• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O rei bruxo , por que ele morre ?

Kakashi Sensei

Por que é de mim que elas gost
Estou relendo os livrosl, e agora me veio a mente o episódio da destruição do Rei dos Bruxos... Fico imaginando, no início do livro gandalf diz q os nâzgul só desapareceriam com a destruição do Um.. como então os nâzgul supremo "morre" ao ser ferido por Éowyn??
 
teoricamente, porque ele não podia ser morto por nenhum homem... mas realmente, essa pergunta me pegou também!!
:)
 
Bem antes de Senhor dos Anéis, Glorfindel diz que o Rei Bruxo não poderia ser morto pela mão de um homem. Gandalf diz isso depois, mas muito depois mesmo.
 
Mas, eu achava que nenhum deles pudesse ser morto de nenhuma forma antes q o UM ANEL fosse destruido. Afinal eu tenhho a idéia que eles são expectros do Anel e simplesmente não morrem assim... e se eles podem morrer pq o Galdalf ou o Aragorn não os mataram??? claro que não todos ao mesmo tempo!!!
 
¤Sra. Verdefolha¤ disse:
Mas, eu achava que nenhum deles pudesse ser morto de nenhuma forma antes q o UM ANEL fosse destruido. Afinal eu tenhho a idéia que eles são expectros do Anel e simplesmente não morrem assim... e se eles podem morrer pq o Galdalf ou o Aragorn não os mataram??? claro que não todos ao mesmo tempo!!!

Pelo mesmo motivo que eu falie: um homem não poderia matá-los.

Foi a Éowyn, uma mulher, quem o matou.
 
Todos tem dúvida sobre isso, talvez o ponto fraco do Rei Bruxo fosse aonde Éowyn o atingiu :| e já que ela não era propiamente um ¨homem¨ conseguiu matá-lo :D
 
Isso mesmo, concordo que tenha sido pelo fato de uma mulher ter matado o Bruxo Rei.
Mas eu ainda continuo com minhas dúvidas! Nossa, essa pergunta complicou mesmo! :o?:
 
Glorfindel disse que um homem não poderia mata-lo.
Acredito que, um homem não podendo matá-lo, uma mulher poderia não? :)

Não lembro de em algum lugar ter sido dito que eles eram "indestrutiveis".

ate mais.... :)
 
Ele não disse que um homem não poderia matá-lo, disse que um homem não iria fazê-lo. Qualquer homem que enfiasse uma espada no meio dos olhos do Rei Bruxo o mataria, mas não foi o que aconteceu.

O Gandalf se referiu aos Nazgûl como um todo, não a um só deles. Ele disse que os Nazgûl só desapareceriam com a destruição do Um Anel, e foi o que aconteceu. Um deles foi morto pela Éowyn, mas os Nazgúl desapareceram? Não, ainda sobraram oito deles. Esses oito que desapareceram efetivamente na hora que o Anel foi destruído.


Xô explicar de um modo que fique mais simples (não sei se ficou muito claro, sou horrível em dialética): Você tem todos os gatos do mundo dentro de uma cabana. Você pega um deles e arranca a cabeça do bicho. Os gatos desapareceram? Não, ainda tem gato pra dedéu ali. Mas, se você botar fogo na cabana e matar todos os gatos com isso, aí sim você pode dizer que os gatos desapareceram.

Mesma coisa com os Nazgûl. Eles só sumiram com a destruição do anel, pq foi nesse momento que os últimos da espécie foram mortos. :wink:
 
Legolas Greenleaf disse:
Ele não disse que um homem não poderia matá-lo, disse que um homem não iria fazê-lo. Qualquer homem que enfiasse uma espada no meio dos olhos do Rei Bruxo o mataria, mas não foi o que aconteceu.

O Gandalf se referiu aos Nazgûl como um todo, não a um só deles. Ele disse que os Nazgûl só desapareceriam com a destruição do Um Anel, e foi o que aconteceu. Um deles foi morto pela Éowyn, mas os Nazgúl desapareceram? Não, ainda sobraram oito deles. Esses oito que desapareceram efetivamente na hora que o Anel foi destruído.


Xô explicar de um modo que fique mais simples (não sei se ficou muito claro, sou horrível em dialética): Você tem todos os gatos do mundo dentro de uma cabana. Você pega um deles e arranca a cabeça do bicho. Os gatos desapareceram? Não, ainda tem gato pra dedéu ali. Mas, se você botar fogo na cabana e matar todos os gatos com isso, aí sim você pode dizer que os gatos desapareceram.

Mesma coisa com os Nazgûl. Eles só sumiram com a destruição do anel, pq foi nesse momento que os últimos da espécie foram mortos. :wink:

Nossa ow, que exemplo horrível :P Que dó dos bichinhos :P
Hehehe Zueira
 
Acho que o ponto é que os Nazgul "reaparecem" e daí a dúvida de nosso colega. (e uma pulga atrás da minha orelha agora)

Tipo, os cavalos e cavaleiros são destruídas por glorfindel/Elrond/Arwen-do-filme, mas eles retornam depois. Tanto que Frodo pensa por um momento que estariam livres deles, mas eles sempre retornarão enquanto o Um existir.

Eowyn para mim torna-se assim muito difícil de esclarecer. Era a espada dela "mágica"? (com poder) para poder destruir o Rei-bruxo? Ou simplesmente o poder de ser uma mulher torna-a mais agil para atingir o Rei Bruxo? (mas não matá-lo, apenas incapacitá-lo por alguns dias até poder "incorporar de novo)

Ou seria outra dessas previsões que Eru vem na pessoa (no caso Glorfindel) e fala o que vai acontecer e quando acontece é ele que também impinge na pessoa (Eowyn) o poder para fazê-lo? :think:
 
Os CAVALOS são destruídos por Elrond e Gandalf, os Nazgul simplesmente perdem o transporte temporiarimente.
Angmar foi morto pela espada de uma Mulher, e não de um homem ( como Glorfindel disse )... mas caso o Um fosse destruído, ele também morreria... não existia apenas uma maneira de matá-los. :wink:
 
Idril Nénmacil disse:
¤Sra. Verdefolha¤ disse:
Mas, eu achava que nenhum deles pudesse ser morto de nenhuma forma antes q o UM ANEL fosse destruido. Afinal eu tenhho a idéia que eles são expectros do Anel e simplesmente não morrem assim... e se eles podem morrer pq o Galdalf ou o Aragorn não os mataram??? claro que não todos ao mesmo tempo!!!

Pelo mesmo motivo que eu falie: um homem não poderia matá-los.

Foi a Éowyn, uma mulher, quem o matou.


Mas aqui a palavra homem, não é Homem de raça? Eowyn era de raça humana... :think:
 
Não, aí a palavra homem é definida ao sexo da raça. Se tivesse aparecido no texto, nas apêndices, Homem, aí sim seria um equívoco a Éowyn tê-lo matado.
 
Acho que o ponto crucial para a morte do Rei-bruxo foi o golpe que Merry aplicou com a espada dele (que foi feita para acabar com o feitiço que talvez protegesse o Rei-bruxo). Anulado esse feitiço de proteção, a Éowyn pode matá-lo.
 
Não foi o facto de Eowin ser mulher que matou o rei dos bruxos, pois quando Glorfindel disse que homem algum mataria o rei dos bruxos (notem que homem está escrito com letra minúscula), fez uma profecia sobre quem iria matar o bruxo,e não sobre o ponto fraco dele (tipo, qualquer mulher pode mata-lo), sendo que, apesar de haver outros com mais poder para o matar, não estava destinado que assim fosse.
Por isso Gandalf o enfrentou na porta, ele sabia que tinha poder para enfrentar o rei dos Nazgul(apesar de saber que não ia ser ele a mata-lo)
Se ele tivesse morrido devido ao facto de a espada de Eowin ser magica, Tolkien teria mencionado. Eu acho que na verdade o que permitiu Eowin matar o rei dos Nazgul foi o grande amor que tinha por Teoden, seu tio e seu rei. E por sua vez tambem foi esse amor, aliado ao amor a Eowin, que fez que a espada das antas de Merry conseguisse ferir o Nazgul (mais ainda foi esse amor que deu Merry Coragem para o fazer)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo