cruel e manipulador, que preda a humanidade não através da brutalidade mas da sutileza... lurking in the darkness. Você é um ser antigo, com todo o sentimento e bondade removidos de você ao longo dos anos, e no lugar tem sabedoria o bastante para saber que deve se esconder, obter influência... Você cobiça poder, para expandir seu grupo de caça e obter outros prazeres da undeath (riquezas, conforto... você ainda tem resquícios de humanidade), e assim vive uma eterna luta por poder, começada com os Antediluvianos: a Jihad. A sociedade dos vampiros não é um conselho, não é uma organização: é uma guerra, porque os vampiros são egoístas e invejam, cobiçam e odeiam uns aos outros. Mesmo no seu próprio clã, você só busca prestígio e ascensção (e seguidores "leais"). As suas leis são apenas para sobrevivência, e o poder é imposto à força (os vampiros de maior poder político são também aqueles de maior poder pessoal).

Armitage, na 3º edição, o conselho das tradições havia sido destruído e todos os magos uber-poderosos haviam se perdido na Umbra Profunda.

Ah, bom. Bem que eu acho que me lembrava especificamente de terem dito que NÃO havia uma ordem de magos global...


E, no geral, Mago: o Despertar é um lixo. Vampiro: o Réquiem eu acho pior que a Máscara, mas ainda é bom. Mago é horrível.
 
Existem poucos vampiros, por isso é possível uma organização tão extensa continuar secreta. Mas poucos é um termo relativo... Pegue uma cidade com um milhão de habitantes. Pensar em 200 vampiros (1 a cada 5000 humanos) é mais do que razoável. E cada vampiro conta...
Você acha isso "poucos" ? Eu acho isso uma multidão.

Na nova edição, Requiem, é sugerida a proportção 1 pra cada 100.000 habitantes, com 1 pra 50.000 ou um pouco mais nos grandes centros urbanos. Então se sua cidade com 1 milhão de habitantes fosse na nova edição, teríamos entre 10 e 20 vampiros.... ao invés dos 200 do velho mundo das trevas.


Ah, bom. Bem que eu acho que me lembrava especificamente de terem dito que NÃO havia uma ordem de magos global...
Corrigindo: NÃO tem uma sociedade de magos global de alguns anos pra cá.

E com ou sem conselho, as Tradições continuam sendo organizações.

E, no geral, Mago: o Despertar é um lixo
No geral sim. Mas acertou em separar natureza sobrenatural de facção política. Como aliás todo o Novo Mundo das Trevas.

E em matéria de regras, o novo Mundo das Trevas também está melhor, na minha opinião - um pouco mais ágil e simples. Apesar de ainda estar longe do meu sistema ideal.

---

Aproveitando a deixa sobre Mago: o Despertar... o que eles fizeram com o cenário de Mago heim? Conseguiram estragar o único jogo deles que eu realmente gostava como um todo (com exceção do conceito de Tradições serem organizações, o que eu ignorava em meus jogos). :blah:
 
Aproveitando a deixa sobre Mago: o Despertar... o que eles fizeram com o cenário de Mago heim? Conseguiram estragar o único jogo deles que eu realmente gostava como um todo (com exceção do conceito de Tradições serem organizações, o que eu ignorava em meus jogos). :blah:

Hã? Como assim organizações? Pra mim elas são muito mais desorganizadas do que qualquer outra coisa, salvo suas exceções, claro.

Mas se você está chamando um grupo de pessoas que se unem sob uma mesma bandeira filosófica e que, mesmo assim, quebram o pau de forma esplendorosa na maioria das vezes pra provar que seu ponto de vista é o certo e o que o do outro é o errado (vide Herméticos e Coristas dentro de suas próprias Tradições) mesmo que isso não leve à lugar nenhum é organização. Então é.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo