Vilya adorei seus posts, é mais ou menos assim que eu imagino também.
Ninguém tá falando que o Sda é a Bíblia. E nem de influencias diretas (tais como as mitologias, Atlantida e até mesmo a Bíblia), mas sim das indiretas, tipo o comportamento dos personagens, que as vezes me lembra muito a moral católica, o que é natural, afinal Tolkien era católico e como o Vilya disse: "escrever é criar e criar nada mais é senão externar sentimentos, impressões e vivência. "
Tem gente que acha que este paralelo Jesus/Frodo não é tão infundado assim. Não Jesus o Redentor, mas sim aquele que salva a humanidade e que de certa forma se sacrifica p/ salvar o mundo. E de certa forma isso faria de Frodo "tipo-Cristo" (não to falando que seja Cristo).
Pelo que entendi, esse pastor utiliza exemplos da literatura em seus sermões, p/ exemplificar sua doutrina. O que tem um lado positivo, só não gosto pq, principalmente em relação a religião, as pessoas tem mania de confundir as coisas.
O povo ficava dizendo q ele se referia aos problemas da vida, às pessoas q tentam se impedir...
Mas no final ele deu uma entrevista e disse:
"Eu só queria dizer q havia uma pedra no meio do caminho."
Sim, é Carlos Drummond (meu poeta favorito)...
Mas sobre isso, eu lembro de minha prof de literatura falando: "Não cabe ao autor analisar a própria obra."
De certa forma faz sentido, porque o autor diz muito nas entrelinhas sem perceber..