• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que havia antes de Eru? E como ele surgiu?

"Tempo é relativo" disse tio einstein...

antes da materia o tempo não existia, e o tempo é facilmente distorcido, o problema é que nós olhamos com olhos humanos (que veem o tempo passar sempre na mesma forma). Isso se aplica a Eä? Talvez...

de qualquer forma tem como existir antes do proprio tempo, se voce for o criador dele! (Eru criou o tempo neh!)

Acho que essa discução deveria ser encaminhada para outra parte do forum, pois é legal continuar lendo e discutindo sobre ela!
 
Acho que deveria ser movida mesmo, não voltam ao assunto de jeito nenhum. :tsc:
 
O assunto é a origem de Eru/Deus, e o que havia antes deste. Estamos no tema certo, embora usemos conceitos cristãos, espíritas, etc, mesmo porque Eru é o Deus cristão, segundo Tolkien. Mas acho que esse tópico deveria ser movido para Tolkien e suas obras :mrgreen: .

E pelo que eu saiba, o tempo em Arda tolkienriana é linear, não havia viagens no tempo... Porém, é dito que os servos de Morgoth voltariam no fim dos tempos, isso seria uma intervenção no tempo. Mas essa história, se não me engano, foi descartada :think: .
 
Pra mim também ainda tá dentro do tópico, não sei porque esse stress todo toda vez que uma discussão desvia um pouquinho do assunto.... :roll:
 
Mas falar do fim dos tempos não distorce a "linearidade" do tempo. O fim dos tempos a que ele se refere tecnicamente é posterior ao nosso tempo.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Pra mim também ainda tá dentro do tópico, não sei porque esse stress todo toda vez que uma discussão desvia um pouquinho do assunto.... :roll:
Porque se der corda e deixar fugir do tema, a discussão desembesta para um outro lado totalmente diferente do assunto principal do tópico. :)
 
Cësárin disse:
Mas falar do fim dos tempos não distorce a "linearidade" do tempo. O fim dos tempos a que ele se refere tecnicamente é posterior ao nosso tempo.
Mas os servos dele voltar no tempo distorce. É dito que Ancagalon voltaria. Como, se ele fora morto :roll: ?

Mith disse:
Porque se der corda e deixar fugir do tema, a discussão desembesta para um outro lado totalmente diferente do assunto principal do tópico.
Mas para isso não precisa ficar postando de tal forma, em especial nessa discussão que envolve vários fatores religiosos :mrgreen: ...
 
Mith disse:
Porque se der corda e deixar fugir do tema, a discussão desembesta para um outro lado totalmente diferente do assunto principal do tópico. :)

E quando isso acontecer acho que aí você deve 'moderar' e não antes.
 
bem, a existência teve de existir para originar a existênia.
podemos por o caso com números:
0. antes do zero os negativos. e estes são incontáveis. por isso se podem contar milénios...
antes do nada, nada existia.
algo que podia existir, foi criado do nada.
perceberam?

o que quero dizer é que... todas as teorias estão certas, até aguma ser comprovada. seria interessante se alguem conseguisse dizer exactaente O que criou Deus. provavelmente, outro Deus.
tudo isto numa sucessão.
para isso, há uma boa defenição: história - sucessão dos sucedimentos que se sucedem sucessivamente sem seçar.

espero ter chegado a algo.
 
Eu andei pensando no "nada" (inexistência não vazio). Eru independe da existência. Para existir um corpo/ser/entidade deve possuir alguma substância em algum "plano de existência". Eru não necessita de algo tão "material" (energia seria um tipo de substância tbm). Dessa forma Eru pode ser nada e tudo ao mesmo tempo.

Em outras palavras, antes de Eru existia nada ou ele mesmo. O que me complica é a consiência desse nada. Poderia haver consiência sem substância?
 
A substância é totalmente distinta do espírito. O espírito necessita da substância para fazer algumas coisas, mas em sua verdadeira natureza nenhum espírito dependente dela. Lembre-se que no início havia Eru e o nada, e de sua mente ele criou os Ainur, ainda no nada. Então tanto Eru quanto os Ainur são consciência sem substância. Certamente isso é possível.
 
Sinceramente;
acho q essa compreensão de o q havia antes dos Ainur, e antes de Eru é algo q está
bem além da compreensão do homem;
Bem como ninguém compreende ou pode explicar precisamente o q havia antes de Deus, ou antes do q ker q as pessoas acreditam; acho q nenhum homem ou elfo de Arda pode explikar o q havia antes de Eru.
Seria como explicar os princípios de Física, Física Quantica aos homens primitivos.
Ñ temos como entender ainda esse tipo d coisa, pois pouko ainda se sabe ,,,

Ñ kreio q seja algo comparável ao universo dos números, ou mesmo o universo matemátiko. Tb ñ acho q sejam conceitos comparáveis a espiritualidade ou matéria ou substância .. mas algo bem além disso ...
'É um ninho difícil d se palpitar alguma coisa concreta ...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo