1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O rei bruxo , por que ele morre ?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Kakashi Sensei, 2 Jun 2004.

  1. Kakashi Sensei

    Kakashi Sensei Por que é de mim que elas gost

    Estou relendo os livrosl, e agora me veio a mente o episódio da destruição do Rei dos Bruxos... Fico imaginando, no início do livro gandalf diz q os nâzgul só desapareceriam com a destruição do Um.. como então os nâzgul supremo "morre" ao ser ferido por Éowyn??
     
  2. cantu

    cantu Usuário

    teoricamente, porque ele não podia ser morto por nenhum homem... mas realmente, essa pergunta me pegou também!!
    :)
     
  3. Idril

    Idril Usuário

    Bem antes de Senhor dos Anéis, Glorfindel diz que o Rei Bruxo não poderia ser morto pela mão de um homem. Gandalf diz isso depois, mas muito depois mesmo.
     
  4. Sra. Verdefolha

    Sra. Verdefolha Usuário

    Mas, eu achava que nenhum deles pudesse ser morto de nenhuma forma antes q o UM ANEL fosse destruido. Afinal eu tenhho a idéia que eles são expectros do Anel e simplesmente não morrem assim... e se eles podem morrer pq o Galdalf ou o Aragorn não os mataram??? claro que não todos ao mesmo tempo!!!
     
  5. Idril

    Idril Usuário

    Pelo mesmo motivo que eu falie: um homem não poderia matá-los.

    Foi a Éowyn, uma mulher, quem o matou.
     
  6. Todos tem dúvida sobre isso, talvez o ponto fraco do Rei Bruxo fosse aonde Éowyn o atingiu :| e já que ela não era propiamente um ¨homem¨ conseguiu matá-lo :D
     
  7. cantu

    cantu Usuário

    Exatamente isso!
     
  8. Mith

    Mith This server is too busy!

    Isso mesmo, concordo que tenha sido pelo fato de uma mulher ter matado o Bruxo Rei.
    Mas eu ainda continuo com minhas dúvidas! Nossa, essa pergunta complicou mesmo! :o?:
     
  9. Glorfindel disse que um homem não poderia mata-lo.
    Acredito que, um homem não podendo matá-lo, uma mulher poderia não? :)

    Não lembro de em algum lugar ter sido dito que eles eram "indestrutiveis".

    ate mais.... :)
     
  10. Dante Aqueronte

    Dante Aqueronte Usuário

    Ele não disse que um homem não poderia matá-lo, disse que um homem não iria fazê-lo. Qualquer homem que enfiasse uma espada no meio dos olhos do Rei Bruxo o mataria, mas não foi o que aconteceu.

    O Gandalf se referiu aos Nazgûl como um todo, não a um só deles. Ele disse que os Nazgûl só desapareceriam com a destruição do Um Anel, e foi o que aconteceu. Um deles foi morto pela Éowyn, mas os Nazgúl desapareceram? Não, ainda sobraram oito deles. Esses oito que desapareceram efetivamente na hora que o Anel foi destruído.


    Xô explicar de um modo que fique mais simples (não sei se ficou muito claro, sou horrível em dialética): Você tem todos os gatos do mundo dentro de uma cabana. Você pega um deles e arranca a cabeça do bicho. Os gatos desapareceram? Não, ainda tem gato pra dedéu ali. Mas, se você botar fogo na cabana e matar todos os gatos com isso, aí sim você pode dizer que os gatos desapareceram.

    Mesma coisa com os Nazgûl. Eles só sumiram com a destruição do anel, pq foi nesse momento que os últimos da espécie foram mortos. :wink:
     
  11. Etyel

    Etyel Usuário

    Nossa ow, que exemplo horrível :P Que dó dos bichinhos :P
    Hehehe Zueira
     
  12. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Acho que o ponto é que os Nazgul "reaparecem" e daí a dúvida de nosso colega. (e uma pulga atrás da minha orelha agora)

    Tipo, os cavalos e cavaleiros são destruídas por glorfindel/Elrond/Arwen-do-filme, mas eles retornam depois. Tanto que Frodo pensa por um momento que estariam livres deles, mas eles sempre retornarão enquanto o Um existir.

    Eowyn para mim torna-se assim muito difícil de esclarecer. Era a espada dela "mágica"? (com poder) para poder destruir o Rei-bruxo? Ou simplesmente o poder de ser uma mulher torna-a mais agil para atingir o Rei Bruxo? (mas não matá-lo, apenas incapacitá-lo por alguns dias até poder "incorporar de novo)

    Ou seria outra dessas previsões que Eru vem na pessoa (no caso Glorfindel) e fala o que vai acontecer e quando acontece é ele que também impinge na pessoa (Eowyn) o poder para fazê-lo? :think:
     
  13. +ANGELLORE+

    +ANGELLORE+ Usuário

    Estava prontinha para responder....mas vcs me deixaram com a mesma pulga da Primula....
     
  14. cantu

    cantu Usuário

    Os CAVALOS são destruídos por Elrond e Gandalf, os Nazgul simplesmente perdem o transporte temporiarimente.
    Angmar foi morto pela espada de uma Mulher, e não de um homem ( como Glorfindel disse )... mas caso o Um fosse destruído, ele também morreria... não existia apenas uma maneira de matá-los. :wink:
     
  15. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face


    Mas aqui a palavra homem, não é Homem de raça? Eowyn era de raça humana... :think:
     
  16. Idril

    Idril Usuário

    Não, aí a palavra homem é definida ao sexo da raça. Se tivesse aparecido no texto, nas apêndices, Homem, aí sim seria um equívoco a Éowyn tê-lo matado.
     
  17. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Acho que o ponto crucial para a morte do Rei-bruxo foi o golpe que Merry aplicou com a espada dele (que foi feita para acabar com o feitiço que talvez protegesse o Rei-bruxo). Anulado esse feitiço de proteção, a Éowyn pode matá-lo.
     
  18. cantu

    cantu Usuário

    Esse fato também foi importante, pois Merry não é Humano, e sim um Hobbit.
     
  19. +ANGELLORE+

    +ANGELLORE+ Usuário

    Não poderia ter me esquecido disso....
     
  20. Não foi o facto de Eowin ser mulher que matou o rei dos bruxos, pois quando Glorfindel disse que homem algum mataria o rei dos bruxos (notem que homem está escrito com letra minúscula), fez uma profecia sobre quem iria matar o bruxo,e não sobre o ponto fraco dele (tipo, qualquer mulher pode mata-lo), sendo que, apesar de haver outros com mais poder para o matar, não estava destinado que assim fosse.
    Por isso Gandalf o enfrentou na porta, ele sabia que tinha poder para enfrentar o rei dos Nazgul(apesar de saber que não ia ser ele a mata-lo)
    Se ele tivesse morrido devido ao facto de a espada de Eowin ser magica, Tolkien teria mencionado. Eu acho que na verdade o que permitiu Eowin matar o rei dos Nazgul foi o grande amor que tinha por Teoden, seu tio e seu rei. E por sua vez tambem foi esse amor, aliado ao amor a Eowin, que fez que a espada das antas de Merry conseguisse ferir o Nazgul (mais ainda foi esse amor que deu Merry Coragem para o fazer)
     

Compartilhar