Eu nunca gostei dos personagens "certinhos". Aqueles com pinta de galã, com cabelo certinho, roupa certinha, tudo no lugar... Manwë sempre soou assim pra mim. E eu percebo que a galera prefere os personagens mais impulsivos, que parecem mais ativos, que não pensem tanto assim, ou que quando pensam têm aquela pose bem de sério, ou profeta, como o Mandos.
Manwë não é um guerreiro que nem oTulkas e o Oromë, nem tem o jeitão compenatrado do Mandos, mas ele é o Rei de Arda. Ele toma as decisões não por impulso. Não era simplesmente atacar Morgoth de novo. Lembram o que aconteceu quando fizeram isso da primeira vez? Morgoth havia dispersado seu poder e sua essência por quase toda Arda(menos Aman), destruir Morgoth destruía a própria Arda que eles deveriam proteger. Sempre que eles intervinham diretamente, o mundo sofria realmente, as terras tremiam, os mares mudavam de lugar... na Guerra da Ira ainda foi "light", porque o mais poderoso que foi era Eonwë, um maia... e mesmo assim Beleriand inteira foi pro beleléu.
Manwë não podia interferir assim na vida dos elfos, a atitude de um rei deveria ser sempre pensada, principalmente nas conseqüências. Eru deu aos elfos o direito de fazerem o que quisessem, e eles realmente não estavam presos em Valinor, podiam ir em bora se quisessem. Mas naquelas circunstâncias, uma fuga daquele jeito, foi uam escolha deles. E aquele mensageiro dos Valar, que dizem que poderia ser o próprio Mandos, advertiu uma última vez que os Valar não tinham abandonado a Terra-Média, e planejavam sim alguma coisa (além dos homens, que com certeza não seriam abandonados).
E complementando o amigo Glaurung... e aquele ventinho que bateu nas velas dos barcos do Aragorn nos campos de Palennor? E a brisa que mandou o espírito do Saruman em bora? Pra mim não é coincidência mesmo...