• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Caçador de Andróides (Philip K. Dick)

Anica

Usuário
O título original desse livro de Philip K. Dick é "Do Android Dream of Electric Sheep?", mas aqui no Brasil, pelo menos na edição mais atual, saiu como "O Caçador de Andróides", que é igual ao subtítulo tupiniquim da adaptação cinematográfica.

O livro tem MUITAS diferenças com relação ao filme, mas eu não acho que isso torna o filme ruim, continuo achando um dos meus favoritos da década de 80, btw. Mas no fundo foi uma pena que eu tenha lido já com uma ideia estabelecida após assistir ao filme, porque eu li tentando descobrir se Deckard era ou não um andróide para então descobrir que...

... não importa e que não dá para responder nem que sim e nem que não com absoluta certeza.

Sobre isso eu escrevi um pouco mais lá no Hellfire, mas só leia se você já assistiu ao filme ou já leu o livro -> http://www.anica.com.br/2009/06/07/deckard-sera-que-ele-e/

De qualquer modo, mais uma obra genial do Philip K. Dick. Ubik ainda é minha favorita, mas o que ele faz com a narrativa de Sheep também é sensacional.
 
Gente, eu acho que vou parar de entrar nesse site pq senão vou morrer sem conseguir ler metade dos livros que quero ler!XD Eu conheci tantos livros bons aqui que já entraram p/ a minha lista de livros p/ ler e outros que antes eu nem sonharia em pegar estou lendo, exemplo: O Amor nos Tempos do Cólera - eu tenho esse livro a anos e até pensei em doar mas agora vou ler de tanto que ouço falar aqui! Agora esse Caçador de Andróides me pareceu interessante, vou procurá-lo.
 
O elemento que mais me fascinou na obra foi o mercerismo e como ele complementa a questão da Empatia, o tema central do livro.

E eu achei o o livro bem melhor que o filme, pra falar a verdade. O longa só me impressionou pela Direção de Arte; em termos de roteiro, prefiro o texto de Dick.
 
"Mercerismo" — você fala de Wilbur Mercer de A pequena caixa preta?
Edição: 14:43hs
"Opa. Quem diabos é Wilbur Mercer?" você pode estar se perguntando. Não existe uma resposta fácil. Ele é, supostamente, o Deus-messias do mercerismo, a religião predominante no cenário do romance. Conectando-se através de uma "caixa de empatia", é possível vivenciar, numa orgia de emoções compartilhados, a saga de um homem subindo a uma montanha, sendo alvo constante de pedras e das forças da natureza, até chegar - triunfante - ao topo, apenas para recomeçar tudo novamente. Essa é a manifestação mais clara dos devaneios filosóficos de Philip K. Dick,[...] Fonte: Regente 22/04/2009
Achei sua resposta.
Interessante como se percebe essa "Contaminação Vibratória" e não é só na religião. Empatia é algo ótimo, mas também faz parecer perfeito o que não é.
 
kuinzytao disse:
"Mercerismo" — você fala de Wilbur Mercer de A pequena caixa preta?
Edição: 14:43hs
"Opa. Quem diabos é Wilbur Mercer?" você pode estar se perguntando. Não existe uma resposta fácil. Ele é, supostamente, o Deus-messias do mercerismo, a religião predominante no cenário do romance. Conectando-se através de uma "caixa de empatia", é possível vivenciar, numa orgia de emoções compartilhados, a saga de um homem subindo a uma montanha, sendo alvo constante de pedras e das forças da natureza, até chegar - triunfante - ao topo, apenas para recomeçar tudo novamente. Essa é a manifestação mais clara dos devaneios filosóficos de Philip K. Dick,[...] Fonte: Regente 22/04/2009
Achei sua resposta.
Interessante como se percebe essa "Contaminação Vibratória" e não é só na religião. Empatia é algo ótimo, mas também pode fazer parecer perfeito o que não é.
 
Não gostei do livro.
Sério. Não gostei mesmo.
E a culpa, é que assisti o filme antes, e o filme é bom demais.
Fui dominado pelo filme, pela música e pelo desenho de Syd Mead.
 
Em minha opinião, o tema central do livro não é a religião Mercernerista e nem a caça dos andróides propriamente dita, mas sim a preocupação do status pós-apocalípticas das pessoas em se ter um animal. Mas a maioria dos disponíveis são animais falsos e se paga uma fortuna para se ter um verdadeiro. Fato observado também em outro livro de Dick, como o "Homem do Castelo Alto" em que as pessoas pagam altos valores por antiguidades americanas antes da guerra por status, mas a maioria no mercado são imitações (falsas).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo