• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Não reconstruam Nova Orleans"

Lordpas disse:
Ah, mas são coisas diferentes. ^^

São?

"A solução pra acabar com a fome na irlanda é comermos as crianças pobres"

"Não vamos reconstruir uma cidade com tais índices de pobreza, população negra e afins porque tudo isso custará x dólares e blablabla"

Para mim parece igual. Com a diferença que o Swift pretendia ser irônico :cerva:

(Mas enquanto eu lia o texto eu imaginei por alguns momentos que todos os dados descrevendo o fracasso que é New Orleans servem mais ou menos para dizer "Não reconstruam a cidade, façam uma (olha, essa é de gênio) New New Orleans. Mas não acho que foi o que o texto quis dizer de fato, eu que coloco letras cor de rosa em tudo que leio. =] )
 
Tá.

Mas olha só.

Quando eu falei em racional, tava me referindo apenas ao aspecto de que não se estava dando importancia ao aspecto cultural, emotivo, etc das pessoas e fazendo uma fria análise calculista sobre o que fazer com New Orleans.

Era em relação a minha denotação de "racional" que eu falei:

Ah, mas são coisas diferentes. ^^

E foi justamente por me expressar toscamente que eu falei isso. :dente:

Mas enquanto eu lia o texto eu imaginei por alguns momentos que todos os dados descrevendo o fracasso que é New Orleans servem mais ou menos para dizer "Não reconstruam a cidade, façam uma (olha, essa é de gênio) New New Orleans. Mas não acho que foi o que o texto quis dizer de fato, eu que coloco letras cor de rosa em tudo que leio.

:lol:

Essa de New New foi supimpa. Mas eu não vi nada demais no cara, ele não manda exterminar os negros ou algo do tipo, ele apenas fala a verdade: a maioria da população negra em Nova Orleans é pobre e muito provavelmente vai continuar a ser... então sejam racionais economicamente e usem de outro projeto do que esse de querer restaurar uma glória que já morreu a muito e era vendida a turistas do Bairro Francês.

Em resumo, o dinheiro poderia ser melhor empregado segundo a visão dele.
 
eu acho que seria legal não reconstruir e aquilo lá virar uma cidade fantasma como ponto turístico.... :P
 
New New me lembra Futurama :think:

Enfim, mesmo que ela esteja abaixo do nível do mar, sempre choveu lá e parece que isso nunca foi problema. Se usarem o dinheiro para reconstruirem os diques, mas de uma maneira responsável, não como estavam antes, afundados, etc, não vejo o por quê não reerguerem a cidade.
 
não sei direito o que achar deste texto. do ponto de vista absolutamente técnico, ele está certo; aquela cidade era praticamente uma bomba relógio, uma provocação à natureza. Não há porque a maior parte daquela cidade existir, pois é um porto mas a verdade é que o rio mississipi já quase não é navegado, tanto que, economicamente, ela estava terrível.

Claro, não tem sentido vc tirar as pessoas de um local que já existe e tem infra-estrutura só por causa disso, mas agora que essa infra deixou de existir, é uma boa hora para repensar a cidade.

E para quem falou da parte histórica, a cidade antiga (francesa) quase não foi atingida pelas águas, porque foi construída na parte alta - como toda pessoa sensata faria. A modernidade e a tecnologia foi que nos tornaram ousados demais...


"Modesta Proposta" or something.

achei o título do livro : "Uma modesta proposta para prevenir que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o país, e para as tornar benéficas para a República". Para quem não sabe, é um livro satírico. E Ana, o pior é que, do ponto de vista 'emocional' (= questão dos negros e pobres) eu não acho que ele esteja sendo satírico... :puke:

enfim, não concordo com os argumentos do cara, ele desbancou para o preconceito, mas a idéia inicial não é totalmente ruim. Já que houve uma catástrofe, e vamos ter que gastar muito dinheiro, vamos pensar no que vale a pena ser feito, no que pode ser melhorado, ou seja, extrair algo de bom de tudo isso.
 
Apesar das dificuldades, sendo elas as mais absurdas, aposto q o Mr. Bush vai reerguer a cidade pra aumentar o status dele q anda em baixa pelos EUA...
Na pior das ipoteses, New Orleans ainda mantem sua "cultura local" jah q como a Ana Cwen disse, a parte aniga da cidade foi poko atingida...
E caso seja reconstruida, passará a chamar "New New Orleans"? uasuahshua fraca essa =p
 
Esse é o preço que se paga pelos EUA terem "comprado" da França alguns séculos atrás esta região banhada pelo Mississipi mas vulnerável a grandes furacões.

Erguer uma cidade abaixo do nivel do mar numa rota de furacões é praticamente o mesmo que morar perto de um grande vulcão que pode explodir a qualquer momento.

Nada como uma desgraça pra eles voltarem um pouco mais a si próprios e deixarem de se meter ou tacar bomba no quintal dos outros. Nova Orleans está sendo bem diferente do 11 de Setembro de NY porque além da area atingida ser muito maior, lá está nada mais nada menos que boa parte da herança da escravidão dos negros no Sul do país. Acaba reabrindo uma velha ferida do passado.

Independente de reconstrução, no mínimo é uma experiência pra lá de importante pra eles ao menos uma vez na vida refletirem.
 
Última edição:
ola..... numa boa... o cara eh racit... e eh isso q peca no artigo dele.... ele trça uma relaçao entre pobresa e cor de pele......
artigo disse:
"with about 27 percent of the population of 484,000 living under the poverty line, and it's a black place, where 67 percent are African-American."
nao digo q o dado nao seja verdadeiro... mas a FORMA de dizer .... o jeito q ele gruuppou a quantidades de negros da cidades exatamente apos falar da pobresa.... entendem oq estou dizendo?

fora isso acho q existem varios outros argumentos contra refazer a cidade.... e ele poderia os ter usado bem melhor... do q mostrar o quao o negros de nova orleans nao sabem escolher onde morar e foram acossados pela ira divina por nao serem americano bons o suficiente e portanto nao devemo refazeruas casas.... pois foi dessa forma q ele falou.... aposto q ele eh um redneck sulista ....


abraços dwarf

p.: o teclado q eu estou usando eh pessimo... deculpem os inumero erros de dgitçao....
 
Sei lá Logan... eu até concordo que parece isso, mas até onde vai o nosso senso de "eufemismos", digamos assim?

Porque é nítido que a maioria da população pobre é negra, principalmente na até então extinta Nova Orleans.

Eu levaria todos esses números como uma crítica a essa "América" de fachada que está sob a égide da liberdade e civilização, não como se o cara fosse um mero racista, até porque ele não condena uma pessoa por ser negra, etc...

Talvez seja o modo objetivo, incisivo como ele fala que faça mal aos nossos ouvidos, mas será que não é bom isso? Treinar nossas cabças pra uma realidade um tanto enfadonha?

Btw, ontem eu fui buscar meu primo no colégio. Ele e os amiguinhos de 7 anos (isso mesmo, SETE anos) estavam falando em "assolan" pra cá, "assolan" pra lá... e de repente eu percebo que eles estavam rindo macabramente de um colega negro que eles tinham... É nessas horas que um retrato um pouco mais incisivo e sem meias palavras é necessário, basta olhar para as crianças endiabradas filhas de uma classe média que prega a não segregação (hipocrisia até o último fio de seus lisos cabelos). Não creio que funcionasse diferente em Nova Orleans, até mesmo pelos números que a Reuters divulgou no início retratando que da população com melhores condições de vida lá, 80% eram de brancos.... isso numa cidade onde 67% são negros.

O único motivo para essa discrepancia, que eu consigo ver, é o preconceito nu e cru (que cresce junto com cada um). Um vestígio de uma sociedade marcada por KKK e similares.
 
mas lord nao digo q o proprio preconceito foi q tornou a cidade assim.... o meu ponto eh q do jeito q o texto foi escrito parece q os negros pobres sao um cancro na perfeita sociedade americana e devem ser erradicados..... do jeito q o cara escreveu fica obvio q sao os pobres negros q moram em lugares ruins q possibilitaram tudo isso... e nao uma sociedade preconseituosa q os deixou apenas lugares ruins para morar sacou?

o cara eh redneck... nao tem jeito... e muito embora entenda q muita parte do glamour da cidade vai se perder em sua reconstruçao... aposto q a sua resconstruçao vai ser uma otima oportunidade das pessoas melhorarem sua cidade e alem disso vai adcionar mais uma linda pagina a historia de uma cidade tao interessante quanto New Orleans.

Dwarf
 
Pra botar mais fogo na discussao:

Água ultrapassa dique e Nova Orleans está enchendo de novo

NOVA ORLEANS, Louisiana, EUA - Um dos diques de Nova Orleans está cedendo à pressão da água, que se eleva com a aproximação do furacão Rita, informa a CNN. Os primeiros relatos do Corpo de Engenheiros do Exército indicavam que a água subira rapidamente, ultrapassando a barragem. Mas, segundo o repórter, o problema é mais grave e há uma brecha no dique na zona conhecida como Lower 9th Ward, que pode resultar numa nova inundação da cidade em poucas horas. A área foi uma das mais castigadas pelo Katrina.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo