O CAP é o melhor exemplo de marketing nos últimos 10 anos, no futebol brasileiro.
Quando, na década passada, sofreu uma punição em função de uma suposta relação do Petraglia com escândalo de arbitragem, inicou-se uma onda de defesa do clube em Curitiba, onde os atleticanos assumiram de vez a camisa.
Além disso, foi quando se iniciou a reforma (esse termo é pequeno, eu sei, mas deixem assim) na Baixada (agora Kyocera Arena). Vendeu-se pedacinhos da antiga, foi realizada uma grande campanha de marketing para trazer novos torcedores (houve um aumento realmente grande no número, principalmente com adesão de mulheres), o que acarretou em muita gente virando a casaca.
Apesar do estádio ter sido construído com dinheiro público desviado pelo ex-governador Jaime Lerner, além de outros investidores (igrejas evangélicas, por exemplo - o que não vejo problema nesse exemplo), tornou-se um belo estádio, e ainda tem um dos melhores centros de treinamento no país.
Enfim, no Brasil, o clube se tornou referência. O que acarretou disso? Novos investimentos apareceram, a marca Atlético Paranaense se fortaleceu, e fez boas negociações de jogadores, além de ter realizado uma boa estruturação no futebol, trazendo inclusive grandes atuações em campeonatos.
O campeonato brasileiro de 2001 veio cedo, como reconheceu o Petráglia, por disse que o projeto era para que uns dois anos após fosse se tentar tal vitória.
No entanto, chegou, e marcou o clube como um dos melhores do país.
E o que tem isso haver com o Matthaus? Tudo. Não é um grande técnico, isso é verdade, mas é um nome respeitado no futebol mundial, o que já chama a atenção dos amantes do futebol para o clube.
Ainda mais se pensarmos que se trata de um ano de Copa do Mundo, na Alemanha (país natal do técnico), e com certeza, muitos clubes europeus vão ficar de olho no clube para negociar jogadores.
Digo que em termos técnicos o clube errou, pois não é um treinador que conheça o futebol brasileiro (manha de jogadores, falta de prossionalismo, etc.) a tal ponto de fazer uma boa atuação. Espero que minha língua se queime, e realmente o cara dê certo, mas para mim não passa de uma jogada de marketing.