• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Novo ranking da FIFA

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Pra quem defende esse ranking, a entidade reconhece que ele é complexo cheio de furadas e tentou agora remodela-lo, mas continua complexo. Pelo menos reconheceram que era preciso melhora-lo

Com fórmula difícil de entender, novo ranking da Fifa dá maior peso à Copa


O Conselho da Fifa mudou o ranking da entidade com objetivo de dar mais peso a jogos oficiais, como os de Copa do Mundo, em relação a amistosos. A nova fórmula, no entanto, continua tão complexa quanto a anterior. Até cartolas que aprovaram o novo modelo admitiram nos bastidores dificuldade de entende-lo.

A mudança do ranking da Fifa foi uma consequência de críticas generalizadas ao atual sistema que vai durar até o final da Copa. Federações nacionais apontavam falta de sentido no sistema que valorizava excessivamente amistosos que pouco valiam contra adversários fracos. A pressão surtiu efeito nesta reunião do Conselho pouco antes do Mundial da Rússia. A nova pontuação valerá após a Copa.

A importância do ranking crescerá para os próximos ciclos de Copa. Além de cabeças-de-chave nos grupos, ajudará a definir vagas nas eliminatórias.

A questão é que o ranking incluiu como peso de jogo uma competição que sequer existe no momento: a

Liga das Nações. É um campeonato que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, tenta a aprovação por conta de uma proposta milionária de um grupo financeiro. Veja as principais diferenças entre os dois modelos:

Peso por jogo

Atual –
Atualmente, um jogo amistoso tem peso 1 para o ranking, e um jogo de Copa do Mundo, 4, com gradaçoes entre. Não há distinção entre partidas amistosas oficiais, nem entre jogos de grupo e de mata-mata das competições.

Novo –
haverá uma tabela complexa para peso de jogos. São os seguintes pesos: 5 para amistosos fora de datas oficiais; 10 para amistosos em datas oficiais; 10 para Liga das Nações fase de grupo; 25 para Liga das Nações fase mata-mata; 25 para eliminatórias; 35 para Copa América (ou Euro) até quartas; 40 para Copa América (ou Euro) a partir das quartas; 50 para Copa do Mundo até as quartas; 60 para Copa a partir das quartas. O detalhe é que agora um jogo de Copa pode valer até 12 vezes um amistoso sem importância. E a Liga das Nações já tem peso apesar de não existir ainda: só sua versão europeia.

Força do oponente

Atual –
Leva em conta a força do adversário do time de acordo com seu ranking, e também leva em conta a confederação. A Conmebol é a mais valorizada, próxima da UEFA, ambas com maior peso. O ranking dá 3 pontos por vitória, e um por empate.
Novo – O ranking dá um ponto por vitória e 0,5 por empate. Só que da pontuação é subtraído o ''resultado esperado para o jogo''. Esse item é calculado em fórmula complexa levando em conta os rankings dos times. Resumindo, se um time forte pega outro fraco, sua expectativa de vitória será alta. Então, a seleção forte somará um percentual menor do ponto.

Ganho e perda de pontos

Atual –
O ranking final era determinado pela média dos últimos 12 meses do time. Com menor peso, eram contabilizadas as partidas de antes desse um ano, que se depreciavam conforme o tempo.
Novo – Acabou a média atual. Foi implantado o sistema Elo pelo qual são subtraídos e adicionados pontos conforme o período e os resultados.
 
França assume liderança do ranking da Fifa após título da Copa; Brasil é 3º

DktBNF8X0AAe9Ho.jpg


Mesmo com uma participação mediana, o Brasil ainda teve a sorte de ficar a frente da atual vice-campeã.
 
O Elo é um sistema desenvolvido para o xadrez pelo Arpad Elo, imigrante húngaro aos EUA, que se considera a melhor modelagens para pontuações em jogos de soma zero num mundo ideal, embora cenários reais apresentem certas dificuldades. Parece-me confiável.
 
O ranking que verdadeiramente interessa, é quem vai terminar em primeiro na Copa, pois se o Brasil ganhar volta abrir 2 taças de vantagem sobre Itália e Alemanha.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
O ranking que verdadeiramente interessa, é quem vai terminar em primeiro na Copa, pois se o Brasil ganhar volta abrir 2 taças de vantagem sobre Itália e Alemanha.
Itália já não tem chances de empatar neste ano. A Alemanha vem forte, mas acredito que não chega como favorita, como em edições anteriores.

E pensar que parecia meio que imbatível chegar no Brasil, temos 2 Seleções que colaram e uma França que vem bem favorita para pegar seu tri.
 
uma França que vem bem favorita para pegar seu tri.

Faz muito tempo que nenhuma seleção ganha duas copas seguidas e a única que considero com chance real pra isso é a França.

Mas pra impedir isso seria bom o Brasil cruzar com ela pra exorcizar de vez o tabu (86-98-2006).
 
Faz muito tempo que nenhuma seleção ganha duas copas seguidas e a única que considero com chance real pra isso é a França.

Mas pra impedir isso seria bom o Brasil cruzar com ela pra exorcizar de vez o tabu (86-98-2006).
Se pegar, precisa ser lá na semi ou final. Assim o Brasil entra embalado e com mais ânimo para terminar este tabu de vez.
 

Confira o Top 20 do ranking da Fifa

1º - Brasil, 1.841,3
2º - Bélgica, 1.816,71
3º - Argentina, 1.773,88
4º - França, 1.759,78
5º - Inglaterra, 1.728,47
6º - Itália, 1.726,14
7º - Espanha, 1.715,22
8º - Holanda, 1.694,51
9º - Portugal, 1.676,56
10º - Dinamarca, 1.666,57
11º - Alemanha, 1.650,21
12º - Croácia, 1.645,64
13º - México, 1.644,89
14º - Uruguai, 1.638,71
15º - Suíça, 1.635,92
16º - Estados Unidos, 1.627,48
17º - Colômbia, 1.611,04
18º - Senegal, 1.584,38
19º - País de Gales, 1.569,82
20º - Irã, 1.564,61
 
Brasil liderando as vésperas da copa fica um tabu chato pra ser quebrado, mas uma hora isso tem que cair: nunca o líder venceu uma copa.
 
Desta vez temos como superar qualquer tabu.
A melhor escrita é que se repita o Brasil vencer novamente a Copa 8 anos depois de ter sido sede e atropelando todo mundo como foi em 58. Essa é boa!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo