• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor Filme de Animação [FINAL]

Qual é o melhor?


  • Total de votantes
    55
  • Votação encerrada .
Deixar pra finalmente postar com mais conteúdo sobre meu indicado por ultimo

Esse tópico da final é uma amostragem perfeita pra quem "brigou" comigo alguns meses atrás numa discussão em outro tópico onde eu afirmei que em animação nostalgia vai ser um critério decisivo que muitas vezes pesará mais que o técnico e não deu outra, pois os posts da galera dizem tudo. :obiggraz: Então não fiquem magoadas comigo. Já passou :lol:

Eu confesso que inicialmente quis indicar uma Disney nostálgica que pra mim seria "Mogli - o menino lobo" ou "Pinóquio" (muitas vezes citadas com elogios por Fusa e Quickbeam), mas tive o pressentimento que essas clássicas Disney nesse fórum não passariam das primeiras rodadas e foi o que aconteceu, vide "Fantasia" e "Branca de Neve e os 7 anões".

Por isso eu escolhi a dedo pra indicar aqui Rei Leão.

Obviamente não é a minha animação de infância pois eu já estava com 20 anos quando ela foi lançada, mas foi de minha irmã 9 anos mais nova que eu e levando ela ao cinema assisti e gostei. Simba é um personagem cativante, trilha sonora muito boa e a estória como um todo achei ótima. Fora da minha infância é a animação Disney que eu mais curti até hoje.
 
Esse tópico da final é uma amostragem perfeita pra quem "brigou" comigo alguns meses atrás numa discussão em outro tópico onde eu afirmei que em animação nostalgia vai ser um critério decisivo que muitas vezes pesará mais que o técnico e não deu outra, pois os posts da galera dizem tudo. :obiggraz: Então não fiquem magoadas comigo. Já passou :lol:

uma pessoa que não sabe a diferença entre briga e debate obviamente ainda tem muito para amadurecer. não que esse seu comentário resgatando um assunto para pagar de senhor da razão já não tenha mostrado isso também. :clap:
 
Eu confesso que inicialmente quis indicar uma Disney nostálgica que pra mim seria "Mogli - o menino lobo" ou "Pinóquio" (muitas vezes citadas com elogios por Fusa e Quickbeam), mas tive o pressentimento que essas clássicas Disney nesse fórum não passariam das primeiras rodadas e foi o que aconteceu, vide "Fantasia" e "Branca de Neve e os 7 anões".
Caraca. Tu é mais velho que eu imaginava.
Pinoquio como desenho nostalgico de infancia.
:g:
 
Exato. Ia falar isso: me desculpa, as animações japonesas não terem chegado até aqui só se deveu a isso e a desconhecimento delas.

Mas falando da enquete, temos dois filmes que eu acho fraquinhos mas com um ENORME valor nostálgico. E pela nostalgia voude Rei Leão. Os motivos o Neithan colocou bem.

Não tanto por desconhecimento, mas porque Disney meche e muito com a parte Nostálgica de todos, talvez, somente, "talvez" poderíamos fazer um próximo 'melhor animação' sem citar nenhuma animação Disney, seria interessante.
Um tanto injusto para muitos, mas interessante.

Rei Leão foi mais marcante pra mim :3 mta nostalgia hehehe
Mas que pena que os dois finalistas são da Disney! Daria primeiro lugar para vários outros antes desses dois...
Disney é Disney, mas daria lugar a muitas animações Japonesas. *-*
Sem esquecer, óbvio, o lugar de Rei Leão e a Bela e a fera...
Não ficarei com mágoa profunda, Blanda.

Meu voto, como vocês sabem, é de A Bela e a Fera, mas nem campanha farei, porque não quero cantar "Sentimentos são".
Hummm. Canta comigo Cléo, isso não sai da minha cabeça!

Sentimentos são... nanananann
fáceis de mudar
Mesmo entre quem não vê que alguém pode ser seu par. nananananamm
Basta um olhar...na na namm
que o outro não espera
Para assustar e até perturbar, mesmo a Bela e a Fera

nanananannnnnnnnnnnnn

Sentimento assim, sempre é uma surpresa....
 
Eu sou suspeita pra falar, mas não entendo - nunca entendi - essa veneração com animações japonesas. Das POUCAS que vi, não achei essa Coca-Cola toda, não.
Sim, ok. Vou procurar ver mais, para poder ter mais base para comentar.
Mas acho a Disney espetacular, inclusive nas questões técnicas e acho muito difícil isso mudar.
Acho que é a mesma "birra" que muita gente tem com a Globo: é porque é gigante e é comercial. Mas afirmar que, necessariamente, tudo que ela(s) produz(em) é ruim ou "fraco" é um erro impulsionado por pura implicância (sim, podem jogar minhas outras implicâncias na minha cara... eu mesma as reconheço como tais!)

