• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Noite na Taverna" (Álvares de Azevedo)

Elfon disse:
com 21, adivinha doq? (para variar)

Tuberculose, como era conhecida, o mal do século... seu último poema curiosamente foi "Se eu moresse amanhã".
Na parede de seu quarto, havia nomes e datas de pessoas que admirava que haviam morrido, no ano de sua morte, escreveu um "?" na frente da data.
 
Tô lendo o livro...é bom sim! O problema é q eu tenho q apresentar um teatro...huahauhauahuah não vai ser bonito eu e o grupo criando clima de taverna na sala de aula!
 
Eu li....adorei.... já tem um tempo, mas me lembro bem.... um ótimo livro, eu peguei na net, mas nem tenho mais.... ^^
 
Eu simplismente AMO Álvares de Azevedo! :grinlove:
Para mim ele é o melhor escritor brasileiro. Ele era um gênio, que sabia utilizar muito bem as palavras e fazia poesia como ninguém! Lamentavelmente faleceu muito novo, o que impossibilitou a criação de outras obras incomensuráveis!
Nascido a 12 de dezembro de 1831 em São Paulo, onde seu pai estudava, transferiu-se cedo para o Rio de Janeiro. Sensível e adoentado, estuda, sempre com brilho, nos colégios Stoll e Dom Pedro II, onde é aluno de Gonçalves de Magalhães, introdutor do Romantismo no Brasil. Aos 16 anos, ávido leitor de poesias, muda-se para São Paulo para cursar a faculdade de Direito. Influenciado pelo mal-do-século, possui a imagem de "Byron brasileiro". Sofrendo de tuberculose, conclui o quarto ano de seu curso de Direito e vai passar as férias no RJ. No entanto, ao passear de cavalo pelas ruas do RJ, sofre uma queda, que traz à tona um tumor na fossa ilíaca. Sofrendo dores terríveis é operado - sem anestesia, atestam seus familiares - e, após 46 dias de padecimento, vem a falecer no Domingo de Páscoa, 25 de abril de 1852.
Quem me dera conhecê-lo! Acho lindo as suas poesias....

"... Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã."

Se Eu Morresse Amanhã - Álvares de Azevedo :grinlove:
 
Fico extremamente feliz em saber q, assim como eu, existem pessoas q apreciam Álvarez de Azevedo. Pra ser honesto, não conhecia ninguém (tirando professores de literatura) antes de vocês q gostassem das obras dele (com o mesmo entusiasmo q o meu!). Já cheguei a pensar q era o único na minha cidade a admira-lo!
Apesar de somente ter lido a Lira dos Vinte Anos, sem sombra de dúvidas (pra mim) ele é um dos melhores escritores nacionais! O Maior dos Ultra-Românticos!
Aprendi poesia com ele. Me identifico muito com todas as poesias. Ele sabia como colocar a própria alma no papel e fazer com q as outras pessoas a enxergassem. Um gênio!
Sou fã de carteirinha desse cara!



"Por incenso os teus perfumes,
Suspiros por oração,
E por lágrimas, somente
As lágrimas da paixão!"

(C... - Lira dos Vinte Anos - Álvarez de Azevedo)
 
Com certeza Excalibur, o maior dos ultra-românticos! Ontem comecei a reler "A Lira dos Vinte Anos" e com o mesmo entusiasmo e amor como da primeira vez que li! :grinlove:
Oh, quão bela são suas poesias e quanto sentimento se encontram nelas! Quem me dera ao menos uma vez encontrá-lo...

"Não chorem que não morreu!
Era um anjinho do céu
Que um outro anjinho chamou
Era uma luz peregrina
Era uma estrela divina
Que ao firmamento voou!"

Anjinho - A Lira dos Vinte Anos :grinlove:
 
Álvares de Azevedo é com certeza meu escritor brasileiro favorito... acho que já reli umas 5 vezes o "Noite na Taverna", é muito bom (numa noite fria, com absinto - como disse o Maglor - é melhor ainda)... Aquele clima que ele criou no livro é bárbaro!

Para o pessoal que já leu: qual o capítulo que vocês mais gostam?

Eu ADORO o Solfieri! :mrgreen:
 
Caramba! Tiraram este tópico das catacumbas do Literatura! Quando eu acabar "O Caso do Hotel Betram" da Agatha Christie relerei o livro pela décima vez, eu acho.
Respondendo a pergunta da srta. Ailiniel, o meus favoritos são o Solfieri, o Claudius Hermman e o Johann.
 
Eu me apaixonei pelo livro.
Acho que o Alvarez de Azevedo criou algo dinamico com tudo extremamente a ver com o romantismo misturando a uma temática mais macabra.
Alvares de Azevedo escreveu outros livros em prosa ou só esse?
 
eu gostei mais do claudius hermann e johann.

ele escreveu um drama , Macário, q eh um prelúdio de noite na taverna. eu naum li, mas meu prof contou a história... eh de um jovem a caminho de sp q encontra o demonio... e a peça inteira eh um dialogo entre os dois.
tem um trecho muito interessante q o demonio diz sobre sp (q eu me lembro):
''os padres são soldados; os soldados são padres; as mulheres são mulheres e os estudantes são estudantes''
qd macario pede uma explicação melhor, ele responde:
''os padres são vagabundos e os soldados são bêbados; as mulheres são p***s e os estudantes são preguiçosos''
 
Nerwen disse:
Elfon disse:
com 21, adivinha doq? (para variar)

Tuberculose, como era conhecida, o mal do século... seu último poema curiosamente foi "Se eu moresse amanhã".
Na parede de seu quarto, havia nomes e datas de pessoas que admirava que haviam morrido, no ano de sua morte, escreveu um "?" na frente da data.

o curioso eh q ele ''morreu antes de ter morrido''
ele planejou pegar tuberculose pra morrer com 21 anos, mas ele morreu alguns meses antes
 
Inwë Tarí escreveu:
"Não chorem que não morreu!
Era um anjinho do céu
Que um outro anjinho chamou
Era uma luz peregrina
Era uma estrela divina
Que ao firmamento voou!"

Adoro essa estrófe, tão inocente e pura, mostra um lado mais infantil do poeta.... :lily:

Álvares de Azevedo é com certeza um dos meus escritores preferidos!!! :grinlove:

" Aqui sobre esta mesa junto ao leito
Em caixa negra dois retratos guardo.
Não os profanem indiscretas vistas.
Eu beijo-os cada noite: neste exílio
Venero-os juntos e os prefiro unidos
- Meu pai e minha mãe! Se acaso um dia,
Na minha solidão me acharem morto,
Não os abra ninguém. Sobre meu peito
Lancem-nos em meu túmulo. Mais doce
Será certo o dormir da noite negra
Tendo no peito essas imagens puras."


queria saber onde está seu túmulo, em que está escrito seu verso: " Foi poeta - sonhou - e amou na vida." Alguém sabe?

Eu gostei do Arnold.....
 
Ele ficava trancado em um quarto úmido no inverno, quase sem roupa, para pegar tuberculose. O cara mandou mó bem em literatura, mas que era meio lelé, ele era :doido:
 
Tenho que fazer um resumo desse livro, e, como não vai dar tempo de ler (não desgrudo de Fronteiras do Universo :mrgreen: )...vou pegar os comentários de vocês :mrpurple: .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo