• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manwë, o frouxo

Eönwë

Usuário
Alguem aí acha como eu q Manwë era um gde frouxo folgado? Olha só: desde q Melkor fugiu d Valinor, ele não tomou NENHUMA atitude pra impedir as maldades q ele fez na Terra-média, e ele não fazia nada a não ser ficar sentado no seu gde trono. Percebam q no Silmarillion, praticamente só os outros valar q tomam atitudes, ele não faz nada.
 
Eita....Manwë era extremamente poderoso. Ele fez muita coisa sim. O problema é que os elfos, que ele tanto amava, abandonaram ele e foram para a Terra Média. Foi uma coisa que deixou Manwë muito triste. E ele se prontou a não fazer nada até que um elfo pedisse perdão para ele. Como você pode ver, assim que Earëndil pediu perdão, Manwë detonou Morgoth.
E os Valar abdicaram seu poder sobre a Terra Média após a queda de Númenor, pois eles perceberam que devido ao que Morgoth tinha feito no passado, o mundo tinha se tornado um lugar impuro. Mas eles não largaram completamente a Terra Média, os Istari são o melhor exemplo.
 
Oras, se ele amava tanto os elfos, pq até a guerra da ira ele não tomou atitudes? E poder não significa q ele era ativo: eu disse e repito q ele só ficava sentado no seu gde trono enquanto os outros valat q tomavam atitudes.
 
Nenhum Vala tomava atitude alguma apenas Ulmo é que procurava incentivar uma investida de seus semelhantes contra Morgoth só incentivava não agia diretamente.
O caso é como o Nemesis disse els se rebelaram contra os poderes e por isso Manwë nada quis fazer enquanto eles não se arrependenssem de seus erros, outro fato foi que depois da Guerra da Ira eles não quiseram mais agir diretamente na TM com medo de desfigurarem mais ainda aquela terra......e com o caso de Numenor eles abriram mão de vez de interferir diretamente.
Portanto não foi por falta de atitude nem por ser frouxo que ele demourou para agir ou não agia diretamente.
 
Aqui vão algumas dicas:

Quem que nas histórias de Tolkien sempre salvavam a pátria na hora que tudo estava perdido?

As águias.

De quem eram as águias?

De Manwë.

:obiggraz:
 
O Glaurung falou tudo!
E se me permite Sam, os Elfos estava se virando muito bem. durante a União de Maehdros, eles teriam vencido Morgoth se não fosse os homens que se rebelaram.
E Manwë poderia acabar com Morgoth quando quisesse, mas como Rei de Arada exigiu desculpas dos elfos.
Pra mim ele tá é certo...pô, os caras te abandonam e depois ainda pedem ajuda?
 
Eu tb acho q o Manwë fez pouco diretamente. Os unicos valar rq eu acho q ficaram ativos durante aquele tempo entre a saida dos Noldor e a Guerra da Ira eram o Ulmo, o Oromë (q devia sair pra caçar d vez em qdo) e o Tulkas (q devia encher o saco do Manwë pra cair d pau no Morgoth). E o Mandos com certeza trabalhou muito nesse tempo.

Nemesis disse:
E Manwë poderia acabar com Morgoth quando quisesse
O único q podia acabar com o Melkor era Eru. :wink:
 
Eu tbm concordo plenamento que ele estava certo.

Oras, se ele amava tanto os elfos, pq até a guerra da ira ele não tomou atitudes?



Manwë estava recentido com a atitude dos Elfos e ainda foi muito peidoso em atender a um perdão.
 
eu acho q manwe era um froxo sim. quer dizer q só pq a terra-média ficou "impura" depois do que morgoth fez eles naum precisam fazer mais nada??? eles tinham, sim, é que fazer mais para purificar a terra.
 
O problema é que vocês pensam que era responsabilidade dos Valar proteger a Terra-Média. Não era. A unica responsabilidade era preparar Arda para a chegada dos Primogênitos. Se o elfos abandonam os poderes para viver por si próprios, não é mais responsabilidade dos Valar o destino deles.
Pelo menos eu acho.... :mrgreen:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Manwë era um bostão :D
Poderoso, tá, mas um grande babaca

Muitos tb pensam isso de Deus. As vezes a compreensao deles(Manwe ou Deus) do TODO pode ser tao nítida que seus atos simplismente nao tem nenhum sentido para nós. Manwe era paciente, ponderado, inteligente, compreensivo, misericordioso. Chato para alguns. Eu admiro muito.
 
Pois é.... a bondade, assim como a maldade, é um ponto de vista. :grinlove: :grinlove:

Pra mim Manwë era bom, muito bom, o oposto de Melkor. Mas a misericórida e sabedoria dele tinham limites... E talvez fosse aí nesses limites que Eru entrava, sempre aconselhando o Valar a fazer o que era certo. É claro que o coitado sempre esperava que a coisa ficasse PRETA pra agir, talvez nessas horas Eru falasse pra ele: - Olha meu filho, tá na hora de agir. Levanta essa bunda desse trono élfico e manda as Águias senão vai tudo pro escambal!!!! :lol:
 
Eu vejo um pouco como o Kadu também, do jeito que Tolkien era religioso eu associo de certa forma Manwë a visão que algumas pessoas tem de Deus, que apesar de ser Todo Poderoso não faz interferências terrenas porque respeita a idéia do livre arbítrio.
 
Na guerra, um grande general não sai para a batalha, fica apenas comandando. No entanto, sem ele, seu exército não aguentaria. Assim era Manwe. Seus soldados tavam se saindo muito bem sob seu comando, e quando ele saiu para a batalha, foi logo pra botar moral na história. MANWE NÃO É FROUXO, ELE É O MAIS PODEROSO DOS VALAR.
 
Tb conconrdo que Manwë não tinha muitas intensões de interferir na vida de Arda, devemos nos lembrar que o dito cujo batia um papo com Eru e a vontade dele era justamente o livre arbitrio. Além do mais, os elfos/humanos pagaram muitas vezes(caro ou não) pelos seus erros estúpidos, com ou sem interferencia de ninguém.
 
Eu nunca gostei dos personagens "certinhos". Aqueles com pinta de galã, com cabelo certinho, roupa certinha, tudo no lugar... Manwë sempre soou assim pra mim. E eu percebo que a galera prefere os personagens mais impulsivos, que parecem mais ativos, que não pensem tanto assim, ou que quando pensam têm aquela pose bem de sério, ou profeta, como o Mandos.
Manwë não é um guerreiro que nem oTulkas e o Oromë, nem tem o jeitão compenatrado do Mandos, mas ele é o Rei de Arda. Ele toma as decisões não por impulso. Não era simplesmente atacar Morgoth de novo. Lembram o que aconteceu quando fizeram isso da primeira vez? Morgoth havia dispersado seu poder e sua essência por quase toda Arda(menos Aman), destruir Morgoth destruía a própria Arda que eles deveriam proteger. Sempre que eles intervinham diretamente, o mundo sofria realmente, as terras tremiam, os mares mudavam de lugar... na Guerra da Ira ainda foi "light", porque o mais poderoso que foi era Eonwë, um maia... e mesmo assim Beleriand inteira foi pro beleléu.

Manwë não podia interferir assim na vida dos elfos, a atitude de um rei deveria ser sempre pensada, principalmente nas conseqüências. Eru deu aos elfos o direito de fazerem o que quisessem, e eles realmente não estavam presos em Valinor, podiam ir em bora se quisessem. Mas naquelas circunstâncias, uma fuga daquele jeito, foi uam escolha deles. E aquele mensageiro dos Valar, que dizem que poderia ser o próprio Mandos, advertiu uma última vez que os Valar não tinham abandonado a Terra-Média, e planejavam sim alguma coisa (além dos homens, que com certeza não seriam abandonados).

E complementando o amigo Glaurung... e aquele ventinho que bateu nas velas dos barcos do Aragorn nos campos de Palennor? E a brisa que mandou o espírito do Saruman em bora? Pra mim não é coincidência mesmo... :wink:
 
Pra mim Manwë num era tolo, claro que não. Mas que ele era meio frouxo ele era sim :D


Maglor disse:
E complementando o amigo Glaurung... e aquele ventinho que bateu nas velas dos barcos do Aragorn nos campos de Palennor? E a brisa que mandou o espírito do Saruman em bora? Pra mim não é coincidência mesmo... :wink:


Esqueceu do vento que empurrou os navios dos Fiéis quando Númenor foi pro saco
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo