• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Apanhador no Campo de Centeio" (The catcher in the rye, J.D. Salinger)

Re: "O Apanhador no Campo de Centeio" (J.D. Salinger)

O livro é ótimo. Influenciou o meu vocabulário...

"No duro", "Algo que o valha", "E tudo" e "Fora de brincadeira" saem da minha boca com tamanha naturalidade depois do livro.

Dizem que o sucesso do livro é porque ele foi superestimado pós episódio Chapman, mas acho que não. O livro marcou sua geração e continua marcando. Acho que todos se identificam, ao menos um pouco, com o Holden. Afinal, quem nunca cansou de tudo e teve vontade de jogar a vida pro alto sem se preocupar com nada?
 
Última edição:
Re: "O Apanhador no Campo de Centeio" (J.D. Salinger)

Acho que a beleza do livro está na simplicidade do enredo. O autor nos mostra que, para escrever um bom livro, não é necessário ter um história brilhante em mente. Além do personagem Holden conseguir expressar em si aquilo que já passou pela cabeça de todos (ou quase todos) os jovens, acho o máximo o fato dele conseguir traduzir para palavras certos sentimentos e sensações que todos sabemos que sentimos, mas nunca conseguiríamos expressar de tal forma. Isso sem falar da linguagem utilizada por ele, bem expressiva e, ao contrário do que acontece com a maioria dos livros que se utilizam do mesmo recurso, nada forçada. Acho que pelo fato de a história ser simples e de tudo acontecer num intervalo de tempo muito curto - menos de um mês, se não me engano (já faz um tempo que eu li, não me lembro bem) - o autor conseguiu fazer uma história maravilhosa narrando fatos que poderiam ter acontecido com qualquer um de nós. Creio que o Holden seja a oportunidade de expressão que a mente da maioria das pessoas almeja, mesmo que inconscientemente.
 
Re: "O Apanhador no Campo de Centeio" (J.D. Salinger)

"A gente nunca devia contar nada a ninguém. Mal acaba de contar, a gente começa a sentir saudade de todo mundo."

:grinlove:

Acabou que nem comentei sobre o livro por aqui. Adorei, talvez até porque não esperava grandes coisas dele. E no fundo quem lê esperando muito deve quebrar a cara, até por causa do enredo (se for colocar de um modo bem simples, é um moleque voltando um pouco mais cedo para casa e só). Mas as coisas colocadas ali, algumas coisas que ele diz, a relação dele com as personagens... enfim, são detalhes que fazem do livro algo imperdível.
 
Re: "O Apanhador no Campo de Centeio" (J.D. Salinger)

Adoro esse livro, não é sem motivo que ele é consagrado como uma das maiores obras da literatura norte-americana.
De toda forma, acho que o pessoal esqueceu de apontar algo, que é justamente a crítica do livro a estrutura familiar nos Estados Unidos, que é algo que passa despercebido a olhos desatentos mas e muito curiosa se observada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo