1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ná...em outros tempos...

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Elrohir Tinúviel, 23 Jan 2006.

  1. No curso de Quenya....fala-se a possibilidade de passa o verbo "Ná" para o plural....e que se não me engano fica "nuva"....mas não lembro de ter algum comentário sobre se é possível passar tal verbo para o pretérito e o aoristo...alguém sabe alguma coisa?....Namarië... :mrgreen:
     
  2. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    é o verbo "ser/estar" no singular, no tempo presente. Nar é a sua forma plural. Nauva é sua forma no tempo futuro, e desconhecemos qualquer forma plural neste tempo verbal. Na seria o verbo no infinitivo.


    Tenn' enomentielva!
     
  3. Tilion

    Tilion Administrador

    O plural do futuro naturalmente seria nauvar.
     
  4. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Não incluí tal forma porque até onde eu saiba ela não é atestada, mas certamente a construção está correta, caso tal tempo realmente tenha forma plural.


    Tenn' enomentielva!
     
  5. Sim....eu conheço essas formas...Ná...Nar...Na...Nauva(não seria Nuva?...já que é um verbo de radical A....)...e que pelas regras possa existir um possível Nauvar.....mas a minha maior dúvida é em questão do passado/aoristo...como escreveria por exemplo as frases:
    -Orodruin é a montanha da perdição.(acredito que devo usar o Aoristo)
    -Lothórien era linda sob a proteção de Galadriel.(e aqui o passado)

    Namárië :mrgreen:
     
  6. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Acho que o aoristo seria na (igual ao infinitivo), e o pretérito seria ne (ou , talvez o Gabriel possa dar uma ajuda nessa questão).

    Tenn' enomentielva!
     
  7. Tilion

    Tilion Administrador

    A forma nauvar particularmente não é atestada, mas como a desinência de futuro plural é (Valar valuvar "A vontade dos Valar será feita" - WJ: 404), nauvar é mais do que plausível.
     
  8. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Havia me esquecido dessa passagem. Obrigado por lembrar.
    Alguma idéia sobre "ne" vs. "né"?
     
  9. Tilion

    Tilion Administrador

    Provavelmente não há diferença entre o presente e o aoristo do verbo "ser" em Quenya, assim como também o infinitivo; logo, seria para os três tempos.

    O futuro é nauva e não **nuva porque o -a final não é retirado antes da desinência -uva quando esse -a também for a única vogal do radical, e o radical nesse caso é NÂ.

    Quanto ao pretérito, ele seria *né mesmo, em analogia ao . A forma *ne seria usada quando desinências fossem adicionadas a ela, tal como no caso de na.
     
  10. Aahhh...entendi...Hantalë a todos os pacientes... :mrgreen:
     

Compartilhar