• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Música Italiana

felipeocr

Usuário
Alguem aqui gosta?

Se sim, quais artistas preferidos?

Ultimamente tenho ouvido muito Negramaro, que é de longe a banda que mais gosto. Fora os pops classicos como Laura Pausini, Eros Ramazotti e até o Tiziano Ferro.

Segue uma musica do Negramaro:

 
Última edição:
De música italiana pop moderna eu não conheço nada. Das clássicas dos anos 1960 o meu favorito é o Joe Sentieri que infelizmente não é tão conhecido fora da Itália.
 
Os dois idiomas que mais gosto na música são o francês e italiano nessa ordem.

Mas quando se trata de música especificamente, dependendo do gênero e de quem canta o italiano muitas vezes se torna o meu preferido.

Eu curto desde o erudito/clássico, onde felizmente o italiano até hoje é um dos idiomas mais importantes do mundo até o pop romântico.

Mas sem deixar de curtir também rock e aproveitando vou mencionar uma banda progressiva dos anos 70 que eu gosto que é o Biglietto per l`inferno

 
Os dois idiomas que mais gosto na música são o francês e italiano nessa ordem.

Mas quando se trata de música especificamente, dependendo do gênero e de quem canta o italiano muitas vezes se torna o meu preferido.

Eu curto desde o erudito/clássico, onde felizmente o italiano até hoje é um dos idiomas mais importantes do mundo até o pop romântico.

Mas sem deixar de curtir também rock e aproveitando vou mencionar uma banda progressiva dos anos 70 que eu gosto que é o Biglietto per l`inferno


A onda do progressivo Italiano foi bem forte, desses acho que o que mais ouvi foi Banco Del Mutuo Soccorso:


Acho que ouvi um pouco de Premiata Forneria Marconi também.
 
Última edição:
Eu gosto desta aqui.


Mas falando sério. Eu gosto muito da banda Rhapsody of Fire. O Fábio Lione canta muito! Para quem não reconhece por nome, hoje em dia ele tem feito o vocal da banda Angra.
 
Bem... Se me permitem, vou começar o post chovendo no molhado e citar alguns "óbvios" porque talvez não o sejam para todos. Minha geração cresceu ouvindo Laura Pausini, mas tenho a impressão de que hoje ela ainda meio esquecida (eu mesmo a abandonei depois do terceiro disco, e também porque ela acabou adotando o inglês em alguns discos né?). Mas à época eu gostava tanto dela que Las cosas que vives (1997) foi o primeiríssimo disco de música que comprei na vida com minha mesada rs. (Ela era, na verdade, meu crush musical desde a época do Se fué/Non c'è — conferir vídeo abaixo). Isso já entrega de certa forma que eu prefiro a Laura cantando espanhol, mas em italiano os três primeiros discos me agradam bastante também (há outros em italiano, a quem interessar). Então minha primeira menção é dela, sem dúvida. E deixo como degustação estas duas canções:
Laura Pausini - Non C'è

Laura Pausini - Due innamoratti come noi

Não esquecer que o Renato Russo fez cover de Laura Pausini também :grinlove:

Bem...
Continuando, entre os mais "óbvios" caberia destacar ainda estes:
Eros Ramazzotti - Un'altra te:

Eros Ramazzotti - Cose della vita

Gianluca Grignani - La mia storia tra le dita


Duas menções ainda mais antiguinhas para quem não conhece:
Gigliola Cinquetti - Non ho L'Età
(Com esta canção, ela venceu o Eurovision de 1964)

Gigliola Cinquetti - Dio come ti amo :grinlove:

E tem também este clássico que muito conhecem na versão dos Engenheiros do Hawaii, mas eu recomendo conhecerem o original, que é muito bacana:
Gianni Morandi - C'Era Un Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles E I Rolling Stones

Tem esta canção que ficaria mais famosa na voz do Luciano Pavarotti, mas a original é bacana e passa outra emoção:
Lucio Dalla - Caruso

Eu também gosto bastante desta versão italiana que fizeram de uma canção do Roberto e Eramos Carlos:
Ornela Vanoni - L'appuntamento

E por fim (por enquanto) recomendo o rock n' roll da Gianna Nannini, de quem ponho, como exemplos, estas duas canções aqui:
Gianna Nannini - Meravigliosa Creatura

Gianna Nannini - California
(Esta aqui tem um solinho de guitarra muito show de bola, recomendo) :grinlove:



De imediato são as recomendações que me ocorrem. Depois vejo se lembro de outras, que o post já ficou longo e ninguém vai ouvir nada mesmo haha. :timido:
 
Ah, não querendo floodar o tópico, me ocorreram mais três recomendações aqui.

Zucchero - Senza una donna
O Zucchero fez muito sucesso na época dessa canção, mas meio que depois sumiu do radar aqui em terras brasileiras, embora sua carreira seja longa e próspera na Itália.

Andrea Bocceli - Con te partirò
Esta aqui todos conhecem, provavelmente em alguma versão ao vivo, que são tantas; talvez na versão cantada com a Sarah Brightmann, meio em italiano meio em inglês ("Time to say goodbye"). Aqui opto pela versão de estúdio porque sim.


E por último a Emma Shapplin. Apesar de ser uma soprano francesa, ela gravava quase tudo em italiano antigo. Seu estilo, definido na Wikipédia como "pop operístico" ou "classical crossover", entre outros, é bem peculiar. E confesso que até hoje procuro outros artistas que façam algo parecido com o que ela fez nos dois primeiros álbuns (Carmine meo, 1997; Etterna, 2002). Ouvir esses dois discos, pra mim, é uma experiência até hoje inigualável. :grinlove: Deixo uma amostrinha de cada álbum:

Emma Shapplin - Favola breve

Emma Shapplin - La notte etterna


Bônus: a Emma Shapplin, além de ter uma voz de anjo,é apaixonantemente linda e estilosinha rs:
224042.jpeg
 
Eu sou louca por Sonohra, uma dupla de italianos fofos que tá mais voltada pro pop. Descobri em 2008, era bem teen. Mas eles vêm amadurecendo o som, tá bem legal acompanhar o crescimento. Aqui vai minha música favorita da época que conheci e uma da nova era.


Antes:

Agora:
 
Dois gigantes ainda não mencionados aqui que nunca podem faltar.

Enrico Caruso - Durante muito tempo foi considerado um dos maiores tenores de todos os tempos.

210px-Enrico_Caruso_XV.png


Luciano Pavarotti - Um dos grandes responsáveis por atrair uma nova geração jovem de apreciadores de música clássica/erudita e ajudando a popularizar a ópera em numa nova e promissora fase.

Luciano_Pavarotti_15.06.02_cropped2_%28squared%29.jpg
 
Só para citar que uma banda Italiana, que tem a maioria de suas composições em italiano, ganhou o Eurovision, e esta fazendo sucesso em varios lugares nesses ultimos tempos:

Já ouvi um montão e inclusive mencionei no "que música estão ouvindo agora?". Esse disco é muito bom, destaque para a vencedora do Eurovision "Zitti e Buoni" e eu gosto muito de "Coraline".

Eu gosto de música italiana antiga, aquelas que ouvia com o meu pai. Essa playlist aqui tem várias das minhas favoritas, incluindo a versão original de Tu Vuo Fà L'Americano.
Eu também adoro Il Mondo, na versão do Jimmy Fontana:
 
Já ouvi um montão e inclusive mencionei no "que música estão ouvindo agora?". Esse disco é muito bom, destaque para a vencedora do Eurovision "Zitti e Buoni" e eu gosto muito de "Coraline".

Eu gostei bastante de Vent'anni, além de Coraline.

Ouvi o primeiro album deles, e achei interessante também.

Eu gosto de música italiana antiga, aquelas que ouvia com o meu pai. Essa playlist aqui tem várias das minhas favoritas, incluindo a versão original de Tu Vuo Fà L'Americano.
Eu também adoro Il Mondo, na versão do Jimmy Fontana:

Ja tinha ouvido a musica, mas não sabia o nome, nem que ela era bem conhecida, interessante conhecer.
 
Ahhhh, o barroco italiano. Colorido, saboroso, exala calor e alegria. Sobra em tudo aquilo de bom que falta aos alemães, franceses e ingleses.


Detalhe, ciaccona (ou chacona, ou alguma variação disso) é um ritmo originário da América do Sul (alguns dizem que do Brasil, especificamente) que foi levado à Europa pelos navegantes e se popularizou por lá nos séculos XVI e XVII, desde o mediterrâneo até as ilhas britânicas e as planícies do norte. Podemos dizer que foi o primeiro Michel Teló que temos registro.
 
Laura Pausini lançou um single novo, e um "documentario/filmes" na Amazon:


Achei bem legal o Karaoke com drones, e Roma é uma cidade linda demais.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo