• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que está acontecendo no Brasil?

Eönwë

Usuário
Recessão econômica.

MST cada vez mais ativo, com um de seus líderes incitando a violência. Situação no campo piorando rapidamente.

As invasões se extendem para as cidades. Prédios sao ocupados por sem-teto em São Paulo e Curitiba. Milhares deles acampam em um terreno em São Paulo. Um repórter é assassinado na entrada desse acampamento.

Tropa de choque entra no Congresso Nacional pela primeira vez na história. Servidores do governo em greve, contra a reforma da Previdência. Juízes ameaçam fazer greve. Grande mobilização de movimentos sociais contra a Reforma. Reforma da Previdência vira Remendo da Previdência.



Nas últimas semanas muitas coisas aconteceram que me levam a perguntar: o que está acontecendo no Brasil? O que essa crise significa Isso tudo é natural? É um acaso? É culpa do governo? Porque está acontecendo? São fatos isolados ou interligados? Isso tudo é parte de uma grande crise?
 
Eu acho q a culpa é do governo; o PT sempre foi, pelo menos teoricamente, um partido de oposição, a favor do MST, dos trabalhadores, dos sem tetos e por ai vai. Durante a campanha eleitoral Lula prometeu muita coisa, e o q fez foi totalmente ao contrario do q havia prometido.
No caso do MST por exemplo eu acho q eles pensaram assim : "Agora q o compaheiro Lula é o presidente nós vamo poder invadir, tomar terras e promover a reforma agraria do jeito q quisermos, pois ele sempre nos apoiou, ele está do nosso lado". Pra mim o presidente é um grande paradoxo político...
 
sinceramente não entendo muito de política, mas acho que o governo brasileiro já passou dos limites da corrupção e da falta de competência... teoricamente deveríamos ser um dos maiores países do mundo, socialmente, economicamente, culturalmente e um dos com melhores condições de vida, mas vejo até aqui mesmo na minha cidade, belo horizonte, uma grande destruíção em vários sentidos da cidade... a segurança está um caos, o meio ambiente está sendo destruído pela própria prefeitura... sinceramente não sei ao certo o que é, mas acho que deve ser, como eu disse, uma especulação dos mais fortes, a classe rica, e uma falta de competência do governo em geral... não acho que seja culpa só do pt, mas de todos os governantes desse país juntos... de fato existem políticos competentes, mas estes são raros.... acho que no momento, também, nem tudo está perdido... acho que se o Brasil recebesse um apoio, talvez da própria população, ele conseguiria melhorar pelo menos um pouco, mas o problema é que nem um terço da população está qualificada o suficiente para fazer algo nesse país... o nível de escolaridade, o nível de reflexão na maioria do país é baixo, e o mais importante, o nível de intelectualidade é quase mínimo!
 
Hoje eu vi que a última reportagem de capa da revista Época tem como tema justamente o que eu falei aqui. Eles chamam essa situação de "tensão social".

É interessante ler a matéria, mas eu prefiro chamar essa situação de "crise" ou "convulsão social": os movimentos sociais estão se descontrolando, o governo não se encontra e vai perdendo o controle da situação, a oposição não tem rumo, os três poderes só brigam entre si, a economia está em recessão e as tão esperadas reformas estão se desmilinguindo. Não é uma simples "tensão". É pior. E se não passar logo, vai na minha opinião evoluir de "crise social" para "crise social, política, econômica e institucional".
 
Eu acho que o que está acontecendo não eh culpa do PT, que naum sabe lidar com o Brasil, mas sim o resultado de anos de confusão politica e economica pelos quais passamos....só que hj, estamos num governo que prometeu milagres, e por isso suas falhas estão tão evidentes e ficamos nos perguntando porque...
 
algum de vocês já esperou tanto por uma coisa, que quando ela finalmente chegou você mal consegue acreditar e segurar a sua ansiedade por que ela seja maravilhosa e perfeita ???

os movimentos sociais brasileiros em geral sempre se identificaram com o PT, pois ele há mto se havia tornado o verdadeiro partido de oposição no Brasil. E há mais de uma década todos os engajados nestes movimentos, e aqueles que simplesmente torciam fervorosamente por um país melhor, esperavam a oportunidade para o PT mostrar a que veio.

o Lula finalmente ganhou essa eleição, mas é claro que não dá para mudar tudo da noite para o dia; não é possível simplesmente chegar e virar tudo de cabeça pra baixo, e dái começar a organizar do jeito que a gente quer. é preciso que seja gradual e bem organizado. só que a expectativa da maior parte da população é tão grande que não é fácil aceitar essas dificuldades, então começam a surgir grupos 'revoltados' com a 'posição neo-liberal do PT'.

para mim, é isso que está acontecendo independetemente de :
- algumas destas demonstrações de 'revolta' parecerem, no mínimo, estranhas;
- eu acreditar que se dermos mais um tempo o governo Lula pode ser bom.
 
é culpa do povo que acha que com apenas 8 meses de governo um governante eh capaz de mudar um pais...E tambem a Epoca chamar isso de Tensao Social eh dose, Tensao social e Fundo do Poco, foi o governo de Sarney qdo ateh ovo de galinha era contrabandeado por nao existir nos mercados.

50% do que as revistas falam eh pura lorota....Reclamam que o Brasil ta uma M**** , nunca estao contentes com nada, nem parece que viveram os dois primeiros governos pós-ditadura do brasil...
 
Não é culpa do governo, é culpa do MST que acha que sempre que um governo de esquerda subir ao poder vai poder realizar uma reforma agrária.

Foi assim com Jango e terminou tudo em Ditadura.

E, respodendo a uma das perguntas. É sim, tudo parte de uma grande crise.
 
Eu acho que o que está acontecendo não eh culpa do PT, que naum sabe lidar com o Brasil
então pq quiseram tanto o poder, se não sabiam como usá-lo???

- algumas destas demonstrações de 'revolta' parecerem, no mínimo, estranhas;
qual????
o MST invadindo tudo ou CUT fazendo ainda mais pressão???
 
é culpa do povo que acha que com apenas 8 meses de governo um governante eh capaz de mudar um pais...
realmente isso é ansiedade demais... algo grande como modificar a estrutura de um país talvez não possa ser feito completamente em 4 anos...
Não é culpa do governo, é culpa do MST que acha que sempre que um governo de esquerda subir ao poder vai poder realizar uma reforma agrária.
é um fato que o mst parece não entender bem das coisas, mas que a reforma agrária tbm tá demorando, e muito, é verdade...
bom, acho que pelo menos o pt poderia explicitar bem, e muito bem, o que fez, está fazendo e pretende fazer, esclarecer tudo com a população e com os movimentos sociais... acho que rebeliões, na maioria das vezes, nada geram além de tumulto e confusão...
 
Ecthelion disse:
- algumas destas demonstrações de 'revolta' parecerem, no mínimo, estranhas;
qual????
o MST invadindo tudo ou CUT fazendo ainda mais pressão???

eu quis falar da forma como a suposta revolta das pessoas está sendo explorada pela mídia. não da revolta das pessoas em si.
ah, e a CUT quase não está fazendo pressão contra o governo, na verdade nem a Força Sindical, ambas estão mais para a discussão racional e proposta de emendas às reformas... tanto que por conta disto alguns sindicatos de fucionários publicos se desligaram da CUT, uma vez que ela não ia apoiar oficialmente a greve deles contra a reforma da previdência... o que quer dizer que nem todos os movimentos estão radicalizando (graças a Deus)
 
eu quis falar da forma como a suposta revolta das pessoas está sendo explorada pela mídia. não da revolta das pessoas em si.
meu bem, qualquer revolta vai ser explorada (e bem) pela mídia, pois é isso q ela faz. :roll: :wink:

o que quer dizer que nem todos os movimentos estão radicalizando (graças a Deus)
realmente, ainda bem q existem alguns rachas na CUT....
 
Fora Lula (aqule porco socialista,deveríamos matá-lo ).
Porco socialista só na teoria, na verdade ele é um Porco capitalista, apesar de sempre criticar o governo do FHC, se dizer de esquerda, q se fosse eleito iria fazer as coisas acontecerem, até agora ele só fez o contrario de tudo q era esperado; seu governo é igual ao anterior q ele tanto criticava, quebrou a promessa de campanha de q não ia mexer na previdencia... e por ai vai... não sei não, mas acho q esse pais tá perdido, ninguem consegue consertar essa m**** de politica no pais
 
hum... acho que essa discussão aabou de descanbar pro que há de mais inútil no mundo : descrença.

se a gente que é jovem desistir de mudar o que de ruim existe, você acha que quem já está velho, mais do que acostumado com essa realidade, é que vai fazer isso??

essa estória de reforma da previdência é realmente importante que seja feita. em primeiro lugar, não sei se todos sabem, mas ela só atinge os servidores públicos, pq a reforma da previdencia privada já foi feita há tempos. em segundo lugar, chega a ser engraçado ver alguns jovens se manifestando contra ela : não sei se vocês perceberam, mas os atuais servidores só estão se preocupando com seus próprios umbigos, eles não estão nem aí se o sistema previdenciario vai falir logo, logo, desde que eles ganhem bem. só que se eles não 'pagarem o pato' desta reforma (= sofrerem algumas perdas menores em nome de um bem maior, que é a sustentatibilidade do INSS) quem vai pagar o pato somos nós, a próxima geração.

então, eu quero mais é que essa reforma seja feita agora, antes de eu entrar no mercado de trabalho - nem sei se vou ser funcionária publica, mas sempre há essa possibilidade, não é mesmo??

antes que alguém venha dizer que é fácil falar assim se eu não tenho nada a perder com a estória, tanto meu pai como minha mãe são fucionários púlicos e vão, sim, ser afeitados pela reforma; mas eles, como eu, são realistas e sabem que se não reformar, vai quebrar. melhor receber um pouco menos por todo o tempo do mundo, do que um pouco mais e ficar na mão de uma hora pra outra.
 
Nessayarë disse:
VIVA A REVOLUÇÃO!!!!!
Fora Lula (aqule porco socialista,deveríamos matá-lo :x ).

Ahn? :o?:

Você quer dizer a revolução socialista? Mas logo depois você chama o Lula de porco socialista... não tô te entendendo....

(E eu não acho que o Lula é um porco socialista... ele é socialista, mas não um porco)

Anna Cwen disse:
hum... acho que essa discussão aabou de descanbar pro que há de mais inútil no mundo : descrença.

se a gente que é jovem desistir de mudar o que de ruim existe, você acha que quem já está velho, mais do que acostumado com essa realidade, é que vai fazer isso??

Apoiada em cada palavra. Sem querer ser chato, mas... as pessoas com essa mentalidade de descrença fariam muito melhor se fossem morar na Lua e não viessem importunar os outros. Oras, vão catar coquinho, vocês descrentes!
 
Eu naum disse revoluçaum socialista, odeio socialismo, quando citei revoluçaum foi para a tirada de Lula do poder, certo?
Ah! Eu naum sou descrente, me considero apenas idealista, se soubessem de todos os meus propósitos (que saum muitos por isso naum vou citá-los) naum diriam isso! 8O
 
Arnaldo Jabor, no Jornal Nacional:

Se não me falha a memória, eu já vi esse clima de insegurança no ar. Não sei quando. Mas invasões de terras, marchas, conflitos - a opinião de que era preciso romper com tudo e começar do zero, pois a democracia não bastava.

Lembro também de um presidente pressionado pela esquerda "revolucionária", que pregava a desobediência civil. Um presidente dividido entre o populismo e a ordem pública.

Já sei, foi em março de 1964. Deu em 20 anos de ditadura. Hoje, não há clima para intervenção militar. Mas, se o governo não segurar essa onda, se o Lula cair em depressão e partir para um populismo caótico - uma direita não-democrática, violenta e entreguista pode subir ao poder. E aí sim, vocês vão saber o que é capitalismo selvagem, oh, companheiros de todos os bonés.


Pois é...

Em 1964 João Goulart era o presidente do Brasil. Ele simpatizava com o socialismo, mas se dividia entre um reformismo moderado, pressões dos militares de direita (apoiados por proprietários de terra e empresários) e pressões de grupos mais à esquerda. Em consequencia dessa divisão surgiu uma crise política e econômica. Protestos se espalharam pelo país. Goulart ainda tentou aprovar um pacote de reformas no Congresso. Mas todos sabem o que aconteceu depois...

Hoje, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente do Brasil. Ele simpatiza com o socialismo. Seu governo está tentando fazer reformas importantes, mas tem sido fortemente pressionado por setores de extrema esquerda, por grupos organizados de trabalhadores, por políticos, juízes e vários outros grupos sociais. Protestos estão se espalhando por todo país. Estamos em crise econômica e política. O governo está tentando aprovar as reformas no Congresso.

Alguma semelhança?
 
Eu naum disse revoluçaum socialista, odeio socialismo, quando citei revoluçaum foi para a tirada de Lula do poder, certo?

vc tem 14 anos; é mto novo para ter idéia da enorme idiotice que acabou de dizer. eu mesma nasci já no final da ditadura militar, então não cheguei a viver seus horrores. mas meus pais viveram. pergunte aos seus pais como era ser um jovem naquela época. talvez você entenda o valor da democracia e como uma revolução como essa pode trazer consequencias terríveis.

claro que acreditarmos que estamos caminhando para um ditadura pode ser um pouco forte - mas a semelhança tem que servir para cada um de nós como aviso de que em tempos como esse, de instablidade, precisamos ter a cabeça no lugar antes de nos revoltarmos contra tudo.

lembramos que instabilidade está diretamente relacionada a mudanças, e por isso nem sempre é ruim - na medida em que é necessária para que possamos fazer a situação melhorar. falar mal de uma 'instabilidade' genérica, como se ela fosse causada não pelas mudanças em curso, mas pela suposta insegurança do governo, soa como terrorismo, ao menos para mim...

só podemos torcer para que a sociedade brasileira esteja mais madura e não racaia nos mesmos erros de antes...
 
Eönwë disse:
Em 1964 João Goulart era o presidente do Brasil. Ele simpatizava com o socialismo, mas se dividia entre um reformismo moderado, pressões dos militares de direita (apoiados por proprietários de terra e empresários) e pressões de grupos mais à esquerda. Em consequencia dessa divisão surgiu uma crise política e econômica. Protestos se espalharam pelo país. Goulart ainda tentou aprovar um pacote de reformas no Congresso. Mas todos sabem o que aconteceu depois...

Hoje, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente do Brasil. Ele simpatiza com o socialismo. Seu governo está tentando fazer reformas importantes, mas tem sido fortemente pressionado por setores de extrema esquerda, por grupos organizados de trabalhadores, por políticos, juízes e vários outros grupos sociais. Protestos estão se espalhando por todo país. Estamos em crise econômica e política. O governo está tentando aprovar as reformas no Congresso.

Alguma semelhança?

Vc ta dizendo entao que a situacao politica esta se repetindo?
Eu acho que voce esta enganado... Hj nao ha no brasil como em 64 um exercito descontente desde 32 qdo Getulio os tirou do poder dos estador por propria pressao do exercito. Nao tinha um golpe armado ha 10 anos, sendo tao bem planejado que serviu de exemplo pra outros golpes. Nao ha uma grande nacao(EUA) com medo do exemplo que o Brasil poderia dar ao resto do mundo e um plano armado pronto pra ser posto em pratica se o Golpe Militar no Brasil nao desse certo( Plano Brothe Sam)...

eu acho q a situacao nao eh a mesma nao... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo