• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Estranho Caso do Cachorro Morto (Mark Haddon)

Anica

Usuário
Adoro esse livro, que comecei a ler achando ser "para crianças" e não precisei ler nem quatro páginas para ver que estava enganada. Sinopse pela saraiva:

Christopher John Francis Boone sabe de cor todos os países do mundo e suas capitais, assim como os números primos até 7.507. Gosta de animais mas não entende nada de relações humanas. Adora listas, padrões e verdades absolutas. Odeia amarelo e marrom e, acima de tudo, odeia ser tocado por alguém. Christopher Boone tem 15 anos e sofre de síndrome de Asperger, uma forma de autismo. Um dia, christopher encontra Wellington, o cachorro da vizinha morto no jardim. É acusado de assassinato e preso. Depois de uma noite na cadeia, decide descobrir quem matou o animal, e, inspirado no seu personagem fictício favorito, o impecavelmente lógico Sherlock Holmes, escreve um livro, relatando suas investigações. O resultado é "O Estranho Caso do Cachorro Morto" é o livro de estréia do inglês Mark Haddon. A história do garoto autista que sabe tudo sobre matemática e quase nada sobre seres humanos já conquistou um dos mais importantes prêmios estrangeiros: o Whitbread 2003, na categoria livro do ano.

A ironia construída pela escolha de um narrador que é uma criança que sofre de síndrome de asperger (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Asperger ) é simplesmente brilhante, porque é um daqueles livros que permitem fazer o humano rir de si mesmo. Vale a pena conferir (embora uma colega da faculdade tenha dito que a tradução é um lixo).
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Nossa, que enredo mais diferente, né? Mas parece ser muito interessante! Adoro histórias de Sherlock Holmes.

Vou ler! =]
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Ah, eu já li! Tem razão, Ana o livro é brilhante! Vou escrever um artigo sobre ele \o/
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Eu li esse livro há muito tempo já e realmente é um livro maravilhoso! Tá entre os meus livros favoritos.

Até a numeração dos capítulos é feita de uma maneira bem original... e interessante! É o tipo de livro que dá pra ler e reler e nunca cansa. E ainda ensina bastante coisa sobre a vida!

Só é uma pena que eu tenha lido uma versão condençada. Mas um dia hei de comprar o texto integral!
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Vale a pena, Snaguinha! O Mark Haddon escreve de uma maneira tão envolvente, que nem dá vontade de parar de ler! :grinlove:
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Olá pessoal: já tinha ouvido falar desse livro e o tenho na minha lista de desejos, hehe... A história promete e quando o ler, o que pode demorar um pouquinho, volto aqui pra comentar... bj da angel :)
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Leia, Angel! O livro é uma delícia!
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Farei isso com certeza Liv... valeu! bjs da angel ;)
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Pow, esse livro é tão 'underrated' e acho ele genial. O povo deixa se enganar pelas aparências, mas por trás da estética ingênua do livro, tem muita genialidade. O narrador é simplesmente único, comparável a personagens adolescentes clássicos como Holden Caulfield do Apanhador no Campo de Centeio, se adentrando profundamente no psicólogico e na perspectiva de vida subjetiva. Queria muito conhecer mais livros desse autor.
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

O interessante é o qto aprendi sobre matemática e astronomia com esse livro. Muito bom. Outro livro, brasileiro, e que está dando o que falar esse ano e arrematando um punhado de prêmios pro isso é O Filho Eterno, do Tezza. Só que o narrador é o pai do filho com síndrome de down. Um pai q no início o rejeita.
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Ei, ei, acho que você está confundindo um tico JLM. O narrador do Estranho caso não tem Down, ele tem Síndrome de Asperger (um tipo de autismo).
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Anica disse:
Ei, ei, acho que você está confundindo um tico JLM. O narrador do Estranho caso não tem Down, ele tem Síndrome de Asperger (um tipo de autismo).

Eu sei q são disturbios diferentes, só não quis entrar em detalhes para aqueles q não leram nenhum dos dois livros.
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Hum, sim. É que do jeito que você colocou deu a entender que o que era diferente era a troca do foco do portador da síndrome para o pai do portador. Enfim, esclarecido =]
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Parece ser muito bom! Quando li o título lembrei na hora dos contos do Sherlok Holmes! Vai já pra minha lista de desejos.
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

http://www.letras.ufpr.br/documentos/graduacao/monografias/ss_2006/Manuela_Volaco.pdf

Monografia de uma colega de Letras. Lembro que ela falo muito bem sobre o livro em uma aula de Literatura Inglesa III, vale a leitura.
 
RE: O Estranho Caso do Cachorro Morto, Mark Haddon

Comprei e já li! hahahaha
Valeu pela dica o livro é fantástico mesmo, mas eu me senti uma pessoa terrível porque eu ri tanto no início, o Christofer é tão engraçado... :calado: Depois fiquei com pena de todos os personagens, depois eu achei "bem feito". hahahahaha
Foi muito bom ler, muito envolvente até para aqueles que odeiam matemática como eu! hahahahahahahah
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo