1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que havia antes de Eru? E como ele surgiu?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Dwain, 10 Fev 2005.

  1. Dwain

    Dwain Banned

    Hum... pode soar ridiculo , mas possuio esta duvida. Na verdade isso não se restringe apenas á Tolkien , e sim a vida em geral. Sempre tive curiosidade em saber o que existia antes de Eru. O silmarillion começa com a frase ''Havia Eru..." Mas o que havia antes de Eru? Como ele adiquiriu sua capacidade. Imagino que muito vão responder que existia o nada, mas simplesmente não consigo me conformar com essa ideia. Então como surgiu do nada? E como surgiu o nada?
    Imagino que vou sair sem respostas , mas talvez alguem possa ter uma tese, ou algum consolo , ou alguma explicção convicente
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Finrond

    Finrond Usuário

    essa pergunta n se aplica somente a mitologia de Tolkien, mas sim ao existencialismo, pq tanto para um um católico quanto para alguem q acredita na teoria do big bang, fica a pergunta o q existia antes de deus? ou o q existia antes do big bang?, são perguntas sem resposta
     
  3. Proview

    Proview Go

    A resposta pode ser simples. Numa óptica tolkeniana Eru sempre existiu.

    É complicado pensar assim. "Mas nuna houve um começo?" Não...
    Eru existe, existiu e existirá.
     
  4. Finrond

    Finrond Usuário

    Mas eh assim em toda e qualquer religião, para elas deus sempre existiu
     
  5. Dwain

    Dwain Banned

    hum.. justamente por isso que todas as religiões tem contadições poisVôce afirma aque Eru sempre existiu e o que seria o sempre?
     
  6. Mith

    Mith This server is too busy!

    É nessa fase que a teoria do Big Bang se encontra com a teoria do Criacionismo: o que havia antes da Grande Explosão? Nada? E de onde esse nada surgiu? Do nada?

    Aí que entra Deus, que sempre existiu para criar esse "nada". Que confusão.

    :eh:
     
  7. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Atualmente a teoria das supercordas e das múltiplas dimensões demonstra que é possível que a existência sempre foi. E que o nosso universo é apenas mais um dos infinitos universos que existem.
    Mas algumas coisas não foram feitas para nós simples humanos compreendermos. Talvez no futuro, com uma capacidade intelectual mais evoluída nós sejamos capazes de compreender o "sempre" de Eru/Deus.
     
  8. Mith

    Mith This server is too busy!

    Mas quando o homem for capaz de entender essa força superior, a fé deixará de existir. :|
     
  9. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Olhem a teoria da criação do universo do Star Wars:

    7.500.000.000+ ASW4 - O Universo é criado via Big Bang.

    De acordo com a lenda Yuuzhan Vong, em um plano de realidade física onde os seres desta realidade não podem conceber exatamente, o criador Yun-Yuuzhan, sacrifica suas partes para criar tudo o que existe, incluino umpanteão de deuses menores. Tais deuses incluem os deuses gêmeos - Yun-Yammka e Yun-Harla - Yun-Ne'Shel, Yun-Shuno e os amantes, Yun-Txiin and Yun-Qaah. Yun-Yuuzhan promete aos deuses menores que eles um dia ascenderão ao seu nível, mas somente após que eles prepararem outros seres que ascendam para ocuparem a sua posição de deuses menores.


    Bom, isso pode responder. A realidade do Um está além de nossa imaginação, para nós isso não terá resposta. Simplismente o Um pode ter criado o conceito de tempo, e antes dessa criação não havia tempo :mrgreen: .

    Apenas quando será provado que a fé como conhecemos seja incorreta ou até mesmo falsa. Nesse caso é melhor deixar de existir então :roll: .
     
  10. Dwain

    Dwain Banned

    esse é um dos lemas de alguns ateus
     
  11. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Pelo contrário, a fé se tornará certeza pois nesse momento o homem compreenderá a beleza da criação, a natureza eterna e onipotente de Deus e o livre-arbítrio do seres criados.
     
  12. Mith

    Mith This server is too busy!

    Hum, em parte eu concordo com você. Mas alguns deixarão de ter fé, porque aquilo que eles não viam e acreditavam foi provado, e se tornou como uma das descobertas terrenas.

    Esse é um caso complexo. :think:
     
  13. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Mas você acha que a fé cega é melhor do que a certeza, do que o próprio testemunho?
     
  14. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Referia-me ao fato de conceitos que se provariam falsos com algumas descobertas seriam descartados. Ora, isso aconteceu com os "quatro cantos da Terra" dito por Jesus Cristo: ele acreditava que a Terra era quadrada. Depois que foi descoberto que a Terra era redonda, esse trecho foi retirado da Bíblia.

    Porém, alguns conceitos ainda persistem mesmo sendo provado cientificamente que estão errados, como a criação do mundo em 7 dias ou Adão e Eva :roll: .
     
  15. Mith

    Mith This server is too busy!

    É sempre bom ter certeza de certas coisas, mas nesse ponto, eu fico com a fé; é mais reconfortante. :P
     
  16. Arnostalion ¥

    Arnostalion ¥ Usuário

    Na minha opinião, o dia que o Homem entender como tudo começou o Mundo simplesmente vai acabar. Algumas coisas existem para não serem descobertas :mrgreen:
     
  17. Proview

    Proview Go

    AInda estamos em Tolkien? :mrgreen: (podem me chamar de chato)

    Quando compreendermos a possível existência de uma consiência superior (Deus/Eru/qualquer coisa assim); vamos ter um nível intelectual tão elevado que viveriamos num mundo quase perfetito (ou mesmo perfeito); numa coisa meio Arda Curada. Dai o motivo de nossa existência se concretizaria e fim...

    Aí um novo ciclo começaria, semelhante, mas naõ igual ao anterior...

    Não penso exatamente assim, mas vejo isso como um possíbilidade interessante.
     
  18. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Honestamente eu acho isso muito pouco reconfortante. :o?: Uma pessoa preferir acreditar que Deus é uma coisa ao invés de saber exatamente a coisa que Deus é... Não é exatamente esse o propósito da existência? A busca pela verdade? A fé é simplesmente um artifício do ser comum que não tem conhecimento daquilo que está além do seu alcance imediato.
     
  19. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Esse assunto é complicado, eu particularmente não creio em Deus, seja em qualquer forma de manifestação, mas compreendo perfeitamente bem que posso estar errado (até torço por isso, já que não quero deixar de existir) e talvez exista alguma forma elevada de consciência. Mas como o amigo disse, nosso intelecto e o que sabemos do universo ainda não são o suficiente para dar uma palavra final.
     
  20. Mith

    Mith This server is too busy!

    Gente, melhor fixar no assunto do tópico, por favor.
     

Compartilhar