Se falarmos de desenhos da Disney - e outras concorrentes - mais atuais (tanto 2D quanto 3D), eu fecho a cara para a maioria: traços feios, enredos sem graça e sem 'moral da história', músicas chatas, excesso de humor e sem aquela "aura de magia". Um belo exemplo foi o que foi feito com Enrolados, que em teoria seria Rapunzel. A história foi completamente modificada e, pelo que li na Sci-Fi News na época, rolou altos barracos dentro da Disney por conta disso! Até mesmo A Princesa e o Sapo, que seguiu mais a linha dos antigos, foi frustrante... ficou forçado. A Disney decaiu muito...
Ah, mas os antigos, os clássicos (não só os de Princesas), da época em que se desenhava à mão... esses, pra mim, ninguém bate!!!

Um filme de animação que não é Disney e me encantou muito, mesmo eu já sendo mais velha na época do lançamento, foi Anastasia. Pegaram uma história real muito trágica do séc. XX e transformaram numa maravilhosa princesa clássica. Tanto que até hoje muita gente confunde achando que é uma produção da Disney, mas não é!
A cena em que ela entra no palácio abandonado e começa a relembrar os bailes é fascinante! E as músicas são inesquecíveis.
Pena eu não ter visto o tópico de indicações... eu não sei se ela foi indicada, mas eu a teria indicado!



Mas pra mim O Rei Leão venceria de qualquer modo...

Repito o que eu disse no outro tópico:

Rei Leão acho que de todos os desenhos foi o que mais marcou minha vida!!!
Acho que só empata com A Pequena Sereia. Pra mim são os 2 mais fantásticos e ponto final!!!

Uma pena que em ambos os casos fizeram caca atrás de caca na versão em DVD Queria tanto ter o original!!!

Acho que foi com O Rei Leão que passei a gostar de tragédias Foi o 1º filme que vi no cinema, no meu aniversário de 10 anos!!!

Até hoje me emociona de maneira inexplicável.




Ah, e eu vi Mogli e Pinóquio quando criança. Em fita, é claro! Acho que vi todos da Disney - exceto continuações -, embora não lembre de todos...
 
Eu particularmente não tenho implicancia com a Disney. Mas acho que Chihiro merecia estar aqui mais que esses dois.

Simplesmente porque é melhor.

IMO

Ocorre que o fator nostalgia pesa demais. Pra mim Chihiro não é nada perto do Rei Leão, isto é, em importância na minha vida. Agora como filme mesmo, acho ele fraquíssimo.
 
Arringa Hrívë disse:
Não tanto por desconhecimento, mas porque Disney meche e muito com a parte Nostálgica de todos, talvez, somente, "talvez" poderíamos fazer um próximo 'melhor animação' sem citar nenhuma animação Disney, seria interessante.
Um tanto injusto para muitos, mas interessante.
Não acredito que seria interessante, pois continuaria vencendo as animações americanas pelo fator nostalgia, já que elas são mais divulgadas por aqui e poucos conhecem grandes clássicos japoneses.

Não estou desmerecendo as animações da Disney e de outros estúdios americanos em geral, mas existem muitos trabalhos super valorizados, IMO. Algumas animações eu dou risada, me divirto, adoro, como é no caso do Rei Leão, A Bela e a Fera, Carros e alguns outros exemplos, mas existem outras realmente muito fracas e acredito que muitos concordam com isso.

Elriowiel Aranel disse:
Sim, ok. Vou procurar ver mais, para poder ter mais base para comentar.
Mas acho a Disney espetacular, inclusive nas questões técnicas e acho muito difícil isso mudar.
Acho que é a mesma "birra" que muita gente tem com a Globo: é porque é gigante e é comercial. Mas afirmar que, necessariamente, tudo que ela(s) produz(em) é ruim ou "fraco" é um erro impulsionado por pura implicância (sim, podem jogar minhas outras implicâncias na minha cara... eu mesma as reconheço como tais!)
Existem muitas animações japonesas lindas que acredito que a grande maioria iria gostar e muito. Mas é claro que existem pessoas que vão continuar não gostando e dificilmente vão mudar de ideia. Isso é de cada um.

Não vi ninguém falando que as animações da Disney são ruins. Falar que a animação japonesa é melhor ou que possui melhores recursos, não quer dizer que a animação da Disney seja ruim e que venceu apenas pelo fator nostalgia. Pelo que estou vendo, a maioria concorda que influencia em muito o fator nostalgia, já que esses filmes da Disney a maioria assistiu na infância e muitos dos filmes japoneses acabamos conhecendo mais na adolescência.

E como o Vëon disse. As animações japonesas sofrem mais birra do que as da Disney.
 
Early 90s nostalgia, hem?

Eu gostava desses filmes quando era petiz. Hoje, suspeito que acharia um saco.
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Bel
Pois é. Vi Rei Leão depois de velha e não é esta coca-cola toda. Povo confundiu qualidade com nostalgia... (assim como confundem nos embates de nostalgia, btw)
 
Eu não conheço a maioria dos clássicos da Disney, A Bela e a Fera por exemplo eu só vi ontem por causa dessa votação, no geral eu nunca fui fan de animações, mas nessas disputas eu acabei descobrindo muita coisa boa, como Irmão Urso da Disney e Omohide Poro Poro do Japão, que na minha opinião são melhores que esses finalistas, e com isso eu estou querendo demonstrar que com relação a Disney x Japão e Nostalgia x Qualidade/Técnica é impossível conseguir algo "justo", apesar de que durante a votação nós podemos talvez debater sobre alguns pontos em comum entre os filmes, isso continua sendo uma votação, ela contabiliza a opinião da maioria e nada mais, não quer dizer que Wall-E seja tecnicamente inferior a Rei Leão e A Bela e a Fera, porque não é, eu pelo menos vejo Wall-E como uma puta obra de arte, mas no final o que vale é a opinião da maioria, então seja por sentimentos pessoais que relembram a infância ou uma preferência pessoal a filmes da Disney sobre os japoneses, não importa o que influencia o voto, o resultado não será o melhor filme que tenha o melhor roteiro, melhor trilha, melhor edição e etc., mas o que a maioria conhece e gosta. Como eu já falei em uma outra disputa, o melhor mesmo é pegar as dicas de bons filmes de tal gênero, e não importa quem vença, não se pode esperar "justiça".

Agora sobre os finalistas, Rei Leão realmente é superestimado, ele pode ser bom e ter ótimas músicas, mas não consegue passar disso. A Bela e a Fera eu achei um romance muito bem feito, com tudo muito bem construído, a questão da beleza interior agindo na aparência exterior, a relação entre a Fera que se esforça para agradar a Bela e o Gaston que age como uma Besta, as idéias são todas bem claras e bem exemplificadas, como "as aparências enganam" e "quem ama liberta", achei bem interessante também como mostraram a beleza interior da Bela, com o interesse por livros e a preocupação com o pai...
A mobília do castelo, na minha opinião, são os melhores coadjuvantes que já vi, ele conseguem dar todo um clima especial para a parte mais importante do filme, que eu achei também perfeita, o desenvolvimento da relação entre os dois, o romance, a reciprocidade. Não gostei de todas as músicas, e se for compará-las com Rei Leão a situação fica pior, mas como todo o resto ficou extremamente bem roteirizado meu voto vai para Wall-E A Bela e a Fera.
 
Mas é tão difícil assim deixar o fator nostalgia de lado e votar no que você acha melhor? Afinal, esse é o intuito da brincadeira. Mais de uma vez deixei de votar no meu indicado, que obviamente tem algum significado pra mim, porque reconheço que o outro é superior, inclusive na final do Scifi.
 
Não é questão de confundir qualidade com nostalgia... A questão, como foi dito antes, é conhecer as obras.
Se querem um julgamento estritamente justo, seria necessário ser obrigatório ter visto todos os concorrentes. E a maioria que votou não viu porque a votação é aberta a qualquer usuário do fórum!
Na votação do Rei Leão mesmo, ele concorreu com um desenho que eu não vi.

Eu já disse em outras ocasiões e repito que não acredito nessa história de melhor... de superioridade... especialmente falando de arte.
Cada um... cada trabalho... é ÚNICO!
Agora... essas votações levo mais a título de curiosidade, como "qual é o preferido da maioria?" E entre os que eu vi, meus preferidos são Rei Leão e Pequena Sereia.
No meu caso, Pequena Sereia sim é por fator nostalgia. Acho deslumbrante e encantador, mas sei que a maioria não vê nada demais nele. Já Rei Leão, não vejo nada de superestimado. Ele tem todas as qualidades técnicas que deveria ter!

Ele aborda todas as questões da infância e da adolescência, além é claro da disputa pelo poder, pelo trono entre irmãos. (olha a ironia, hein, gente...)
O irmão que não se conforma de não ser o primogênito, que é ambicioso mas não tem as qualidades necessárias para governar, mas é muito manipulador.
A criança curiosa e ansiosa, sonhadora que quer desafiar todos os limites.
A relação entre pai e filho... o momento em que ele sente que decepcionou o pai, espera levar um surra ou uma grande bronca... e acaba se tornando um momento lindo e especial só dos 2.
A traição.
A tragédia e a luta para sobreviver sozinho. O amadurecimento no exílio.
E por fim ser lembrado que ser covarde NÃO É uma opção. Fugir NÃO É uma solução. "Lembre-se de quem você é". Você é um guerreiro, um nobre e tem gente que depende de você. Você não tem o direito de fraquejar e deixá-los na mão... Você não tem a opção de viver lamentando e se culpando. Enfrentar o passado, aceitar as mudanças, aceitar a morte, encontrar seu lugar no Ciclo da Vida, encarar seus erros e aprender com eles. Agora que já é adulto é hora de levantar, voltar e lutar por justiça e consertar tudo que foi destruído!

"- Eu sei o que eu tenho que fazer, mas... se eu voltar tenho que encarar meu passado! Eu tenho fugido há tantos anos!

*Rafiki bate nele com o bastão*

- Ai. Ei, que história é essa?

- Não interessa. Está no passado. Heuhehe...

- É, mas... ainda dói!

- Ah, é. O passado pode doer! Mas do jeito que eu vejo você pode fugir dele... OU... aprender com ele!"


 
Última edição por um moderador:
Cada obra de arte é única mas existem critérios que definem uma obra de arte de uma tentativa fracassada de fazer arte. Esses critérios não são totalmente subjetivos, do contrário, não existiriam premiações como Grammy, Oscar, Globo de Ouro. Pra que existem críticos de arte? Como eles trabalham? Com certeza não pela ideia de que 'cada um tem seu gosto'. É fato que cada um tem seu gosto pessoal, mas existem sim critérios mais ou menos objetivos (embora falíveis, criticáveis, aperfeiçoáveis) que definem uma obra de arte.

Eu, por exemplo, adoro indie rock mais que curto Beatles. Agora vou dizer que minhas bandinhas indie são melhores que os Beatles por uma questão de gosto pessoal? Desculpa, não dá.
 
Se querem um julgamento estritamente justo, seria necessário ser obrigatório ter visto todos os concorrentes. E a maioria que votou não viu porque a votação é aberta a qualquer usuário do fórum!
Na votação do Rei Leão mesmo, ele concorreu com um desenho que eu não vi.

Ai entra o que a Melian falou no outro tópico.

Mas o triste é saber que poucas pessoas tentarão ver, antes de votar. Eu gosto dessas batalhas principalmente pela oportunidade de conhecer novos (e bons) filmes. The Tale of the Fox, no trequinho de animação, salvou meu dia, quando assisti. Acho que, dos concorrentes, era o único que eu não conhecia (tinha um outro lá, mas acabei não conseguindo ver).

Aliás, gente, na boa, as indicações estão aparecendo, comecem a anotar os filmes que não viram e tentem assistir PELO MENOS UM.

Ninguém é obrigado a ver nada, mas cada batalha dura uns 4 meses, seria mais legal se as pessoas participassem mais ativamente do que apenas votando nos filmes que conhecem.
 
Cada obra de arte é única mas existem critérios que definem uma obra de arte de uma tentativa fracassada de fazer arte. Esses critérios não são totalmente subjetivos, do contrário, não existiriam premiações como Grammy, Oscar, Globo de Ouro. Pra que existem críticos de arte? Como eles trabalham? Com certeza não pela ideia de que 'cada um tem seu gosto'. É fato que cada um tem seu gosto pessoal, mas existem sim critérios mais ou menos objetivos (embora falíveis, criticáveis, aperfeiçoáveis) que definem uma obra de arte.

Você fala como se não houvesse nenhum tipo de favoritismo ou maracutaia nessas premiações, né. Até parece!

Eu, por exemplo, adoro indie rock mais que curto Beatles. Agora vou dizer que minhas bandinhas indie são melhores que os Beatles por uma questão de gosto pessoal? Desculpa, não dá.

Você acha que acarajé é comparável à torta holandesa?
Não são. Um é salgado e outro é doce. Você pode dizer se foram bem feitos, se o cozinheiro "tem mão", se são produtos de qualidade, se são saborosos... mas não dá pra dizer que salgado seja melhor que doce. Entendeu meu ponto agora?

Não existe "melhor"... mas existe profissionalismo.

Ninguém é obrigado a ver nada, mas cada batalha dura uns 4 meses, seria mais legal se as pessoas participassem mais ativamente do que apenas votando nos filmes que conhecem.

4 meses pode parecer muito tempo, se você não tiver nada pra fazer!
O fato é que a maioria das pessoas tem pouco tempo livre no dia-a-dia pra isso... Além disso, os pouco conhecidos são mais difíceis de achar. Ah, ok... tem a internet. Mas não adianta ter o arquivo e deixar guardado.

Sempre dizemos: leia mais, veja mais... Bom, não dá pra fazer 2 coisas ao mesmo tempo e o escasso tempo livre da maioria é dividido entre diversas outras coisas, incluindo o descanso e o sono.

Eu sempre anoto tudo que acho interessante... mas sendo a fila gigante, eu não vou ficar me atendo a prazos de votação. Vou ver um dia, quando der e se der... tem coisas mais importantes na frente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo