• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O apagão/black-out de 15/08/2023

dermeister

Ent cara-de-pau
Então, parece que nosso grid elétrico está agindo como de costume :| Como foi o apagão na cidade de vocês? Aqui a falha começou às 08h30 e durou uns 20 min, não sei se foi a recuperação normal do grid ou se voltou após um remanejamento de carga.



Notícia do UOL para os sortudos que não perceberam pessoalmente:

Queda de energia afeta moradores das cinco regiões do Brasil

Do UOL, em São Paulo
15/08/2023 08h54


Relatos de queda de luz em várias cidades dos estados das cinco regiões do Brasil foram registrados na manhã de hoje.

O que aconteceu?

Os relatos de falta de energia iniciaram por volta das 8h30.

Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.

Em nota, o ONS confirmou "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados". A causa da queda é apurada.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. ONS, em nota

O Ministério de Minas e Energia informou que "está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", além de ter criado "uma sala de situação" para acompanhar o caso e determinou a apuração do incidente.

Apagão atingiu estados das cinco regiões

O colunista do UOL Josias de Souza apurou que o Ministério de Minas e Energia tratou a situação como um "apagão".

Cidades de 21 estados mais o Distrito Federal, nas cinco regiões, foram afetadas.

Centro-Oeste: Distrito Federal.

Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Apagão afeta mobilidade na BA e SP

Nas redes sociais, usuários do Metrô de Salvador afirmaram que o equipamento estava sem energia, o que foi confirmado pela CCR Metrô, concessionária do serviço, devido ao apagão.

No Metrô de São Paulo, a "oscilação de energia" causou falha no sistema de portas de plataforma da estação Vila Prudente e a redução da velocidade dos trens na linha 15-Prata. Já a Linha 4-Amarela também registrou lentidão por queda de energia, mas encontra-se normalizada.

Sem energia na estação de metrô aeroporto de Salvador pic.twitter.com/In4ejfOkDp
-- Filipe_ (@lipe_0110) August 15, 2023

Aqui no Tocantins teve queda de energia mas alguns geradores em relação a Torres de telefonia ainda estão em funcionamento permitindo o envio dessa mensagem através de redes móveis
-- valds (@Valdesson_OMito) August 15, 2023

E essa queda de energia em toda Aracaju ????
-- DEV ser o Danilo (@Danilooar_PF) August 15, 2023

Queda de energia é em toda Manaus? Alguém confirma?
-- Ismael Benigno (@ismaelbneto) August 15, 2023

E esse apagão em Porto Alegre?
-- duda (@duudilemos) August 15, 2023

Agr fudeu, queda de energia em Belém inteira??
-- Lucas Quaresma (@lucasquaresmac) August 15, 2023

Rolou um apagão de energia elétrica. Registros de falta de luz em vários bairros de Salvador e até em cidades do interior da Bahia.
-- Cáscio (@CascioCardoso) August 15, 2023

Arraial d ajuda Porto Seguro - Dia de nossa senhora d'ajuda e com queda de energia elétrica.
-- Lincos Peixoto (@lincospeixoto) August 15, 2023

aqui parado na desgraça do trem do metrô pq teve uma queda no fornecimento de energia
-- La elinho (@henricUUUUuuute) August 15, 2023

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/08/15/relatos-queda-de-luz-brasil.htm (mirror)
 
Agora que vi o tópico.
Por morar na zona rural e tendo sistema alternativo híbrido (eólico-solar) off-grid que não me deixa na mão, só fui saber que houve isso na hora do almoço quando fui ao centro da cidade e o pessoal relatou que teve um pequeno apagão de cerca de uns 20 minutos nessa faixa de horário.

Fazia tempo que o país não passava por um em nível mais nacional.
 
Soube disso só agora há pouco. Eu cheguei a notar que estava sem luz em casa, quando acordei, mas logo voltou. E também não dei muita bola, porque não é raro cair luz lá em casa. Só não sabia que era uma coisa nacional. :lol: Aliás, não entendo o que é esse grid e como que a coisa cai no país todo ao mesmo tempo...

Não são diversas geradoras de energia separadas e independentes??
 
Soube disso só agora há pouco. Eu cheguei a notar que estava sem luz em casa, quando acordei, mas logo voltou. E também não dei muita bola, porque não é raro cair luz lá em casa. Só não sabia que era uma coisa nacional. :lol: Aliás, não entendo o que é esse grid e como que a coisa cai no país todo ao mesmo tempo...

Não são diversas geradoras de energia separadas e independentes??
Grid nada mais é que a rede elétrica e o país tem o SIN (sistema interligado nacional) que conecta várias geradoras e distribuidoras. Roraima é o único estado que ainda é uma ilha elétrica, não faz parte do sistema e quando o consumo aperta fica dependente até hoje da energia de baixa qualidade e estabilidade da Venezuela (sim de vez em quando importamos energia daquela ditadura de merda )

Estar tudo interligado é bom de um lado, mas tem vez ou outra que quando dá uma pane, derruba tudo como um efeito dominó.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo