• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

HoloTile: Disney revela 'piso inteligente' que pode ser usado junto a headset VR

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Fonte: Tecmundo

A Disney apresentou de forma não oficial uma nova tecnologia que pode resolver um dos grandes problemas da Realidade Virtual (VR) atualmente. A ferramenta parece capaz de permitir a locomoção de um usuário que está com um headset no rosto sem a pessoa sair do lugar.

Chamado de HoloTile, o equipamento é um piso inteligente que age como se fosse uma esteira. Cada vez que a pessoa começa a caminhar em uma direção, ela se ajusta na direção oposta para gerar a sensação de movimento sem que o usuário tire os pés da superfície.

1706318214594.png


A novidade foi revelada no clipe abaixo, a partir dos 3 minutos e 20 segundos de vídeo. No material, é possível ver em detalhes o invento e também o seu funcionamento básico.


De acordo com a demonstração, o piso é formado por uma série de unidades móveis e sensores, sendo controlado por um computador que registra o movimento.

As possíveis aplicações do HoloTile​

O responsável pela novidade é Lanny Smoot, que é imagineer (o equivalente a inventor na Disney) na companhia há 25 anos. Lanny tem ainda uma longa carreira na área de telecomunicações e já conta com mais de 100 patentes registradas em seu nome.

Ele se tornou o segundo funcionário da companhia a ser indicado ao hall da fama de inventores dos Estados Unidos, atrás apenas do próprio Walt Disney.

Mas, afinal, onde o HoloTile pode ser usado? De acordo com Lanny, há uma enorme quantidade de aplicações possíveis para a tecnologia, mas nem mesmo a equipe sabe onde ela será usada na prática.

As possibilidades incluem atrações nos próprios parques da Disney, espetáculos de dança ou atuação e até experiências interativas variadas, como simuladores e games.

"Imagine uma quantidade de pessoas em uma sala, mas podendo estar em outro lugar de forma colaborativa, se movendo por aí e vendo paisagens. Imagine palcos teatrais que possam ter isso embutido neles, para que dançarinos façam movimentos incríveis", explica o inventor.


Até o momento, não há qualquer previsão para que o HoloTile seja disponibilizado ao público ou para a própria Disney. A companhia tem vários inventos que permanecem anos nos laboratórios antes de serem aplicados comercialmente — e até sem garantias de que isso realmente aconteça.
 
eu precisava de um desses quando jogo beat saber. sou a mais emocionada, sempre me aproximando do grid de limite de espaço e batendo as mãos/controles nas coisas :rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo