Resolvi reativar esse tópico por causa de uma dúvida que surgiu num outro tópico (
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=2155&start=20). Também, este é um post que eu estou devendo neste tópico há um bom tempo, e por isso eu voi abordar a questão do Gênesis neste post, embora essa questão não tenha relação com o tópico em que a dúvida se originou.
A dúvida que surgiu foi se os homens sempre haviam sido mortais ou se eles não eram mortais inicialmente, mas tiveram sua natureza modificada depois de aparecerem em Arda. Os trechos a seguir mostram que a visão do Tolkien corresponde à primeira alternativa:
Carta 153, mandada em 1954 para Peter Hastings:
" (...) my legendarium, especially the 'Downfall of Númenor' which lies immediately behind The Lord of the Rings, is based on my view: that Men are essentially mortal and must not try to become 'immortal' in the flesh."
Com a seguinte nota de rodapé: "Since 'mortality' is thus represented as a special gift of God to the econd Race of the Children (the Eruhíni, the Children of the One God) and not a punishment for a Fall, you may call that 'bad theology'. so it may be, in the primary world, but it is an imagination capable of elucidating truth, and a legitimate base for legends."
Carta 156, mandada em 1954 para Robert Murray:
"But the view of the myth [of the Downfall of Númenor] is that Death - the mere shortness of human life-span - is not a punishment for the Fall, but a biologically (and therefore also spiritually, since body and spirit are integrated) inherent part of Man's nature."
Carta 181, de 1956(?) para Michael Straight:
"Here I am only concerned with Death as part of the nature, physical and spiritual, of Man, and with Hope without guarantees."
Isto levanta de cara a seguinte questão: se os homens já eram mortais quando acordaram em Arda (Silm77:Of Men), então o que dizer das tradições correntes entre os Edain na Primeira Era para explicar a mortalidade - o que eu chamei no presente tópico de "teoria humana da mortalidade"? Em especial, o que dizer da teoria que foi levantada por mim neste tópico, com base em alguns indícios do Akallabêth (e outros lugares), de que A teoria humana para a mortalidade dentro do legendário seria a que é dada no Gênesis, e também das teorias aludidas por Andreth no Athrabeth?
Antes de abordar esse assunto, há duas questões que precisam ser respondidas. A primeira é: qual é a verdade dentro do legendário? E a segunda é: o que os homens no legendário sabiam sobre essa verdade?
A primeira pergunta já foi respondida. E temos, como consequência da resposta dada a esta pergunta, que dentro do legendário as teorias humanas que afirmam que a natureza da mortalidade dos homens for mudada está errada. Isto inclui, é claro, quaisquer histórias que Andreth poderia ter contado a respeito em seu diálogo com Finrod, relatado no Athrabeth, e a minha hipótese a respeito do Gênesis. Portanto, podemos dizer, com respeito à segunda pergunta, que os homens não sabiam da verdade.
Resta esclarecer como seriam as tradições dos humanos para explicar a própria mortalidade. Mais especificamente, como seriam as tradições que Andreth conheceria a respeito e que ela se recusou a contar a Finrod. O HoME 10 esclarece esse ponto, e ao mesmo tempo esclarece a questão que eu levantei neste tópico a respeito do Gênesis.
O Tolkien escreveu um longo comentário a respeito do Athrabeth (basicamente um relato em terceira pessoa do que foi dito no diálogo), e numa nota desse comentário ele colocou uma lenda completa sobre como teria sido a interação entre Melkor e os primeiros homens, interação essa que teria tido como resultado tornar os homens mortais (já vimos que isso está errado dentro do legendário). Essa lenda (que não é muito longa, mas que não dá para colocar neste post) tem muitos elementos que aparecem na história de Sauron durante a Segunda Era (por exemplo, a aparição de Melkor para os homens como um "presenteador", a construção de um templo). Os principais pontos nela são que os homens se tornaram mortais porque reconheceram e adoraram Melkor como Rei em lugar de Eru, mas mais tarde alguns perceberam o engano que haviam cometido e tentaram fugir dos seguidores de Melkor. Ela é referida como tendo sido preservada entre o povo de Marach e como sendo a história que Adanel conhecia (Athrabeth), e transmitida através dos Númenoreanos; o que faz muito sentido, pois a cultura dos marachianos predominou entre as culturas das três casas na formação da cultura de Númenor.
Esse relato, que eu vou chamar daqui pra diante de O relato de Adanel ("Tale of Adanel" no HoME 10) diverge inteiramente do Gênesis, e todos os pontos que me pareceram indicar que o Gênesis poderia ser uma das tradições humanas para explicar a mortalidade aplicam-se a ele. Essa é uma primeira razão para descartar a minha teoria do Gênesis. Uma outra razão para isso está ligada à seguinte questão: por que Tolkien não colocou o relato de Adanel no Athrabeth? A Carta 131 e uma nota isolada sobre o Athrabeth no HoME 10 mostram que ele decidiu não contar qualquer tradição humana sobre a Queda (dos homens) porque ele temia que, contando algo assim, o Athrabeth se tornaria uma paródia do mito cristão, mais do que já era em sua forma definitiva. A Carta 131 não menciona o Athrabeth, mas a nota no HoME 10 menciona:
"Is it not right to make Andreth refuse to discuss any traditions or legends of the 'Fall'? Already it is (if inevitably) to like a parody of Christianity. Any legend of the Fall would make it completely so?"
Nesse caso, a última coisa que o Tolkien faria, naquele momento ou mais tarde (o Athrabeth é posterior a 1955), seria colocar o Gênesis como algo presente dentro do legendário. E finalmente, se o relato de Adanel foi preservado entre os Numenoreanos, então certamente o Gênesis dificilmente poderia ter sido preservado e transmitido por eles, já que a cultura dos Númenoreanos, por tudo o que a gente sabe, era bastante homogênea.
Para terminar, eu quero observar que, embora a parte do Athrabeth que afirma que os homens não eram mortais desde o início não seja a verdade no legendário, isso não prejudica a veracidade de outras coisas no Athrabeth, como por exemplo a teoria de Finrod de que Eru deve entrar em Arda para combater Melkor ou sobre a função dos homens em Arda Curada.
Levei um certo tempo para me decidir a postar isto. Se houver alguma informação incorreta ou incompleta aqui, desde já peço desculpas (e esclarecimentos).