1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os 100 melhores personagens desde 1900

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por .Penny Lane., 25 Fev 2011.

1. .Penny Lane.

.Penny Lane. Usuário

Navegando por aí, acabei me deparando com uma lista com os 100 melhores personagens de obras de Ficção desde 1900. Como geralmente só temos listas com livros, achei interessante uma com personagens e resolvi colocar aqui.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. imported_Kelvin

imported_Kelvin Usuário

Nossa! Legal essa lista :sim:. Pena que só tem os personagens de livros mais novos. Acho que o Jay Gatsby no topo da lista é merecido, mas o Dean Moriarty merecia um lugar melhor.... Do som e a fúria acho que a personagem mais marcante é a Dilsey (não o Quentin ou a Quentin), talvez o Benjy (que está na lista)... Só a frase final "the horror, the horror" justifica a posição do Kurtz (Coração das Trevas)... Acho que estão faltando personagens femininos também ... né ?

3. Tataran

Tataran Usuário

Interessante a lista. Contudo, senti falta de Hercule Poirot, bem como achei estranho classificar o Grande Irmão como personagem:

Se assim for, então, A Peste, na obra de Camus, ou a tempestade de areia, n'As Vinhas da Ira, seriam personagens?

4. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Não achei estranho o Grande Irmão estar aí não, Tataran(a). Ele é uma espécie de entidade, mais presente que os dust bowls de As Vinhas da Ira. Creio que ele entra por não ser uma força da natureza, mas sim como uma construção humana, não natural.

Sobre o Gatsby, bem, deixa pra lá...eu já falei uma porrada de vezes que acho superestimado. Para mim ele certamente figuraria na lista, mas não em primeiro lugar.

Outra implicação mimimista minha é a Holly Golightly, não li o livro mas no filme não acho ela excepcional não, enfim...vou me abster porque sem ler o livro não dá para saber mesmo.

Achei que faltou algum personagem do Steinbeck, ainda mais com a quantidade de norte-americanos nessa lista. Quem sabe o Lennie de Ratos e Homens ou o Tom Joad ou Reverendo Casey de As Vinhas da Ira? O forte do Steinbeck não eram os personagens, mas ainda assim...[/align]

5. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Harry Potter está na lista!!!! :amor:

6. imported_Kelvin

imported_Kelvin Usuário

Lucas, o Lennie está na lista. Na posição 90. Agora, acho que dos personagens de Of Mice and Men quem merecia a posição era o George. Ele é mais complexo que o Lenny ....
    Também acho que o Poirot devia estar na lista (talvez até Miss Marple)... Além da ausência de mulheres (Blanche de Um Bonde Chamado Desejo, a Dilsey de O Som e a Fúria p. ex.), notei uma grande ausência de personagens de ficção científica ... Ao usar um critério que permite o "Grande irmão" deveriam entrar o Robie, um andróide do K Dick, Wintermute do Neuromancer, o oceano de Solaris, etc....

7. Lucas_Deschain

[align=justify]Nem tinha visto, que bom! :dente: O Lennie é legal sim Kelvin, o George também, mas justamente pela condição do Lennie é que ele entra, sua incompletude e suas limitações fazem ele ser memorável, embora, pensando bem, o George seja um personagem forte também :think: enfim...[/align]

8. Tataran

Tataran Usuário

Está certo. Realmente meus exemplos não foram os melhores, mas me permita alterá-los. Pela mesma razão, deveríamos considerar Dulcinéia del Toboso personagem de Dom Quixote. Apesar de ela não ter nenhuma interação real com qualquer outro personagem, seu nome é constantemente mencionado e sua existência permeia todo o caminho trilhado por Dom Quixote.

Outro exemplo curioso: poderia Godot ser considerado um personagem na peça Esperando Godot?

Não li Solarias, mas o oceano pode ter sido um pouco demais. :rofl: Agora, realmente curiosa a ausência de personagens femininos. Também notei uma certa tendência a autores de língua inglesa, natural, talvez, por ser uma lista em inglês.

Até agora, pensei nos seguintes personagens que ficaram de fora e mereceriam uma consideração:

1) Hercule Poirot, Agatha Christie, vários livros;
    2) Don Corleone, Mario Puzo, O Poderoso Chefão;
    3) Zazie, Zazie no Metrô, Raymond Queneau.

9. imported_Kelvin

imported_Kelvin Usuário

É difícil falar sem contar o final do livro Lucas, mas achei o George um personagem bem mais marcante... talvez pela força, talvez pela coragem, pelos sonhos, enfim... pelo conjunto ...

10. Vinnie

Vinnie Usuário

Dean Moriarty tinha que estar na lista!!! Tô com o Kelvin e não abro!!

11. Lana Lane

Lana Lane Usuário

Bah, Florentino Ariza foi um dos personagens que mais detestei!
    Criaturinha totalmente desprezível.

12. imported_Kelvin

imported_Kelvin Usuário

Se um dia vc vier a ler vai entender porque :sim: . O oceano é sem dúvida um personagem, talvez o principal do livro XD.

E o tio da Zazie Daniel/Daniela. É isso mesmo ?:rofl:.. Acho que a lista tem um certo preconceito com os narradores em primeira pessoa também... Nick Carraway não entrou (Gatsby), Sal Paradise (On the road) também não, o próprio Watson ... Tá certo que são personagens secundários, mas talvez um ou outro mereciam uma menção XD

13. Lucas_Deschain

Ele está, na posição 62.

14. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Perfeito! :sim:

E porque não o narrador do livro, o Humbert Humbert?
    Um personagem com um nome desses é no mínimo inesquecível! =)

É uma questão de gosto é claro, mas eu diria que o melhor persongem da série é o professor Severo Snape. :sim:

15. Lucas_Deschain

Clara, o Humbert Humbert é o número 3 da lista.

E a Phoebe, por mais breve que seja sua participação, pareceu uma decisão acertada para mim.

16. Excluído044

Excluído044 Banned

2 - Holden Caulfield, The Catcher in the Rye, J.D. Salinger, 1951 :amor:

17. Clara

Verdade. Não tinha visto o coitado do Humbert².

E o Tolkien, hein?
    Não tem ninguém da Terra Média, seja elfo, humano ou hobbit! =/

Quem deveria fazer parte da lista?
    Eu não tenho dúvida: Sméagol/Gollun! :sim:

E essa inclusão aqui também foi bacana:

18. Excluído044

Excluído044 Banned

Nhém, nhém, nhém... Não teve Tolkien... Nhém, nhém... :rofl::rofl::rofl:

19. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Kinbote tem mais personalidade que o Humbert.

20. Clara

Mas tem Harry Potter...

¬¬

Compartilhar