• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que Tolkien ensinou a você ?

Tolkien me ensinou que não devemos usar anéis mágicos, sob nenhuma circunstância. :yep:
 
Última edição:
1.Não aceite um anel de ouro com inscrições estranhas.
2.Não tente queimar o anel do Sauron, você consegue, mas quem se fode no final é você.
3.Quando uma criatura rastejante e magra faz o que você pediu mate-a, não espere, pois ela irá lhe atacar.
4.Aranhas gigantes tem medo de luz de frascos d'água.
5.Não confie uma coisa muito importante a um barman rosado e gordo, ele pode esquecer.
6.Bolas de cristal são chamadas de Palantir.
7.Fogo mágico de Isengard = Bombas espinhosas.
8.Sherlock Holmes é passado, ele só prevê.Aragorn pega no chão e vê o passado.
9.Se você achar um homem pequeno e cheio de barba, peça para ele lhe fazer uma espada de um pedaço de cobre, se ele conseguir, ele é um anão.
10.Reis (regentes) comem com a mão.
 
Seja fiel a seus deveres e princípios.
Abra mão do seu amor em tempos difíceis para que ele seja feliz em outro lugar.

Mas principalmente, Tolkien me ensinou a gostar de literatura antiga.
 
Acho que é dificil definir...

Vou resumir numa palavra: Valores (dos mais honrados e inesperados)

O Professor, pra mim, foi realmente um PROFESSOR!
 
Uma das coisas foi quando Gandalf fala para Frodo: "Muitos que vivem merecem morrer. Alguns que morrem merecem viver. Você pode lhes dar a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte, pois mesmo os mais sábios não podem ver os dois lados".

Todos deveriam aprender isso.

essa acho que é uma das frases que mais me marcaram na obra dele

mas outro fato que me marcou bastante foi como os homens são facilmente corrompidos, basta terem um pouco de poder nas mãos que já se tornam outra pessoa
 
Valores, valores cristãos. Bom, o professor me fez olhar para o cristianismo com outros olhos, e a admirar o catolicismo.

Isso só aconteceu porque li muito sobre história, liturgia, teologia, mas quem me incentivou foram as Cartas do professor, especialmente muitas destinadas a Christopher Tolkien, onde aborda questões morais e a situação da Igreja na época. se não me engano, um dos filhos dele era padre.

Fora toda a questão da mãe dele, execrada pela família anglicana por ser católica e todos os valores e referências cristãs no SdA.
 
várias coisas como:

"Sempre há esperança!!!"

"Muitos que vivem merecem morrer. Alguns que morrem merecem viver.Você pode lhes dar a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte, pois mesmo os mais sábios não podem ver os dois lados"

se aprende muito com a amizade entre Legolas e Gimli, que se tornaram amigos inseparáveis^^, com a coragem e a ousadia de Éowyn...

Faramir, quando teve a chance de levar o "UM" pra gondor e resistiu a tentação.

e a sábia frase de Tom Bombadil : "Dingue-Dongue! Não Delongue!"
 
-me ensinou a não me deixar levar por mentiras,pois as mentiras consomem a pessoa..
-me ensinou a não ser orgulhoso,narsisita e me ensinou a ser mais humilde em meus feitos!!
-me ensinou a não fraquejar em momentos de necessidade e desespero e a sempre acreditar em mim msm,que sou capaz de fazer tudo oq desejar!!
-e tbm,como vários jah citaram,a confiar em grandes amigos!!
 
Frases e palavras em élfico, e alguma moralidade foi o que aprendi através das obras de J.R.R.Tolkien.
 
Me ensinou muitas lições referentes a escrita e também o quanto um livro pode mudar sua visão de mundo, me passou as idéias e convicções que ele tinha, assim como para muitos outros.
 
Hum!
Me ensinou a ler um livro com muita atenção, afim de não se percer nos detalhes.
O quanto uma amizade verdadeira pode parecer gay aos olhos de muitos. (Puro preconceito, lutei por Frodo e Sam com muita garra).
Que avareza e egoísmo podem fazer parte do ser humano, mas temos de saber perdê-las para o nosso bem.

E muitas outras coisas.
 
Primeiramente a escrever melhor.
E acho que, só o fato de poder sair um pouco desse mundo em que estamos hoje já me serviu de ensinamento.
Mas em grande parte a ser mais simples, me deixou mais calma, paciente.
 
Me ensinou que basta um lápis e papel para criar um mundo.

Melhor resposta de longe.

Mas aquela frase "Quando os Sábios tropeçam, a ajuda costuma vir das mãos dos fracos", tanto quanto "Muitos que vivem merecem morrer. Alguns que morrem merecem viver. Você pode lhes dar a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte, pois mesmo os mais sábios não podem ver os dois lados" me tocaram. Em especial a segunda. Ela simplismente tem muita lógica. Nunca uma única frase me ensinou tanto.
 
Certamente as frases proverbiais que Tolkien colocou na boca dos seus personagens nos influencia muito, umas mais do que as outras, mas influencia e nos ensina. Mas acho que o que mais aprendi (entre tantas outras coisas) lendo Tolkien, foi olhar a natureza com outros olhos. É algo menos nítido, ou mais sutil do que aprender com os ensinamentos mais escancarados (os provérbios).

Não sei quanto a vocês, mas toda vez que leio qualquer um dos livros do Legendarium, não consigo deixar de encarar suas paisagens como personagens também. As montanhas têm seu papel, os campos têm seu papel, as florestas têm seu papel, os rios têm seu papel... todos eles influenciam de alguma forma os personagens em sua jornada. A minúcia com que Tolkien descreve as paisagens naturais da Terra-média e a forma como ele as coloca no caminho dos personagens só me faz ver como são parte integrante e importante da história, e não mero cenário.

Assim, depois de conhecer Tolkien passei a ver a natureza, de forma geral, como personagem integrante da minha própria vida também e como importante para mim ela é. Passo às vezes muito tempo admirando uma montanha quando estou próximo de alguma. Consigo ver perfeitamente as diferenças de uma árvore para outra como consigo ver as mesmas diferenças entre uma pessoa e outra. E, assim como as pessoas, me parece que as árvores, mesmo elas, têm também sua própria personalidade e necessidade.

Hoje não faço uma trilha, não subo à montanha, não molho os pés nas águas limpas e frias de um rio, não sento à sombra de uma enorme e velha árvore sem me lembrar de Tolkien, e de como ele me ensinou a admirar e respeitar profundamente isso tudo. E já é algo que faz parte de mim. No fundo sempre fez, na verdade, apenas aprendi a notar isso. E levo para a vida toda, certamente.
 
Eu aprendi o quão vasta pode ser nossa imaginação...

Criar um mundo tão fantastico realmente é formidavel e admiravel...

Me ensinou que basta um lápis e papel para criar um mundo.

Jesus... FRASE TOP!!! Resumiu perfeitamente....
 
1.Não aceite um anel de ouro com inscrições estranhas.
2.Não tente queimar o anel do Sauron, você consegue, mas quem se fode no final é você.
3.Quando uma criatura rastejante e magra faz o que você pediu mate-a, não espere, pois ela irá lhe atacar.
4.Aranhas gigantes tem medo de luz de frascos d'água.
5.Não confie uma coisa muito importante a um barman rosado e gordo, ele pode esquecer.
6.Bolas de cristal são chamadas de Palantir.
7.Fogo mágico de Isengard = Bombas espinhosas.
8.Sherlock Holmes é passado, ele só prevê.Aragorn pega no chão e vê o passado.
9.Se você achar um homem pequeno e cheio de barba, peça para ele lhe fazer uma espada de um pedaço de cobre, se ele conseguir, ele é um anão.
10.Reis (regentes) comem com a mão.
Muito boa, Carnildo!

Olha, ele me ensinou muitas coisas e até me modifiquei e muito depois que li SdA.
Sempre apreciei a natureza e o verde, coisas naturais mesmo, coisas velhas, sabem, antigas, histórias; mas foi Tolkien que abriu meus olhos realmente para as sutilezas dessas coisas e muito mais.
Comecei a dar mais valor a minha alma, digamos assim. E além disso, eu sempre escrevi coisinhas mas nada de grande agrado, considero mesmo o meu primeirão texto uma fanfic de SdA.

Pouco depois parti pra minha própria história, começando numa folha rosa com cheiro de morango e com caneta rosa:
"Três seres..."
Daí foi só pular pro abraço, não parei mais (:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo