• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MORTE AO TOLKIEN!!!!!!!!!!

Status
Fechado para novas mensagens.
Q polemica eu causei... espero q eu não tenha ficado com imagem d palhaço, como o Ugluk falou q uns ficaram...

Bem, pra quem pediu desculpa, beleza, tá desculpado. 8-)

E talvez alguem tenha ficado com a impressão d q eu concordo com a menina q fez o topico, mas eu não concordo. Eu só não concordo com o argumento q usaram pra critica-la.
 
Não ficou com imagem de palhaço.

O fato é que alguém que tem 13 anos não pode querer comparar o seu embasamento teórico com o de alguém mais velho (se este alguém mais velho esudou durante sua vida e se preocupou em crescer culturalmente). Veja bem, não estou falando de discernimento nem de maturidade. Mas eu tenho 17 anos de estudo contínuo (desconsiderando jardim e maternal), e vcs não tem isso nem de idade.

Então é meio chato pra nós, mais velhos, ouvir que "idade não tem nada a ver" quando tem sim a ver, e muito. Torno a dizer que não estou falando de discernimento nem de maturidade, nem tampouco de inteligência. Estou falando de conhecimento, cultura e experiência. E paciência. Perecebem a diferença?

Por isso, quando se trata de crianças e pré-adolescentes, há quase sempre uma falha de percepção ao entender a proposta dos livros de Tolkien, e uma identificação imediata com Harry Potter.

Bom, já vi que eu vou começar, então tenham paciência, e por favor, as "Potterettes" queiram ler essa mensagem até o fim, pois ela tem o intuito de ser esclarecedora, não ofensiva.

A dicotomia no objetivo das obras de Tolkien e Rowling é gritante. Os direcionamentos são completamente diferentes. São, inclusive, opostos. Rowling é "pop", escreve para as massas, com uma linguagem simples, de forma que até a pessoa mais ignorante possa compreender. Por que? Porque ela quer atingir a todos, vender pra caramba e ganhar muito dinheiro. Está errada? Lógico que não, oras! Quem não quer ser milionário? Eu quero!

Mas como obra literária, os livros de Harry Potter são mais pobres, simplórios e ingênuos, e nem me venham discutir isso com "mas prende a atenção" ou outros argumentos que não tem a mínima correlação com o que eu estou falando.

São divertidos? Sim, são. Tem personagens interessantes? Pode até ser. É cativante, bonito, etc... não contesto nada disso. Mas é fato que Rowling é uma escritora mais simples. Ela vai direto ao ponto. Ela escreve exatamente o que vc quer ler, exatamente como Paulo Coelho. Nada do que ela faz é grandioso, transcedental, esclarecedor ou possui uma mensagem mais elevada.

Mas ela está errada? NÃO, NÃO ESTÁ. Ela é competente em sua própria proposta. Assim como Tolkien também o foi, em sua própria proposta - que era criar um universo com o máximo de credibilidade possível.

Cada escritor tem um objetivo, e desconsiderando o fato de que o principal objetivo de Rowling é ganhar dinheiro, tenho certeza de que ela nunca quis falhar em contar uma boa história. E não falhou. Ela conta histórias simples, estruturadas de forma altamente compreensível para, como eu já disse, qualquer um entender. E ponto final.

Nem todos podem escrever "Ulisses". Aliás, só James Joyce. Agora, porque ele escreveu uma obra absurdamente complexa, outros não podem escrever obras simples? Oras, isso é ridículo. Só porque existe o rock progressivo, isso anula a importância do punk? De forma alguma.

Mas aí nós chegamos ao ponto crucial da questão, que é o objetivo desta mensagem. Ao passo que a J. K. Rowling tem todo o direito de fazer uma obra "pop", simples, concisa e objetiva, Tolkien tinha todo o direito de escrever uma obra complexa, descritiva e rebuscada. Pois há um público interessado nisso, e não é pequeno, diga-se de passagem.

Lembrem-se que sempre há a outra face da moeda, gente.

Tentem entender: eu não estou defendendo absolutamente ninguém aqui. Eu não sou um fã ardoroso de Tolkien. Achei o Silmarillion um saco, e acho que, como escritor, ele tinha muitos defeitos; assim como Rowling. E é extremamente superestimado, exatamente como ela.

Qual é o objetivo disso tudo? Simples: não se prendam a uma coisa só. Não sejam fanáticos. Independente de SdA ou Harry Potter serem bons ou ruins, existem livros melhores, podem apostar. E vocês deviam procurar alguns deles, de vez em quando.
 
Anh.. eu não lembro nome de ninguém, então eu vou falar sobre o que eu li nas mensagens...

Muito obrigada a quem me deu as boas vindas. Eu prometo não influenciar mais a mente das minhas amiguinhas :lily: E não é só por causa da descrição. Bem, eu acho legal a descrição de cenários e tal, mas o que mais me cansou foi o modo com o foco da narrativa não se fixa num único personagem. Como eu ainda sou novinha (tenho 13 anos) eu ficava meio.. desnortiada. Eu acabava me perdendo em outros pensamentos, e quando via, tinha lido duas páginas e não lembrava de nada. :confuso: Então, no Harry Potter, apesar de concordar com quem disse que é uma outra maneira de escrever, o foco é soh no Harry, e fica mais simples pra ler. Eu só li os dois primeiros livros de SdA, e amei eles. Mas, chegou lá pela página 50 e foi começando a encher. Pra mim, tanto a tia Rowling qto o tio Tolkien escrevem muito e algum dia eu escreverei tão bem qto eles.

Qto as minhas amiguinha, ambas leram SdA até o fim. Mas eu nem sei como conseguiram. Meu tio, por exemplo, leu qndo era mais novo e releu agora. :eek: Como ele consegue? Não sei! Mas quem é fã, é fã. (Eu li o 3º livro do HP, por exemplo, 12 vezes).

Claro, desculpem toda a falta de maturoidade minha, mas é que eu estou acostumada com o pessu dos fóruns de HP, que é tudo mais novo. E agora eu venho parar num fórum só com gente mais velha que eu... :( :oops: "Tios e tias" não fiquem bravos comigo.. eu sou apenas uma pobre menininha adolescente! Espero poder acompanhar o nível das conversas...

Beijinhos
Mandinha
 
Minha resposta à toda essa discussão iniciada por mim mesmo:

Sabe... eu acho que esse negócio de idade não tem nada a ver. Depende muito da pessoa; alguem pode ter 13 anos e ter comportamento, discernimento e conhecimento de pessoas de 5 anos (eu conheço gente assim). Por outro lado, alguem pode ter 13 anos e ter comoportamento, discernimento e conhecimento de uma pessoa de 20, ou 25 (tambem conheço gente assim). O mesmo se aplica à cultura: alguem de 13 anos pode ter a mesma cultura de alguem de 5 ou que alguem de 25.

O que aconteceu principalmente nesse tópico foi que as opiniões de pessoas mais novas foram menos valorizadas justamente por serem de pessoas mais nova. Eu acho que aqui no fórum, a maioria das pessoas só se conhecem muito superficialmente, portanto não é certo fazer um julgamento desse tipo.

Tudo isso, na minha opinião, tambem se aplica ao estudo: só porque uma pessoa X tem mais estudo que Y, não significa que X tenha mais conhecimento ou cultura que Y. Eu vou falar uma coisa egoista, mas verdadeira: eu acho que tenho muito mais conhecimento e cultura que a muitas pessoas da minha idade e mesmo mais velhas e com mais estudo. Observem que não estou tentando desmerecer ninguem aqui do fórum.

Bem, no fundo, o que eu queria dizer é que a idade não é um fator que deve ser usado para dimensionar o conhecimento, sabedoria, inteligencia, maturidade, cultura, discernimento e bom (ou mal) comportamento das pessoas.

Falei.
 
Sam, meu caro a resposta já está em algum lugar no meio deste tópico (que acabei de chegar)

Não há discriminação contra pessoas mais novas. Mas há discriminação contra infantilidades.

O que V disse reflete em muito o que eu acredito. Não dá pra esperar o mesmo de uma pessoa com metade da nossa idade. É o mesmo que você com 14 anos esperar que um menino de 7 anos entenda você. Seus interesses, o que você leu, a carga de paciência é completamente diferente.

Da mesma forma, como comparar eu com trinta anos e alguém com sessenta? Eu "tenho todas as respostas para os males do mundo", enquanto o vovozinho vai sorrir pra mim pensando "deixa ela tentar... é assim que o mundo continua a girar".

Sim, existem pessoas mais velhas que são imaturas. Mas antes de mais nada, quem é mais velho chegou antes e teve mais tempo para ler (se aproveitou a chance é outro papo). Discutir isso é ilógico.
 
Aeee ... Assim, alguém ja deve ter falado isso ... mas não é tarde demais para desejar a morte de tolkien? Huahuahauhauhauhauhauhau

Ahhh ... olhem a idade da menina que postou isso ... gostei, foi engraçado.
 
Podemos continuar por MP.

Mas com isso eu não quero dizer que simplesmente estou trancando o tópico. Além de estar fazendo isso, eu estou realmente dizendo que "podemos continuar por MP". :D
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo