• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nova Idéia

Deriel

Administrador
Oi =]

Estamos cogitando uma nova idéia na Valinor que é, basicamente, um usuário mais antigo poder "adotar" um usuário mais novo, de forma a auxiliá-lo no que for possível e necessário, ensinando o caminho das pedras, mostrando como postar bem, auxiliando a perder o receio de postar e de criar tópicos.

Claro que a coisa são seria tão largada assim: um Saitor ("aquele que ensina", em Quenya) seria formalmente aprovado antes de poder adotar um Nolyon ("aquele que aprende"). O vínculo existiria por algum tempo até que o Nolyon já fosse capaz de caminhar com as próprias pernas e ser ele mesmo um Saitor.

Qual o objetivo disso? Formar um círculo virtuoso de bons postadores :D O Saitor e Nolyon seriam premiados, de acordo com a atuação de ambos, com pontos de Reputação e, para os melhores, possivelmente algum benefício mais material (mas ainda em estudo!!!)

O que vocês acham? Gostariam de participar de algo assim? Acham que seria divertido e útil? :cerva:
 
É uma idéia bem-vinda! Eu mesmo demorei bastante a me achar nos tópicos e não queria bancar o "newba" floodando os moderadores de perguntas. E acho que a maioria pensa assim ao não solicitar ajuda do pessoal do fórum pensando que vão zoar das perguntas. Creio que alguém dando um auxílio no início será uma mão na roda!
 
... e pensem! Vira uma linhagem... X que foi mestre de Y que foi mestre de Z que foi de Q :g:
 
É... o tempo vai passando e a idéia vai me parecendo mais interessante. Na pior das hipóteses vc teve a oportunidade de conhecer melhor uma pessoa e isso é sempre bom.
 
Acho uma ótima idéia. Ajuda na integração dos usuários novos, especialmente daqueles que são mais tímidos.
 
Mas que poderes teria um Saitor para "educar" seu aprendiz? por mais que o mestre seja uma pessoa legal, que seus posts sejam exemplos para toda Valinor, isso não significa que seu neófito vai seguir a mesma linha, não é?

EDIT

Esqueci de dizer que também adorei a idéia. Planejam implementá-la ainda esse ano?
 
Última edição:
Gwiddion Walsh disse:
Mas que poderes teria um Saitor para "educar" seu aprendiz? por mais que o mestre seja uma pessoa legal, que seus posts sejam exemplos para toda Valinor, isso não significa que seu neófito vai seguir a mesma linha, não é?

Claro que não. Mas veja que o Nolyon perde muitas coisas agindo dessa maneira. É melhor para ambos os lados se eles trabalharem juntos. E um saitor pode muito bem dar um puxão de orelha e até uma catracada por algum erro que tenha acontecido. É uma questão de professor/aprendiz. Quer aprender? Ótimo. Não quer? A porta da frente da nösse é para serventia da casa.
 
Miss Rasta disse:
O nosso Saitor sería escolhido por vcs, ou pelos novatos?

Mútuo acordo. Tanto um Nolyon pode procurar um Saitor quanto o contrário.

Preparamos duas FAQs sobre o assunto, acho que vão gostar:

O que é um Nolyon
Nolyon vem do termo Quenya NOLYA- que quer dizer aprender. Nolyon portanto é um aprendiz, aquele que está aprendendo. Um Aluno

O que eu ganho sendo um Nolyon?
Você terá uma convivência bem mais simples e frutífera, tendo mais prazer nas discussões, discutindo com mais liberdade e tendo mais confiança na utilização do Fórum. Também abre seu caminho para ser um Saitor, o qual pode trazer grandes vantagens.

Pra quê essa idéia?
Percebemos que muitas pessoas não discutem ou não contribuem como poderiam e gostariam por não saberem como, não terem confiança na utilização do Fórum e se sentirem "de fora". O objetivo é tornar o Fórum um local mais agradável, no qual cada pessoa possa contar com outra em um círculo virtuoso.

Quando eu deixo de ser um Nolyon?
Quando atingir pelo menos 500 posts, 500 pontos de Reputação e 3 meses de Fórum, será analsiado epal Administração e se aprovado deixará você deixa de ser um Nolyon. Também pode acontecer da Administração estabelecer mais alguma meta antes de você deixar de ser Nolyon, tudo depende da qualidade de sua atuação.

O que acontece depois de eu não ser mais Nolyon?
Você passa a ser um Usuário Pleno, mas ainda não pode ser um Saitor

Como me torno um Saitor?
Ao atingir aproximadamente 1000 posts, 1000 pontos de reputação e 6 meses de Fórum você pode se oferecer à Administração para receber o título de Saitor

Posso deixar meu Saitor?
Pode. Isto não é proibido, mas é um processo doloroso que vai afetar a Reputação de ambas as partes, mas mais a Reputação de quem for "culpado': o Nolyon que foi um mau aluno o o Saitor que foi um mau tutor.

Meu Saitor é ruim, quero sair!
Basta se comunicar com a Administração

Como ser um bom Nolyon?
Não há segredo nisso: seja um bom postador, participe das áreas não-geral e mantenha uma média de 40 posts por semana. É bem simples e indolor.

Não utilize gírias demais, nem palavras chulas. Use o mínimo de internetês, escreva posts com mais do que uma linha e além do "eu acho". Resposta posts dos demais usuários e participe das discussões. Confie nas instruções do seu Saitor.

Também dá maior Reputação participar de algumas áreas específicas: Línguas Tolkienianas, Apresentações, SOCORRO!!!, Diga Amigo e Entre, por exemplo.

==============================

O que é um Saitor?
Um usuário mais antigo e experiente que está disposto a tutoriar um usuário mais novo, de forma a auxiliá-lo de todas as formas no Fórum e na Valinor. Saitor é uma palavra Quenya é significa "aquele que ensina".

Como ser um bom Saitor?
Incentive e apoei seu Nolyon. Mostre a ele como utilizar todo o ferramental do Fórum e incentive-o a participar, de forma frutífera, do Fórum. Ajude-o e alerte-o por MP.

Além, claro, de ser um bom postador você mesmo, servindo como exemplo para seu Nolyon e todoo Fórum. Metade da Reputação você ganha por sua ações e o resto pela ação de seu(s) Nolyon(s).

Como serei recompensado?
Os melhores Saitor terão uma excelente fama e serão vistos com mais seriedade, convidados para participar da Valinor e mesmo bônus materiais (ainda em estudo!) como e-mails, camisetas e livros. Você também terá um marcador de Reputação público, mostrando a todos que você é um grande Saitor.

Quais as vantagens?
Você aumenta seu conhecimento, ajuda outras pessoas a participarem mais e melhor, tornando o todo melhor e mais agradável.

Como consigo um Nolyon?
De duas formas: ou o novato te procura em seu tópico de apresnetação como Saitor ou você mesmoprocura o novato no tópico de Apresentação do mesmo. Nenhum dos dois é obrigado a aceitar o acordo, deve ser da parte de ambos, de livre escolha

Quantos Nolyon eu posso ter?

Não há limites. Sugerimos um número não muito alto, pois ser um Saitor ruim ou ausente afeta negativamente sua Reputação. Um Nolyon que deixa, com razão, um Saitor, também afeta muito negativamente a Reputação de um Saitor. Portanto, não pegue mais do que pode carregar.

O que é um bom Nolyon?
Não há segredo nisso: um bom postador, que participa das áreas não-Geral e mantenha uma média de 40 posts por semana. É bem simples e indolor.

Um bom Nolyon não utilize gírias demais, nem palavras chulas. Usa o mínimo de internetês, escreve posts com mais do que uma linha e além do "eu acho". Responde posts dos demais usuários e participa das discussões.

Um Saitor que conduza seu Nolyon nesse caminho com certeza será bem sucedido.

Como instruo meu Nolyon?
Nada de bancar o professor em tópicos. Quando for falar com seu Nolyon, o faça em particular e utilize os posts para dar bom exemplo =] E não seja muito autoritário, sempre tenha em mente que o objetivo final é uma amizade frutífera e virtuosa. Também evite a "moderação secundária".

O que fazer se meu Nolyon não corresponde?
Entre em contato com a Administração. Mesmo não sendo culpa sua o fracasso do seu Nolyon, sua Reputação sofrerá um abalo, tão grande quanto for a sua responsabilidade para com o caso. Mas é importante notar que quanto mais tempo uma dupla Saitor/Nolyon que não funciona permanecer juntos, mas danos a Reputação de ambos sofrerá.

O que são Nossë? Como consigo a minha?
Sempre que a linhagem de um Saitor sem mestre atingir 3 gerações de Saitor, ele pode dar origem a uma Nossë, uma lingagem ou clã, com fórum próprio. Se tornaria uma lenda dentro da Valinor.

Quais as vantagens de uma Nossë?
Os membros da Nossë terão um fórum particular e outros benefícios. A Nossë também poderá ter um nome e um símbolo. Por exemplo: Morgoth foi Saitor de Sauron que foi Saitor de Deriel. Logo que Deriel se tornar um Saitor a linhagem tem direito a uma Nossë, para a qual o nome "Dark Lords" foi escolhido. Portando Deriel, Nolyon de Sauron Nolyon de Morgoth seria minha linhagem completa. Mas Nossë não é um objetivo, é uma consequência! A busca somente pela Nossë causa perda de Reputação.
 
Pacht disse:
Por que tem dois tópicos? o.o
É... eu também estranhei isso... =]


Como já disse no outro tópico, adorei a idéia, qualquer coisa que eu puder ajudar, podem contar comigo! =]

Só uma coisa Deriel, como funcionaria esse sistema de reputação? É uma funcionalidade padrão do vBulletin? :ahn?:
 
Alucard disse:
É... eu também estranhei isso... =]
O outro tópico foi aberto no "Comunidade". É que existem muitos usuários que freqüentam aquela área e não freqüentam esta aqui. É um meio de fazer com que todos vejam. =]
 
Pandatur disse:
O outro tópico foi aberto no "Comunidade". É que existem muitos usuários que freqüentam aquela área e não freqüentam esta aqui. É um meio de fazer com que todos vejam. =]
Sim, realmente isso é verdade...

Mais pelo que eu ví, esta notícia nova está como anúncio no fórum... logo, a gente acaba estranhando o fato... =]
 
Alucard disse:
Só uma coisa Deriel, como funcionaria esse sistema de reputação? É uma funcionalidade padrão do vBulletin? :ahn?:

Uhum, é. No caso específico a Reputação será dada semanalmente ou quinzenalmente para os Saitor e Nolyon, segundo omerecimento de cada. O ganho de reputação do Saitor vai depender em parte da atuação do Nolyon =]
 
Deriel disse:
Uhum, é. No caso específico a Reputação será dada semanalmente ou quinzenalmente para os Saitor e Nolyon, segundo omerecimento de cada. O ganho de reputação do Saitor vai depender em parte da atuação do Nolyon =]
Puxa! Que massa! :D

Eu só espero pra ver como é que vai ser a implantação!
Pelo jeito o povo está aderindo bem!

Acho que com certeza vai ser ótimo para uma boa interação entre "novatos", "veteranos" e o fórum.
Como o Fingolfin disse mais acima, teremos uma "oportunidade de conhecer melhor uma pessoa e isso é sempre bom" =]
 
Eu acho um excelente ideia! :joy:
Apesar de estar aqui há uns 2 anos acho que gostaria de ser um Nolyon, uma vez que não posto tanto assim! :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo