• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mitologia nórdica?

Estoude volta! Agora com o Um Anel!
Odin possuia um anel que lhe foi dado pelos ferreiros anoes. Este anel produzia automaticamente, a cada 9 dias, outros nove anéis, que Odin presenteava àquelas criaturas ou deuses que este desejava ter sob poder, sob poder, sob vassalagem. Estes anéis secundarios não tinham muitos poderes, apenas o de conceder riqueza à seus donos. Se o Anel de Odin viesse a ser destruido, todos os outros perderiam seu poder, vindo a ser simples aneis de ouro.
Há muitas, muitas e muitas mais semelhanças da mitologia nórdica com a mitologia Tolkieniana. Recomendo aos interessados que comprem o livro "O mundo mágico de o Senhor dos Anéis" ou qualquer livro sobre lendas vikings, ou ainda, valem com Cevado Carrapicho (especialista no assuto) pelo mail <cevadocarrapicho@yahoo.com.br>
 
Também acredito que exista uma grande relação entre os elfos e os chamados povos das fadas, especialmente ao que se refere ao tempo.. que demora mais a passar, entre outros fatores semelhantes.
 
Outra semelhança é sobre as arvores criadas por Yavanna, Telperion e Laurelin, que possuem um paralelo na lenda nordica de criação do mundo, provavelmente tolkien usou essa referencia devido a sua paixão por arvores acho eu!
 
É notória a influência de mitologias tais como celta e nórdicas no trabalho de Tolkien, vide o Idioma que ele criou e os nomes utilizados. Frodo é nome de uma personagem da mitologia nórdica e como Faerum citou acima podemos encontrar algumas características de Odin em Gandalf.
 
Outra grande influência para Tolkien foi o épico finlandês Kalevala, uma coleçãao de canções, poemas, histórias e encantamentos, transmitidos por menestréis e registrados por Elias Lönnrot naas décadas de 1830 e 1840.
Existem várias semelhanças entre as obras tolkiennianas e o épico nórdico, dentre as quais posso citar:
- como o quenya foi fortemente baseado no finlandês, muitos dos nomes presentes no Kalevala lembram os dos escritos de Tolkien. O primeiro conto daquele narra a criação do mundo por Ilmatar, um espírito que faz eco a Ilúvatar.
- Ilmarinen, o ferreiro dos deuses, forja Sampo (um moinho que produz eternamente sal, trigo e dinheiro - como queria um desses :mrgreen: - gerando enorme riqueza e poder. Isso remete ao Um Anel de Sauron, que foi de difícil forja , assim como Sampo. À medida que este trabalhava, muitos objetos grandes emergiam de sua fornalha (uma besta mágica, um navio mágico, um baarco mágico, um arado mágico-, mas nenhum era bom. Ilmarinen coloca-os então de volta ao fogo e tudo se resove... É então que surge uma rivalidade entre duas regiões, cada uma reivindicando a posse de Sampo. O efeito dele é como o do Anel, corrompendo e causando guerra.
- Tolkien adaptou histórias inteiras do Kalevala para sua mitologia. Por exemplo, temos a história de Kullervo, um proscrito que se apaixona acidentalmente por suas irmãs (que acabam se suicidando). Ele sempre busca vingança, trazendo trágicos resultados e põe fim a sua vida falando com sua espada, pedindo que o mate. Duas palavras: Túrin Turambar.
 
pois bem descobri nossa que importante isso que Gandalf é elfo mago em idioma nórdico se vc quiser fazer um historia tão boa como a do mestre tolkien estude muito mitologia nordica :wink:
 
Ei vcs já pensaram na possibilidade de tolkien ser um projetista astral, e muita parte do que ele escreveu pode ser retirado de outras dimensões?
Por que dragões realmente existem na dimenção astral.
E quem num sabe do assunto num adianta falar que minha ídéia é estúpida por que não é. :roll:
 
É legal brincar de encontrar relações entre os deuses

Manwe-Odin
Varda-Frigg
Tulkas-Thor
Aule-Loki (visto que ele era o mais inclinado ao mal, e tentou enganar os outros valar ao criar os anões)
Tyr-Oromë
Yavanna-Idun, ou Freya
Ulmo-Njord
 
Vovin disse:
Aule-Loki (visto que ele era o mais inclinado ao mal, e tentou enganar os outros valar ao criar os anões)

Esse relação não está muito certa, não. Loki corresponderia mais a Melkor e ao próprio Sauron, por ser enganador, etc (Sauron, the Deceiver...).

Aulë não criou os anões com intenções malignas e nem era inclinado ao mal. Ele também não tentou enganar os deuses: acontece que o Vala era "meio" afobado e não aguentava mais esperar pela chegada dos Filhos de Ilúvatar, de modo que resolveu criar alguns seres à semelhança dos Filhos baseado no que se lembrava da Visão deles na Música. Ele não o fez em zombaria aos Filhos, como Melkor fez com os orcs, e sim por ter uma vontade enorme de criação.

Leia de novo o segundo capítulo do Silmarillion, onde isso é explicado no próprio diálogo de Aulë com Eru. :wink:
 
Mas Loki não é um deus totalmente mau, então não se encaixa em Melkor ou Sauron.

E Aulë pode ter feito os anões com boa vontade, mas fez escondido, temendo que os valar o condenassem e omitiu deles um fato importante.

E o fato de Aule ser o mais inclinado ao mal, bem, em algum lugar eu li que ele era o mais parecido com Morgoth, e Sauron e Saruman são maia dele, mas talvez "inclinado" ao mal não tenha sido a expressão certa.
 
Mas Sauron também não era totalmente mau.

Eu acho que ninguém no panteão tolkieniano se encaixa no estilo do Loki.

Aulë nunca tentou esconder nada. Ele só foi fazer na dele e ninguém veio tirar satisfação de nada, só Eru, mais tarde. E Yavanna, quando fala com Aulë a respeito dos Ents, fala de forma a parecer já saber dos anões.

Aulë tinha idéia mais semelhantes a Melkor no sentido do desejo de criar algo seu, mas Aulë era fiel a Ilúvatar e nunca se desviou do caminho.

Ossë era servo de Ulmo e quase caiu sob domínio de Melkor também.

A propósito, o Tolkien não gostava da terminologia "nórdica", ele usava "do norte", pois a palavra nórdica, apesar de ter origem francesa, implica em autodenominação de superioridade ou algo assim.
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Aulë nunca tentou esconder nada

Esconder ele escondeu. Aulë tinha medo da reação dos outros Valar.

Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
E Yavanna, quando fala com Aulë a respeito dos Ents, fala de forma a parecer já saber dos anões.

Yavanna é a única a saber dos anões. Ele já tinha conhecimento destes por intermédio do própio Aulë. Normal, já que Yavanna é a Valier esposa de Aulë.
 
Para saberem mais sobre as influencias da mitologia germanica em tolkien, sugiro q visitem meu site de mitologia germanica, o maior da lingua portuguesa q existe. link abaixo.

PS: desculpem a falta de acentos.
 
Pô, Loki não era totalmente mau? Então ele era 70% mau e 30% desastrado... Sobre o Anel q vcs falaram lá em cima, era o Draupnir e assim q eu li sobre ele lembrei do Um e dos Nove... Tem tantas semelhanças da obra de Tolkien com a Mitologia Nórdica q é uma delícia ler sobre esse tema, pois encontramos muitas raízes das histórias do Tolkien. Pra quem quer aprender mais dela, tem um livro muito bom "As melhores histórias da mitologia nórdica". Eu tô lendo e achando show! Além de várias histórias da MN ainda tem uma versão romanceada do Anel dos Nibelungos! É muito bom ver como Tolkien se inspirou nisso tudo e ainda assim criou algo totalmente original :mrgreen: (Agora, quem quiser ver uma cópia barata de Tolkien, leia dragonlance: Dragões do crepúsculo do outono :eek: )
 
Alatáriel disse:
(...)Pra quem quer aprender mais dela, tem um livro muito bom "As melhores histórias da mitologia nórdica". Eu tô lendo e achando show! Além de várias histórias da MN ainda tem uma versão romanceada do Anel dos Nibelungos! É muito bom ver como Tolkien se inspirou nisso tudo e ainda assim criou algo totalmente original (...)


RESENHA POR JOHNNI LANGER E RUBEN PIMENTEL

A obra “As melhores histórias da mitologia nórdica” é uma adaptação de traduções da língua inglesa das fontes originais. Destina-se a um público leigo e suas construções narrativas e diálogos possuem uma linguagem moderna, a exemplo de outra obra que se refere a mitologia germânica, “Sagas de Heróis e Cavaleiros” de Martin Beheim-Schwarzbach, publicada no Brasil pela Editora Paz e Terra.

Alguns erros são encontrados nesta edição, por exemplo, no próprio prefácio (e também na orelha da capa), onde se diz que Snorri Sturluson seria o autor das duas Eddas. Na verdade a Edda Poética é uma coletânea de poemas (baladas) de autores anônimos. Outro erro percebido é quando se fala que a mitologia nórdica teria dado origem a mitologia germânica. Na verdade a primeira faz parte da segunda, de certa forma, e também pode-se dizer que tem origem mais recente.

Infelizmente a obra “As melhores histórias da mitologia nórdica” não pode ser utilizada em pesquisas acadêmicas como fonte. O Brasil ainda aguarda o lançamento de traduções das fontes originais, ao contrário do que acontece com países de língua espanhola, inglesa e francesa, onde já foi traduzido, até por mais de um tradutor, as Eddas, além das Sagas Nórdicas e Alemãs; no Brasil somente o poema Anglo-Saxão Beowulf foi publicado em sua forma original, em versos, pela Editora Hucitec de Belo Horizonte.

RESENHA RETIRADA DO SITE VALHOLL.

FRANCHINI, A.S. & SEGANFREDO, Carmen. As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, Porto Alegre: Editora Artes e Ofícios, 2004. ISBN 8574211036
 
Ah, sei lá, pode até ter erros, mas como a própria pessoa que fez a resenha disse, ainda não há uma obra "boa" no Brasil relacionada ao tema de Mitologia Nórdica. Só acho q essa história da mitologia nórdica fazer parte da germânica é que parece incoerente... ams enfim, opinião de leigo... Ainda assim, as histórias desse livro não são dissonantes das que estão no site Valhöll, de forma que se as histórias do livro não são confiáveis, as do site tb não são. :wink:
 
Não há incoerência em relação a mitologia nórdica fazer parte da germânica, uma vez que os povos nórdicos são ramificações dos povos germânicos: em certo momento na história, separam-se e rumaram para o norte, onde hoje é a Escandinávia.

Além do fato das semelhanças entre suas mitologias (é só ver, por exemplo, como existem várias versões da lenda de Siegfried/Sigurd/Sigurth), há a relação direta de seus idiomas: todos os idiomas nórdicos (sueco, dinamarquês, norueguês e islandês) pertencem à família das línguas germânicas, assim como o alemão e o inglês. Essa classificação lingüística é de tal modo pois todos esses idiomas mencionados descendem de um idioma em comum, um proto-germânico.
 
"Incoerência" que eu quero dizer é que não vejo porque uma tem que estar DENTO da outra. Como o Tilion mesmo disse, em certo ponto a Mitologia Nóridca tomou um rumo e a Germânica outro... Ou pelo menos, suponho que tenha sido assim. É a mesma coisa, a grosso modo, querer dizer que a Mitologia Grega está DENTO da Romana não corresponde à realidade, pois sabemos q Roma "roubou" sim muito da cultura grega, mas acrescentou outros elementos, fez adaptações e conseqüentemente, se tornou distinta da sua origem em muitos pontos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo