1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Não reconstruam Nova Orleans"

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por TT1, 12 Set 2005.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Um polêmico artigo da Slate está causando controvérsias, propondo que a cidade de Nova Orleans não seja reconstruída

    O artigo completo pode ser visto aqui:


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Nussa...
    Eu sou a favor da reconstrução, principalmente dos bairros históricos e dos redutos de jazz, que são a verdadeira essência da cidade.
     
  3. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Sim, não reconstruir vai jogar o problema para outros lugares... não resolve.

    Os Eua tem verba para fazer um negócio decente ali, vide o que os Países Baixo fazem em termos de diques e contenção de água, etc...

    E com a popularidade do Bush em franca decadencia + a língua solta da madame Petróleo, Bárbara Bush... não sobraram muitas alternativas.
     
  4. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Deixa eu ver se entendi: quem escreveu isso tá querendo dizer que é melhor não reconstruir a cidade pq há muitos pobres e negros lá? Por que as escolas são ruins? Meu... isso é nazismo.

    Parece até que só há pobres pq a cidade fez as pessoas ficarem pobres... o problema é muito maior...

    "Hummm... tem muitos pobres nas favelas... vamos botar fogo e não reconstruir... fodam-se os pobres..."
     
    Última edição: 12 Set 2005
  5. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    É que lendo todo o artigo dá pra perceber que ele não está abordando a questão "são negros e pobres, então que se lixem".

    Ele está querendo dizer:

    1) o lugar não quer ser uma cidade, quer ser um lago.

    2) não existe glória a ser reconstruída em New Orleans.

    3) only a sadist would insist on resurrecting this concentration of poverty, crime, and deplorable schools.

    Ou seja, ele não quer reconstruir, mas não fala o que fazer com 400 mil pessoas que tinham casas, lares naquele lugar. Esse é o problema.

    E como disse, as decisões daqui para frente vão esbarrar em tentativas populistas de Bush filho, nada vai ser movido pela "razão" e a culpa disso é do próprio Bush.

    Sem falar que o problema não se restringe a New Orleans, ele vai mais além, passando por toda aquela costa do Golfo do México.
     
  6. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Eu acho que reconstruindo sempre dá pra mehorar alguma coisinha aqui, outra acolá, melhorar o acesso a tal lugar...;-):beer:
     
  7. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Ele não está pensando em raízes culturais ou algo do tipo. Ele tá pensando na relação custo - benefício... e prova por A + B que New Orleans dava prejuízo.
     
  8. Orion

    Orion Jonas

    mas o problema é que aquela área é endêmica de furacões e por estar abaixo do nível do mar, não há dique de proteção que não faça a cidade virar uma piscina denovo. se um furacão caísse em cima de amsterdã, a cidade ia ser destruída rapidinho.

    mas de qualquer forma, há todo o problema da população e é um problema que requer soluções a curto prazo, porque tem gente morrendo. e a longo prazo, porque a disparidade social e a pobreza e segregação daquela região, que o furacão "trouxe a tona" são graves.
     
  9. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    O que não pode é fazer-se pensar que o problema se resume a New Orleans, não é só lá que a segregação parou no tempo.

    Aliás, eu estava falando com um amigo de Mississipi, antes do Katrina, e ele me falou que até hoje a KKK realiza determinados ritos em Estados extremamente conservadores do Sul dos EUA.

    E voltamos ao que eu estava falando no outro tópico esses dias: ideologia.

    Que imagem sempre nos foi vendida de lá? huh? Quem diria que o Terceiro Mundo iria se manifestar com tamanha força dentro da nação libertária e que quer levar civilização ao Globo, um 'Trotskismo' as avessas.
     
  10. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Nova Orleans fica na ponta do maior sistema hidroviario do mundo, é um porto importantissímo, é inevitavel que seja reconstruida.
     
  11. TT1

    TT1 Dilbert

    Vamos reconstruir. Mas as pessoas vao trabalhar onde?
     
  12. Francis Drake

    Francis Drake Banned

    Eu axo q msm q reconstruissem, a cidade iria fikar depende do governo por uns pares de anos, primeiro pq quem eh q vai querer investir em uma "cidade risco" onde seus bens, e investimentos das mais variadas formas podem fikar encharcados, senão arrastados, pela enchente, ou simplesmente levantarem vôo =/
    O fator mais preocupante do momento eh: onde colocar todas as vitimas dessa catastrofe?
    nos bairros contruidos? possivelmente, mas ai, julgo eu, q como o racismo eh mto forte nessa região, serão criados gigantescos bairros negros e polos de bairros mais ricos, dividindo a cidade em varias secções...
    Numa boa ipótese, New Orleans vai se tornar uma Brasília americanizada, com um centro urbano totalmente diversificado, industrias marginalizadas e esses bairros q eu falei...

    Eu não estou a par dos ocorridos lah e isso eh soh oq eu axo no momento tendo lido resumidamente este artigo... mas creio q a situação tenda a melhorar...
    Mais uma coisa, New Orleans não fika pronta em menos de 2 anos
     
  13. Meriadok Malkav

    Meriadok Malkav Pssst...You're gonna die soon

    O negócio é: Não é possível simplesmente reconstruir New Orleans em um outro lugar, menos sucetível(é assim que escreve?) a furacões ou o que quer que seja. Isso requer MUITA vontade - coisa que o nosso "querido" Bush filho não parece estar com muita - e muito dinheiro - algo que está sendo gasto em algo MUITO mais importante; uma guerra.

    Ou seja...o cara até está certo no ponto que seria muito mais, digamos, "melhor" reconstruir a cidade em outro lugar e deixar essa como está...mas, ao meu ver, é completamente impossível nesse momento...

    E, sim, existe pobres no EUA também, como em todo o mundo, inclusive na Noruega e na Suécia, alguns dos países melhores classificados no IDH. Isso não é privilégio apenas de 3º Mundo.
     
  14. Francis Drake

    Francis Drake Banned

    Deixar como estah não dah... parece q estah iniciando-se uma serie de epidemias na região, por causa dos esgostos destruidos e "lixões" arrasados, se grandes grupos de pessoas com alguma dessas epidemias forem se abrigar em outro estado, podem causar uma epidemia nacional no EUA...
     
  15. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    1º - Ninguém reclamou do tom racista do artigo? O cara fica usando o fato de ser um lugar com muitos negros como argumento contra a reconstrução

    2º - Tem q reconstruir pra eu poder ir no Mardi Gra e trocar beeds for boobs
     
  16. Francis Drake

    Francis Drake Banned

    o Eönwë escreveu apenas reclamando e chamando atenção para esse preconceito implicito no artigo...
    o fato do autor defender a ideia de q não deve haver reconstrução da cidade por motivos raciais desqualifica uma boa parte do artigo, tendo essa base de argunmentação por opinião (não manjo de redação, axo q esse termo tah errado =/)
     
  17. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Eu nao sei nem o que eu comento aqui..
    Sinceramente, acho que nao dar importancia a artigos como este é um passo importante para que eles deixem de existir.
     
  18. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Na verdade o artigo tem base em números, voces é que estão levando para o outro lado.

    Repito, ele aponta um problema desconsiderando a raiz cultural da coisa:

    e levando em conta um aspecto racional.

    O porém é não apontar uma solução, a segregação dessa massa de 400.000 pode ser ainda pior do que a reconstrução.
     
  19. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Isso de "lado racional" de certa forma lembra aquele texto do Swift, "Modesta Proposta" or something.
     
  20. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Ah... mas veja bem...

    não é desse racionalismo teórico criticado em "Modesta Proposta" que eu estava falando.
     

Compartilhar