• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manwë, o frouxo

Elrond Meio-Elfo disse:
E quanto ao livre-arbítrio.... essa é uma "dádiva" de Ilúvatar para com as suas criaturas, e não das criaturas para outras criaturas. Já que Manwë também tinha o suposto livre-arbítrio ele deveria ter toda a liberdade de invadir a Terra-Média e trazer Melkor ou Sauron arrastados de volta à Terra-Abençoada e acabar com aquela farra!

Acredito que o livre-arbitrio deva ser interpretado de forma diferente em relação a Manwe, pois pode-se dizer que ele é a representação da Vontadade de Eru em Arda, isso fica evidente no caso da destruição de numenor.
Eu nao entendo essa questao dos elfos...Manwe nunca prometeu que os protegeria de todos os males, mesmo porque nao poderia fazer isso. Tudo o que ele fez foi lucro para os elfos e para os povos da terra media. As ações de Manwe feriam o livre-arbitrio de tal forma que nao poderiam ocorrer senao em casos extremos, outro motivo pelo qual associo muito ele a Eru, nunca se sabe quem esta agindo...
 
É aí que nós estamos em concordância. Eu tb acho que o Manwë era o "fantoche" de Eru (sendo grosso e direto :-P) e de todas as criaturas a que menos "livre-arbítrio" tinha pois sua vontade parecia muitas vezes ser suplantada pela vontade deste. E Melkor sabiamente SEMPRE se aproveitou disso.

Mas o que eu achei que foi um grande erro foi os Valar terem abandonado a Terra-Média ao léu. Eles tinham um propósito final, contemplado na Grande Música dos Ainur, que com certeza não incluia Melkor como Senhor do Mundo. Abandonando a Terra-Média do jeito que eles abandonaram eles estavam ou esperando que Melkor se redimisse voluntariamente ou que algum milagre livrasse o mundo do mal por si só. Eles demoraram muito tempo pra chegar à conclusão óbvia de que eram ELES que deveriam ir lá e livrar o mundo das garras do Senhor do Escuro, e não os elfos. Os elfos foram somente vítimas desse poder que os Valar não souberam controlar.
Talvez se Manwë tivesse agido antes, Eru não precisaria ter interferido tanto nos destinos do mundo e tornado esse tal de "livre-arbítrio" um verdadeiro livre-arbítrio.
 
naum podemos ver apenas um lado da questão. os noldor de fato mereciam ser punidos, pq eles, especialmente feanor, fizeram muita coisa errada.
mas nessa punição, sofreram tbm os teleri da TM, todos os elfos q naum fizeram a viagem a valinor e os homens q nasceram depois. pq q eles tinham q ser punidos se quem fez a c.agada foram os noldor?? manwe naum era tão justo assim. existiam outros caminhos q deveriam ser tomados, mas manwe naum fez pq ele era muito passivo.
aliás, quase todos os valar eram passivos, tanto q qdo melkor destruiu as árvores, apenas tulkas, orome e ulmo tiveram uma reação de ação. todos os outros ficaram pasmos, sem ação...
 
Há um texto de autoria de Tolkien, disponível em português na Valinor, que entre outros temas discute as atitudes de Manwë em relação a Melkor. É um ponto de vista a se considerar (sendo o autor quem é), que justifica a aparente passividade do Rei de Arda. Muito bom pra que se esclareçam alguns pontos dessa dicussão.

Ósanwë-kenta
http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?id=83
 
As ações de Manwe feriam o livre-arbitrio de tal forma que nao poderiam ocorrer senao em casos extremos, outro motivo pelo qual associo muito ele a Eru, nunca se sabe quem esta agindo...
Mas e o q Melkor fez, não foi uma ferida ainda maior ao livre-arbitrio???:x
Depois de tudo o q ele fez, era mais q obrigaçao do Manwë tomar alguma providencia pra restaurar o livre-arbitrio dos elfos.
 
Legolas disse:
Mas e o q Melkor fez, não foi uma ferida ainda maior ao livre-arbitrio???:x
Depois de tudo o q ele fez, era mais q obrigaçao do Manwë tomar alguma providencia pra restaurar o livre-arbitrio dos elfos.

Nao, porque Melkor era a representação final do proprio mal. Ele nao feria o livre-arbitrio pois passou a fazer parte do mundo renegando sua posição de 'observador', que os outros valar adotaram(possivelmente sob 'conselhos' de Eru).
Os elfos nunca perderam seu livre-arbitrio, sempre puderam tomar suas decisoes embora muitas vezes, as consequencias disso fossem dolorosas.
 
KADU disse:
Vc jah ouviu falar em livre arbitrio? Vc sabe se ele tinha permissão para interferir dessa forma, obrigando, mesmo que o quisesse fazer?
Sim. Não. Mas não entendi pq o Morgoth foi punido e o seu lugar-tenete, segundo no comando, não.

KADU disse:
Mandos nao saberia governar Arda, sua área era o mundo dos mortos, e ele sempre soube disso se submentendo a liderança de Manwe.
É, acho q vc tem razão...

KADU disse:
Manwe frouxo, Sauron maia de m****. Hehe, ta poderoso em! :wink:
Q medo deles! Socorro! 8-)
 
Prime Nazgûl disse:
Mas não entendi pq o Morgoth foi punido e o seu lugar-tenete, segundo no comando, não.

Ué mas ele não tinha pedido perdão e fugiu com medo de ser condenado pelos Valar ?!
Provavelmente por isso é que ele não foi perseguido e punido.
Já Morgoth teve sua chance de arrependimento e não voltou atrás em sua atitude arrogante por isso foi punido.
 
Há uma passagem na Guerra da Ira que diz que Morgoth não acreditava que iria ser atacado por que não compreendia a a misericordia.
Manwë não foi frouxo ou slow ele foi misericordioso com eles.

Ele estava pronto a perdoar ma spara isso era preciso que quem quisesse o perdão mostrasse arrependimento.

E por Manwë não compreender por completo a maldade ele acabava sendo enganado.
 
Vocês esqueçem que Eru disse que coisas belas iam surgir da dissonancia de Melkor e que essas coisas enriqueceriam a história de Arda. Se os poderes agissem antes não aconteceriam grandes feitos dos Noldor no exílio, como o desafio de Fingolfin a Melkor, etc. Se só acontecessem coisas boas seria chato e ninguém gostaria, lembram que a bem-aventurança de Valinor foi descrita bem mais curtamente que a desgraçeira de Túrin. E a Arda Refeita visualizada por Finrod é superior a Arda intocada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo