• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que é um ser humano?

Anigel disse:
Você consideraria o feto com oito semanas um ser humano?

Isso tá perecendo interrogatório... :mrgreen:

Um feto com oito semanas? Esse é o estágio em que ele é parecido com os embriões de todos os outros vertebrados, não é? Não acho que possa ser considerado um ser humano como você ou eu...
 
Para o outro tópico cheguei à uma meia-conclusão;

Eu sou amplamente à favor da clonagem terapêutica; para tal, o produto de estudo que interessa são as células-tronco totipotentes.

Estas se desenvolvem, de acordo com o que pesquisei, entre 2 dias e 2 semanas de vida.

Totipotentes, com a técnica aperfeiçoada, teoricamente poderiam gerar sob cultura em laboratório qualquer tecido.

A "consciência" seria um dos primeiros critérios que eu teria utilizado para caracterizar um ser humano; porém fui na raiz disso.

Terminações nervosas, ligações entre sinapses, neurônios; aqui está a raiz na minha opinião.

O tecido cerebral de acordo com outra busca que fiz começa a ser formado à partir do décimo nono dia do embrião.

Portanto, considero que antes disso, não deveria ser equiparado eticamente à quaisquer outro ser humano.
 
Por que a consciência e não outra coisa qualquer? O que faz a consciência ser superior às nossas demais capacidades?
 
A "consciência" seria um dos primeiros critérios que eu teria utilizado para caracterizar um ser humano; porém fui na raiz disso.

Terminações nervosas, ligações entre sinapses, neurônios; aqui está a raiz na minha opinião.


Os meus ratos q eu estudo no laboratorio têm esse conjunto "Terminações nervosas, ligações entre sinapses, neurônios" assim como a gente... com exceção do número...

PS: Só uma coisinha... não diga ligação entre sinapses pq esta errado, uma sinapse é uma ligação, :)
 
Elanor Ladeira disse:
Os meus ratos q eu estudo no laboratorio têm esse conjunto "Terminações nervosas, ligações entre sinapses, neurônios" assim como a gente... com exceção do número...

Partindo desse princípio, nenhum experimento com animais seria ético.

A questão que eu tentei apresentar é que considero a mente humana como sendo o maior diferencial em relação às outras espécies; e esta começa a ser formada em tal data embrionária.

Elanor Ladeira disse:
PS: Só uma coisinha... não diga ligação entre sinapses pq esta errado, uma sinapse é uma ligação, :)

:oops: :wall:

Valeu a correção, foi um lapso
 
Beregond disse:
Ringil disse:
O quê é instinto? Muitas pessoas opõe instinto a razão ou emoção, mas o quê seria esse tal instinto que diferenciaria humanos de todo o resto? Esse conceito não parece um tanto metafísico?

1º- Quem, diria, você, Ringil, falando de ciência
2º-Pra mim, e eu sei que não é uma explicação científica, instinto é oposto à razão e à emoção, sim, mas também não é um simples ato que vem do nada. Os animais matam por sentirem nescessidade disso, se acasalam pois sabem que é preciso. Então, pra mim, instinto é o que faz o animal sentir nescessidade de fazer algo. Ditto.

Os animais não matam porque sentem necessidade de matar. Sentir é um conceito abstrato (nesse caso) que só pode ser aplicado em humanos. Os animais matam porque ou estão defendendo seu território, ou sua prole, ou estão buscando alimento, e não que tenham necessidade disso. Apenas os seus genes, aliados a fatores outros que fogem do meu conhecimento, são os guias desse comportamento. Quando se fala em "sentir necessidade" submete-se, a meu ver, a uma ação consciente, e isso vai contra o conceito de Instinto.
 
Imagine que um dia convivamos pacificamente com androide inteligentes. Alguns deles poderiam ser considerados humanos? Pense em pessoas que levam a vida de forma fria e tola, as vezes alguns não cometem atos que nos fazem desacreditar em sua humanidade?
Humano, que na verdade é um termo para designar nossa espécie, em muitos casos passa a designar consiência de si prorio:"não basta ser Homo sapiens. Para ser um ser humano é necessário ter consciência."
Poderia se ser humano sendo conciente, mas talvez, não nessessáriamente da nossa espécie? Essa nossa conciência, a conciência que o humano adquire conforme vive, isso é ser humano? O que é ser humano?

Questões filosóficas que nos artomentam desde ó inicio de historia. Ninguem jamais descobriu o que isso realmente significa.
Talvez isso seja parte da natureza humana, o não saber, o se preguntar, o anseio por respostas. Mas não vemos isso em todos.
 
Eönwë disse:
Anigel disse:
Você consideraria o feto com oito semanas um ser humano?

Isso tá perecendo interrogatório... :mrgreen:

Um feto com oito semanas? Esse é o estágio em que ele é parecido com os embriões de todos os outros vertebrados, não é? Não acho que possa ser considerado um ser humano como você ou eu...

Não é interrogatório, só estava querendo saber o seu "ponto de corte". :wink:

Mais perguntas :mrpurple: :


Você tem conciência que em um determinado momento da sua evolução voê passou por essas fases? E quer dizer que na sua opinião, você não era um ser humano?

Outra coisa, a parte em negrito da citação do seu post... Você considera o fenótico essencial para alguém ser classificado como "ser humano"? E que fenótipo seria esse? Ter dois braços, duas pernas, cabeça, rosto?
 
Anigel disse:
Você tem conciência que em um determinado momento da sua evolução voê passou por essas fases?

Sim.

Anigel disse:
E quer dizer que na sua opinião, você não era um ser humano?

Sim.

Anigel disse:
Você considera o fenótico essencial para alguém ser classificado como "ser humano"?

Essencial não, mas importante.

Anigel disse:
E que fenótipo seria esse? Ter dois braços, duas pernas, cabeça, rosto?

É, mais ou menos isso. Com um desconto para os deficientes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo