• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Música Italiana

Focr_BR

Usuário
Usuário Premium
Alguem aqui gosta?

Se sim, quais artistas preferidos?

Ultimamente tenho ouvido muito Negramaro, que é de longe a banda que mais gosto. Fora os pops classicos como Laura Pausini, Eros Ramazotti e até o Tiziano Ferro.

Segue uma musica do Negramaro:

Última edição:

Giuseppe

Eternamente humano.
De música italiana pop moderna eu não conheço nada. Das clássicas dos anos 1960 o meu favorito é o Joe Sentieri que infelizmente não é tão conhecido fora da Itália.

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Os dois idiomas que mais gosto na música são o francês e italiano nessa ordem.

Mas quando se trata de música especificamente, dependendo do gênero e de quem canta o italiano muitas vezes se torna o meu preferido.

Eu curto desde o erudito/clássico, onde felizmente o italiano até hoje é um dos idiomas mais importantes do mundo até o pop romântico.

Mas sem deixar de curtir também rock e aproveitando vou mencionar uma banda progressiva dos anos 70 que eu gosto que é o Biglietto per l`inferno

Focr_BR

Usuário
Usuário Premium
Os dois idiomas que mais gosto na música são o francês e italiano nessa ordem.

Mas quando se trata de música especificamente, dependendo do gênero e de quem canta o italiano muitas vezes se torna o meu preferido.

Eu curto desde o erudito/clássico, onde felizmente o italiano até hoje é um dos idiomas mais importantes do mundo até o pop romântico.

Mas sem deixar de curtir também rock e aproveitando vou mencionar uma banda progressiva dos anos 70 que eu gosto que é o Biglietto per l`inferno

A onda do progressivo Italiano foi bem forte, desses acho que o que mais ouvi foi Banco Del Mutuo Soccorso:

Acho que ouvi um pouco de Premiata Forneria Marconi também.

Última edição:

Turgon

ワンピース
Eu gosto desta aqui.

Mas falando sério. Eu gosto muito da banda Rhapsody of Fire. O Fábio Lione canta muito! Para quem não reconhece por nome, hoje em dia ele tem feito o vocal da banda Angra.

Béla van Tesma

Blood-sucker
Bem... Se me permitem, vou começar o post chovendo no molhado e citar alguns "óbvios" porque talvez não o sejam para todos. Minha geração cresceu ouvindo Laura Pausini, mas tenho a impressão de que hoje ela ainda meio esquecida (eu mesmo a abandonei depois do terceiro disco, e também porque ela acabou adotando o inglês em alguns discos né?). Mas à época eu gostava tanto dela que Las cosas que vives (1997) foi o primeiríssimo disco de música que comprei na vida com minha mesada rs. (Ela era, na verdade, meu crush musical desde a época do Se fué/Non c'è — conferir vídeo abaixo). Isso já entrega de certa forma que eu prefiro a Laura cantando espanhol, mas em italiano os três primeiros discos me agradam bastante também (há outros em italiano, a quem interessar). Então minha primeira menção é dela, sem dúvida. E deixo como degustação estas duas canções:
Laura Pausini - Non C'è

Laura Pausini - Due innamoratti come noi

Não esquecer que o Renato Russo fez cover de Laura Pausini também :grinlove:

Bem...
Continuando, entre os mais "óbvios" caberia destacar ainda estes:
Eros Ramazzotti - Un'altra te:

Eros Ramazzotti - Cose della vita

Gianluca Grignani - La mia storia tra le dita

Duas menções ainda mais antiguinhas para quem não conhece:
Gigliola Cinquetti - Non ho L'Età
(Com esta canção, ela venceu o Eurovision de 1964)

Gigliola Cinquetti - Dio come ti amo :grinlove:

E tem também este clássico que muito conhecem na versão dos Engenheiros do Hawaii, mas eu recomendo conhecerem o original, que é muito bacana:
Gianni Morandi - C'Era Un Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles E I Rolling Stones

Tem esta canção que ficaria mais famosa na voz do Luciano Pavarotti, mas a original é bacana e passa outra emoção:
Lucio Dalla - Caruso

Eu também gosto bastante desta versão italiana que fizeram de uma canção do Roberto e Eramos Carlos:
Ornela Vanoni - L'appuntamento

E por fim (por enquanto) recomendo o rock n' roll da Gianna Nannini, de quem ponho, como exemplos, estas duas canções aqui:
Gianna Nannini - Meravigliosa Creatura

Gianna Nannini - California
(Esta aqui tem um solinho de guitarra muito show de bola, recomendo) :grinlove:

De imediato são as recomendações que me ocorrem. Depois vejo se lembro de outras, que o post já ficou longo e ninguém vai ouvir nada mesmo haha. :timido:

Béla van Tesma

Blood-sucker
Ah, não querendo floodar o tópico, me ocorreram mais três recomendações aqui.

Zucchero - Senza una donna
O Zucchero fez muito sucesso na época dessa canção, mas meio que depois sumiu do radar aqui em terras brasileiras, embora sua carreira seja longa e próspera na Itália.

Andrea Bocceli - Con te partirò
Esta aqui todos conhecem, provavelmente em alguma versão ao vivo, que são tantas; talvez na versão cantada com a Sarah Brightmann, meio em italiano meio em inglês ("Time to say goodbye"). Aqui opto pela versão de estúdio porque sim.

E por último a Emma Shapplin. Apesar de ser uma soprano francesa, ela gravava quase tudo em italiano antigo. Seu estilo, definido na Wikipédia como "pop operístico" ou "classical crossover", entre outros, é bem peculiar. E confesso que até hoje procuro outros artistas que façam algo parecido com o que ela fez nos dois primeiros álbuns (Carmine meo, 1997; Etterna, 2002). Ouvir esses dois discos, pra mim, é uma experiência até hoje inigualável. :grinlove: Deixo uma amostrinha de cada álbum:

Emma Shapplin - Favola breve

Emma Shapplin - La notte etterna

Bônus: a Emma Shapplin, além de ter uma voz de anjo,é apaixonantemente linda e estilosinha rs:
224042.jpeg

Lissa

Chocolatier Honoris Causa
Eu sou louca por Sonohra, uma dupla de italianos fofos que tá mais voltada pro pop. Descobri em 2008, era bem teen. Mas eles vêm amadurecendo o som, tá bem legal acompanhar o crescimento. Aqui vai minha música favorita da época que conheci e uma da nova era.

Antes:

Agora:

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Dois gigantes ainda não mencionados aqui que nunca podem faltar.

Enrico Caruso - Durante muito tempo foi considerado um dos maiores tenores de todos os tempos.

Luciano Pavarotti - Um dos grandes responsáveis por atrair uma nova geração jovem de apreciadores de música clássica/erudita e ajudando a popularizar a ópera em numa nova e promissora fase.

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.470,00
Meta
R$4.800,00
Termina em: