Creio que os humanos são variaveis demais....não os classificaria de uma unica forma. Não digo: "A humanidade é cruel". Pois há humanos que por natureza são bons, fazem de tudo pelos outros, sacrificam-se por pessoas que nem conhecem. Há muitos exemplos disso em todo canto. Mas, claro, há aqueles que mostram o quanto repugnante, nojento, desprezivel, maldoso pode ser essa raça que alcançou a Inteligencia, mas não ainda a sabedoria (Pelo menos a maioria apenas engatinha em busca disso). O Sentimento de orgulho, avareza, medo e divesas dessas fraquezas assolam em quase todos, e destroem o carater completo por vezes, atos como esse dos pregos, torturas sem fim deixando pessoas a implorar pela morte, atos tão vis que fazem a vitima se matar logo após o atentado cometido, genocidios, atos dito passionais, atos ditos religiosos.... Tudo isso mostra como a humanidade é a unica raça, que tem seres maus, no Planeta. Mas isso pra mim não é irreversivel, e há como mudar, não humanidade completa, é utopico demais isso. Mas mudar as pessoas proximas, ou ve-las mudando, isso é possivel sim, os homens são também os unicos capazes de realizar mudanças como essa, mudanças no modo de vida e no de pensar.
Quanto aos meus limites, não faço a minima ideia, tento ser o melhor, mas talvez eu tambem seja no fundo capaz de fazer o pior, se pirar de vez. Mas realmente não sei.
Desculpe se tiver fugido em certo momento da questão fundamental do topico.