• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Lula desiste de participar de debates na TV no 1º turno

http://eleicoes.uol.com.br/2006/ultnot/2006/09/28/ult1928u2799.jhtm

Lula decide nas próximas horas se vai ao debate, diz Tarso


Por Ricardo Amaral
Reuters
Em Brasília

Depois de participar de uma reunião de quase três horas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros e outros auxiliares, Tarso Genro (Relações Institucionais), afirmou que o presidente-candidato ainda não tomou a decisão final sobre comparecer ou não ao debate da TV Globo na noite desta quinta-feira.

"O presidente decidirá nas próximas horas se vai ao debate", disse Tarso durante entrevista a correspondentes estrangeiros.


A indefinição criou um clima de suspense. O presidente deu fortes indícios de que poderá comparecer, mas dois auxiliares diretos que o conhecem bem advertiram que deve ser considerada a hipótese dele não ir.


Pela manhã, antes de ir ao Palácio do Planalto, Lula reafirmou a um dirigente petista que estava resolvido a ir ao programa, mas que iria submeter o assunto a uma última avaliação com os ministros da coordenação de governo e coordenadores de campanha.

A reunião começou às 9h, foi interrompida para que Lula recebesse, em audiência, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e retomada em seguida. Às 10h30, os assessores que acompanham o presidente em viagens receberam a orientação de estar na base aérea de Brasília às 16h30, mas não foram informados sobre o destino.

Três equipes do chamado "escalão avançado" da campanha foram deslocadas na noite de quarta-feira para destinos diferentes. A equipe principal está no Rio de Janeiro, onde se realiza o debate.


A equipe número 2 está em São Bernardo do Campo, onde a programação de Lula previa a realização de um comício de encerramento da campanha às 19h. A equipe de São Bernardo do Campo recebeu instruções para instalar um telão para exibir uma mensagem do presidente candidato, caso não compareça ao comício.


Uma terceira equipe foi deslocada para São Paulo com instruções para preparar uma carreata ainda nesta quinta-feira. Segundo uma fonte do PT, trata-se de uma operação para despistar e confundir os adversários.
(Reportagem adicional Ray Colitt)



28/09/2006 - 13h16

Mantega dá mais um indício de que Lula deve ir ao debate


BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu no início da tarde mais um indício de que o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará do debate da TV Globo esta noite.


Ao ser questionado se viajaria com o presidente nesta quinta-feira, Mantega respondeu positivamente. Questionado se iria para São Paulo ou Rio de Janeiro, ele respondeu: "Para o Rio de Janeiro."


Lula tem alimentado o suspense em torno de sua decisão sobre comparecer ao debate com adversários na disputa pela Presidência, que ocorrerá no Rio. O presidente tem marcado na agenda de candidato um comício em São Bernardo do Campo, em São Paulo, esta noite.
(Por Andrea Welsh)
 
Das duas uma: ou ele se supera e sai ovacionado e aclamado, ou vai ser massacrado de vez. É esperar pra ver :tsc:
 
Que isso! Concordo que é uma estratégia inteligente...Afinal, ele é quase analfabeto, e o governo dele teve e tem tantos escandalos que seria massacrado...
E o pior é que a população brasileira ainda deve reelegelo... que vergonha...
 
http://eleicoes.uol.com.br/2006/ultnot/2006/09/28/ult27u58018.jhtm
28/09/2006 - 18h33
Suspense de Lula sobre debate marca dia eleitoral


Por Áureo Germano e Ricardo Amaral

BRASÍLIA (Reuters) - A apenas três dias das eleições, a quinta-feira foi marcada pela expectativa quanto à participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate da TV Globo esta noite. O Palácio do Planalto alimentou o suspense até o fim da tarde, quando se soube que Lula não iria. Até o adversário Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que acreditava que Lula compareceria ao debate.

O presidente deixou a decisão para a última hora. "Eu vou almoçar, vou dormir e depois resolvo", teria dito Lula a um de seus auxiliares, segundo o relato de um ministro à Reuters.

Pela manhã, o primeiro escalão do governo reuniu-se no Planalto para discutir os prós e contras da participação no debate. A maioria dos ministros votou pelo comparecimento. Apenas um --disse a fonte sem citar nomes-- ponderou que era um risco muito alto expor o presidente.

Em Porto Alegre, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, chegou a afirmar que o anúncio da decisão seria feito oficialmente pelo porta-voz da Presidência, André Singer, por volta das 18h. Uma hora antes, auxiliares do presidente ainda desconheciam o destino do vôo que faria o presidente --se para o Rio de Janeiro ou para São Paulo.

Na agenda de candidato, Lula tem marcado um comício às 19 horas em São Bernardo do Campo, grande São Paulo. O debate está marcado para três horas depois, no Rio de Janeiro.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou por volta das 13h que já viajaria para o Rio com o presidente, mas recusou-se a confirmar a participação de Lula no debate.

Pela manhã, antes de ir ao Planalto, o presidente reafirmou a um dirigente petista que estava resolvido a ir ao programa, mas que iria submeter o assunto a uma última avaliação dos ministros da coordenação de governo e coordenadores de campanha.

A reunião começou às 9 horas. Às 10h30, os assessores que acompanham o presidente-candidato em viagens receberam a orientação de estar na base aérea de Brasília às 16h30, mas não foram informados sobre o destino.

Três equipes do chamado "escalão avançado" da campanha foram deslocadas na noite de quarta-feira para destinos diferentes. A equipe principal está no Rio de Janeiro, onde se realiza o debate.

A equipe número 2 está em São Bernardo do Campo, onde a programação de Lula previa a realização de um comício de encerramento da campanha às 19h. A equipe de São Bernardo do Campo recebeu instruções para instalar um telão para exibir uma mensagem do presidente candidato, caso não compareça ao comício.

Uma terceira equipe foi deslocada para São Paulo com instruções para preparar uma carreata ainda nesta quinta-feira. Segundo uma fonte do PT, trata-se de uma operação para despistar e confundir os adversários.

No Rio de Janeiro desde o início da tarde, Alckmin afirmou a jornalistas durante caminhada no calçadão de Copacabana que acreditava na presença do presidente. "Acho que o Lula vai e é importante que vá. O debate é o respeito ao eleitor", disse.

Para Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos, a indefinição faz com que os outros candidatos tenham que trabalhar com dois cenários em sua preparação. "Isso gera mais tensão nos adversários, o que é favorável a ele (Lula)", afirmou.

Na avaliação de Manhanelli, o debate desta noite não será favorável ao presidente em qualquer hipótese, mas sua participação seria mais prejudicial. Os consultores ouvidos pela Reuters acreditavam que a equipe de Lula estava mesmo dividida.

O suspense só terminou às 18h04, quando fonte do Planalto disse à Reuters que o presidente chamara seus principais auxiliares ao Palácio da Alvorada, às 17h, para comunicar que não iria ao debate.

(Colaboraram Sinara Sandri, de Porto Alegre, e Cláudia Pires, de São Paulo)
 
Estratégia covarde e burra, o que aliás é uma redundãncia sendo ele um marionente "semianarfa"

É claro que ninguém é obrigado ir, pois não estamos numa ditadura, mas sou da opinião que por lei deveria haver pelo menos um debate em nivel nacional que todos fossem obrigados a compararecer, pois fodam-se as pesquisas, não tem aquele famoso ditado "Quem não deve não teme"?
 
Vi o debate e foi bem morno. Usar a desculpa de fazer o último comício no lugar onde começou foi demais. Do que o presidente fugia? Se ele vive afirmando que não sabia de nada do que acontecia, etc..? Que ironia ele usar do mesmo artifício que o FHC usou para fugir do 1º debate quando era ele o adversário.
 
Ele não foi porque tem mais a perder do que ganhar indo. Ele não ir é menos pior do que ir e levar porrada a torto e direito.
 
Lula não foi por:

(a)Ia ter um grande churrasco na fazenda do Palocci em comemoração a reeleição.

(b)Foi tudo estratégia para deixar os adversários com cara de trouxa e perguntando para uma cadeira vazia.

(c)achava que 3 contra 1 era muita desvantagem.

(d)por que não ia conseguir explicar a presepadas do seu governo.

(e)teve uma crise de consciência(durante uma dose e outra de cachaça)e ia falar toda a verdade mais passou rápido.
 
cara, ele não foi pq ele não é burro...

O cara vai num debate pra ser massacrado? É melhor não ir mesmo... ninguém q vota nele realmente liga pra isso do mesmo modo q ninguém q votava no FHC ligou pro fato dele não ir no debate em 98
 
Não é nem a questão somente de ser massacrado.

A questão é que os 3 juntos iriam ter o triplo de tempo que o Lula, era impossível ele se defender de tantos tiros com um tempo tão reduzido.

Assim como não é lógico o chamar de covarde e etceteras, quem fala isso não tem o mínimo de percepção. Tanto Lula quanto FHC, ambos agiram certo. E ambos enfrentaram as mesmas sabatinas de entrevistas com temas livres, portanto não se trata de covardia, mas de bom senso mesmo.
 
Mas é justamente isso que me incomoda no Lula, Lordpas. É semelhança demais com o que o FHC fez no passado. Será que o legado deixado pelo governo anterior ao PT era tão bom assim para que ele seguisse a mesma receita?
 
Eu acho que além de covardia dele foi também uma demonstração de arrogância, de achar que não precisa dar satisfações sobre nada, porque é o presidente, enquanto os outros são só candidatos.
 
Mas é justamente isso que me incomoda no Lula, Lordpas. É semelhança demais com o que o FHC fez no passado. Será que o legado deixado pelo governo anterior ao PT era tão bom assim para que ele seguisse a mesma receita?
Uau, chamar a atenção ao fato de FHC não ter ido a um debate ser um marco na semelhança entre os dois governos chega a ser engraçado. Números comprovam que o bla bla bla de é igual não cola.

Eu acho que além de covardia dele foi também uma demonstração de arrogância, de achar que não precisa dar satisfações sobre nada, porque é o presidente, enquanto os outros são só candidatos.


Arrogância em não dar satisfações cara pálida? Então porque diabos ele foi a entrevistas? huh? Não faz sentido.

Ele não conseguiria se defender nem se fosse um só "tiro" de uma arma de plástico


É. Por ele não saber falar e nem debater sobre nada ele construiu o maior partido do brasil e chegou aonde ele está agora. É tão patético esse discurso de Lula, o ignóbil.
 
Arrogância em não dar satisfações cara pálida? Então porque diabos ele foi a entrevistas? huh? Não faz sentido.
Eu quis dizer não dar satisfações nem responder aos questionamentos dos outros candidatos, que ele deve considerar derrotados.
 
Pesquisas recentes já mostram que Lula perdeu pontos após o debate.

Tática inteligente ou não, a ausência de Lula, quanto mais anunciada por seus assessores de última hora, é uma facada no coração do brasileiro que esperou ansiosamente por sua participação, ou no mínimo o posicionamento do presidente acerca de questões polêmicas; além disso, não comparecer a uma das poucas audiências dos candidatos presidenciais a que o eleitor tem acesso me parece falta de moral.

Quanto ao "tempo" de resposta, não creio que seria assim como vc falou, Lordpas. Para muitas perguntas ele provavelmente não teria resposta, para não tê-las dada à sociedade brasileira até agora, depois do aniversário da crise política. Para cada pergunta há um tempo para responder, os outros candidatos não poderiam fazer várias ao mesmo tempo. Além disso, ele poderia pedir direito de resposta aleatoriamente; duvido que William Bonner deixasse de concedê-lo, mesmo que não fosse por razão digna (ou seja, mesmo q não tivesse se sentido ofendido).

A propósito, vcs perceberam que tática da Globo a de deixar a cadeira que seria de Lula com o nome até o final do programa, e sempre filmá-la a cada pré-comercial e retorno? :roll:
 
Última edição:
Na entrevista aqui noRio ele também não veio, e não era debate, era entrevista mesmo. Saiu no jornal a cadeirinha dele vazia, e as perguntas que seriam feitas sem as respostas.

Se o problema é com a emissora (como dizem quando mencionam o debate com o Collor), pleiteassem um debate promovido pela Justiça Eleitoral. Seria supimpa, sem brecha pra reclamação de falta de isonomia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo