• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Anel é a arma do Inimigo!

Gina Black disse:
Eu vi diferente... Me lembro bem, por que me fez pensar logo na história de Isaac e Abraão! Quando Ilúvatar soube o que Aulë tinha feito, foi pedir que os anões fossem destruídos... Aulë preparou-se pra destruí-los, muito triste. Foi quando os anões se esquivaram e Ilúvatar percebeu que eles já tinham uma consciência própria e assim, os deixou viver, apenas impedindo que povoassem a Terra antes dos Homens chegarem.
Bom, minha edição é antiga... E eu já li há uns 10 anos...

Honestamente não sabia que tinha essa versão anterior... realmente isso muda tudo. Ilúvatar não seria o único criador então...
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Honestamente não sabia que tinha essa versão anterior... realmente isso muda tudo. Ilúvatar não seria o único criador então...

Mas Ilúvatar é o único criador mesmo. Eru deu a Chama Imperecível aos Anões, que se tornaram criaturas vivas e independentes, dotadas de livre arbítrio. Sem isso, eles seriam dependentes de Aulë, semelhantes aos trolls.
 
Não esqueci não, gente. Ah, e obrigada pelo "garota"! :D Já não me chamam assim há uns dez anos...Bom, em primeiro, eu não falei de outra "versão". Eu falei de uma "edição" antiga, de 85. E uma edição portuguesa. Às vezes acontece de usarem termos que podem confundir. E as expressões acabam criando polêmica, mesmo. Por exemplo, na minha "edição", tem um trecho que diz:"Ora, Ilúvatar soube o que estava feito e, na própria hora em que o trabalho de Aulë ficou concluído e em que ele estava satisfeito e começava a instruir os anões na lingua que para eles criara..." e etc. Não posso me estender muito. Bom, analizando esse trecho, entendi que Ilúvatar soube quando o trabalho estava terminado, certo? E Aulë estava instruindo o anões, certo? Bem, se ele estava ensinando algo, eu acho que quem estava sendo instruído teria alguma capacidade de aprendizado, né? Outra coisa, foi o fato de que Ilúvatar observou que os anões desviaram-se do golpe do martelo, portanto, também tinham já o instinto de sobrevivência, que exije algum raciocínio, até mesmo a nível irracional. Em outro trecho, diz: " Eles dormirão agora na escuridão, debaixo da terra..." etc, etc.
Ora, porque Ilúvatar despertaria os anões, para logo em seguida os adormecer, novamemte? Não faria sentido...
 
Eu não acho que tenha sido assim... Eu interpretei da seguinte maneira. Quando Aulë ergue o martelo para destruir os anões, Eru dá a Chama Imperecível(ou vida, livre arbítrio) aos Anões, que então tentam se esquivar e têm medo de morrer. Aulë , quando ouve o que aconteceu, diz: "Que Eru abençoe o meu trabalho e o corrija." Ilúvatar responde: "Exatamente como dei existência aos pensamentos dos Ainur no início do Mundo, agora adotei teu desejo e lhe atribuí um lugar no mundo; mas de nenhum modo corrigirei tua obra; e como tu a fizeste, ela assim será(...)"

Acho que me empolguei, mas esse trecho é lindo mesmo(e realmente é uma cena parecida com a de Isaac e Abrãao, apesar de serem idéias bem diferentes)
 
E não duvido que possa ter ocorrido isso, mesmo, se fosse essa a vontade de Tolkien! Mas as sentenças "adotei o teu desejo" e "lhe atribui um lugar no mundo" bem que podem querer dizer, simplesmente, que Ilúvatar aceitou a oferta que Aulë fez... Eu sempre faço uma espécie de paralelo desses personagens com as divindades do Olímpo! Não sei bem qual a dimensão dos poderes de cada um, mas sei que são capazes de coisas grandiosas. Quando penso nisso, logo me vem à mente a idéia do poder em si. Será que os supremos poderes são tão inalcançáveis assim aos Valar? Ou é apenas uma questão de reverência e respeito? Lembra quando Aulë, um pouco à frente nesse mesmo texto diz mais ou menos que ele se comportou como um filho que brinca com os instrumentos do seu pai? Que exatamente, isso quer dizer? Sabe, é muito fácil se perder no Silmarilion, já que foi um livro que Tolkien levou praticamente a vida toda pra escrever. Várias vezes eu tive que voltar, pra confirmar ou não alguma coisa.
 
Apenas Eru é capaz de conceder a chama imperecível da vida e conciencia propria. Nem mesmo Manwe poderia realizar tal feito. Aule criou os anoes que soh agiam quando ele desejava que o fizesem , sem vontade propria. Foi Eru quem concedeu a chama imperecível aos anoes e isso Tolkien deixa claro:

'no exato momento em que o trabalho de Aule se completava...Ilúvatar dirigiu-lhe a palavra...disse: Porque fizeste isso? Porque tentaste algo que sabes esta fora de teu poder e de tua autoridade? Pois tens de mim como dom apenas a tua propria existencia e nada mais. E, portanto, as criaturas de tua mao e de tua mente poderao viver apenas atraves dessa existencia, movendo-se quando tu pensares em move-las e ficando ociosas se teu pensamento estiver voltado para outra coisa.

O que se segue a esse trecho é o arrependimento de Aule e sua surpresa ao ver que sua criação havia tomado conciencia propria devido a graça de Ilúvatar.
 
Voltando ao assunto, quanto a questao de o anel ter traido Sauron eu acho que nao foi o que ocorreu, pois em todos os momentos ele sempre quis voltar para a mao de seu dono.
Ja quanto a Gandalf e Sauron entendo que de posse do Um, Sauron o venceria, mas também entendo que poderia ser usado contra ele. Mesmo que este o tivesse criado e fosse imbuido de uma parcela de seu poder, isto nao quer dizer que eler nao poderia ser comandado ppor outro, mesmo que momentanemaente..
 
SE BOROMIR USASSE O ANEL, FICARIA TERRIVELMENTE MALIGNO. PODERIA ATÉ DESTRUIR SAURON, MAS NÃO SE TORNARIA ALGO MUITO DIFERENTE DELE.
BOROMIR COM CERTEZA IRIA ESCRAVIZAR ANÕES, ELFOS E HOBBITS.
 
Portador do Anel disse:
SE BOROMIR USASSE O ANEL, FICARIA TERRIVELMENTE MALIGNO. PODERIA ATÉ DESTRUIR SAURON, MAS NÃO SE TORNARIA ALGO MUITO DIFERENTE DELE.
BOROMIR COM CERTEZA IRIA ESCRAVIZAR ANÕES, ELFOS E HOBBITS.

Boromir matar Sauron? Escravisar povos? Se o Boromir usasse o anel o maximo que conseguiria seria atrair para si a atencao de Sauron e seus servos e ter uma morte rapida.
 
KADU esta certo quando diz que Boromir seria um ninguem. Ele só teria o poder da invisibilidade e teria maior longevidade, mas no fundo ele é muito mais fraco a dominação que os hobitts. Ele nunca conseguiria realizar o que Frodo ou memo Bilbo fizeram. Em pouco tempo ele seria pego e morto pelos nazgul, pode ter certeza.
Quanto a derrotar Sauron, nem em sonho. O anel confere poderes de acordo com a estatura de seu dono, e Boromir em termos de poder é um nada na terra média. Se Galadriel, Elrond, Gandalf, Saruman, pegassem o anel ai eu ate concordaria, mas Boromir?
 
Aeglos disse:
Se Galadriel, Elrond, Gandalf, Saruman, pegassem o anel ai eu ate concordaria, mas Boromir?

Destes, talvez só Gandalf e Saruman representariam perigo similar ao de Sauron caso possuíssem o Um Anel, uma vez que são maiar, seres hierarquicamente equivalentes ao Senhor do Escuro da 3a Era. Somente eles, dentre os citados, têm a capacidade sub-criativa necessária para se manipular a energia contida no Anel de forma proveitosa, para benefício próprio.

Mesmo sendo infinitamente sábios e poderosos em seus domínios, os demais são simples eldar, e não apresentam habilidades "mágicas" significativas. Podem, sim, (sendo bastante otimista) ter vontade férrea a ponto de conseguir domar o Anel, não curvando-se ante o poder negro que ele contém, mas usar desse poder da forma como um maiar faria, acredito que não.

Quanto a Boromir, nenhum comentário precisa ser feito.
 
Até Círdan e Galadriel acabariam servindo à vontade do Anel, mesmo que fizessem isso contra sua vontade. Seria uma luta perdida desdo e o início.
 
Eu acho que os Eldar mais poderosos conseguiriam de certa forma controlar o anel e rivalizar Sauron, apesar de que seriam afetados pelo anel tb.

A própria Galadriel diz isso:

In place of the Dark Lord you will set up a Queen. And I shall not be dark, but beautiful and terrible as the Morning and the Night! Fair as the Sea and the Sun and the Snow upon the Mountain! Dreadful as the Storm and the Lightning! Stronger than the foundations of the earth. All shall love me and despair!

:)
 
Aredhel, isso é o q o anel queria q ela achasse. Lembra a visão do Sam qdo ele pos o anel em Mordor? Ele pensou nele mesmo banindo o mal da Terra-Média. Isso era possível? :wink:
 
Mas nesse caso eu acho que vai depender da interpretação de cada um... na minha opinião:

1) O anel não tinha personalidade própria p/ fazer alguem querer pensar de tal forma. (apesar do filme induzir isso) :P

2) Galadriel aí está apenas por influencia dela mesma, ela não está usando o Um Anel.

3) Galadriel era tida como uma dos principais rivais de Sauron, sendo que sua sabedoria chega ao ápice na Terceira Era, sendo, se não me engano, comparada a sabedoria dela p/ TM assim como a de Manwe p/ Arda (isso eu ainda vou conferir). De qualquer forma, não era fácil de ser influenciada.

:)
 
Aredhel disse:
1) O anel não tinha personalidade própria p/ fazer alguem querer pensar de tal forma. (apesar do filme induzir isso) :P

2) Galadriel aí está apenas por influencia dela mesma, ela não está usando o Um Anel.

O Um Anel não era apenas um reservatório de poder bruto, era mesmo parte de Sauron. Um tanto da malícia e poder de sedução do Senhor Escuro haviam sido depositados no anel, e essas propriedades agiam sobre as pessoas ainda que não se tivesse contato físico com o anel. Um bom exemplo disso, além da loucura de Boromir (no final do 1o livro), é essa mesma passagem que vc citou: como já disse Prime Nazgûl, apesar de Galadriel não o estar usando, o Um Anel agia sobre ela. Tentava corropê-la oferecendo ilusões que mexiam com o ego da rainha de Lórien, que, felizmente, resistiu e ganhou o perdão dos Valar.

É bem verdade que o Um Anel não tem "personalidade própria". Nem mesmo um maia poderoso como Sauron seria capaz de criar um nova consciência. No entanto, em ocasiões como essa que vc citou, o mais razoável seria considerar que a vontade do próprio Sauron se manifesta, aquele "pedaço" da essência negra do senhor de Mordor age sempre com o objetivo de retornar pras mãos de seu dono. O que ocorre é que essas propriedades imbuídas no Anel por Sauron às vezes se confundem com uma "consciência própria"

Aredhel disse:
3) Galadriel era tida como uma dos principais rivais de Sauron, sendo que sua sabedoria chega ao ápice na Terceira Era, sendo, se não me engano, comparada a sabedoria dela p/ TM assim como a de Manwe p/ Arda (isso eu ainda vou conferir). De qualquer forma, não era fácil de ser influenciada.

Confere mesmo. Galadriel está pra TM assim como Manwë pra Arda? Meio demais essa comparação, hein?

Concordo que Galadriel era das principais rivais de Sauron, mas no sentido de ter oferecido resistência contra ele por todas as eras do Sol. Mesmo assim, como a maioria dos eldar das casas mais importantes, era ambiciosa e às vezes até arrogante (ou não teria ignorado a Professia de Mandos e cruzado o mar pra Leste) e, portanto, suscetível à corrupção dos poderes negros. Claro que adquiriu sabedoria por todos seus longos anos, ou não haveria de ter resistido ao Anel, mas foi sim, naquele momento, influenciada pelo Um Anel.[/i]
 
Húrin Thalion disse:
... como já disse Prime Nazgûl, apesar de Galadriel não o estar usando, o Um Anel agia sobre ela. Tentava corropê-la oferecendo ilusões que mexiam com o ego da rainha de Lórien, que, felizmente, resistiu e ganhou o perdão dos Valar.

Eu tenho uma interpretação diferente desse momento. Não acho que ela foi influenciada pelo Anel e nem mesmo que ela foi tentada por ele. Acho que aquele momento representou ela testando a si mesma. Aquele foi um momento Galadriel, só dela e de mais nada e ninguém. Depois de tudo de errado que ela fez durante a sua vida aparece essa oportunidade única de se provar merecedora e ela abraça com unhas e dentes. Ela abre todas as suas defesas e se coloca meio que de joelhos frente ao poder do Um Anel. E no final o recusa.
Gandafl e Elrond por exemplo nem se atreveram a chegar perto do anel (apesar de alguns momentos inconscientes) e muito menos em pensar em pegá-lo, provavelmente porque temiam que não iriam resistir ao seu poder. Agora a Galadriel mergulha de cabeça em cima do negócio. Não se pode dizer que ela foi tentada pelo Anel se o momento foi voluntarioso.
Bem, pelo menos é assim que eu vejo...
 
POderia ser um atentação sob influencia do Anel mas indireta.....
Ele foi oferecido a ela por Frodo...q ate o momento era quem menos suscetivel era ao Anel....
O objetivo do Anel era retornar para Sauron e para isso a pessoa tinha q ser seduzida........
Frodo não foi seduzido rapidamente pq os Hobbits tem uma natureza simploria e não se interessam pelas coisas q não sejam relacionadas ao seu dia-a-dia. Oq frodo queria era voltar ao Condado e a sua vida simples bada mais por isso a malicia do anel era pouca......
Galdriel por outro lado era uma Noldo e orgulhosa a sedução por parte do Anel seria mais facil sobre ela e com isso sua corrupção tbm seria rapida e o Anel retornaria para Sauron.....
A oferte de Frodo foi a meu ver induzida pelo Anel e por sua vontade de retornar a sua vidinha pacata e com essa oferta, abriu-se caminho para se seduzir Galadriel.

Então ao meu ver a tentação não foi direta por parte do anel e Galadriel se apercebeu disso mas foi ate o final como tentativa de redenção dos seus atos anteriores...pq ao recusar o Anel ela reconhece sua inferioridade e se arrepende dos seus atos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo