RPG e Terra Média
Olá...
as novidades sempre são fascinantes. As pessoas tendem a achar que tudo que é novo é melhor que "as versões anteriores". Na minha modesta opinião isso nem sempre acontece...
No caso do Lord of The Rings, da Decipher, acho que isto se aplica muito bem. Trata-se, na minha opinião, de um "lixo". Nem tanto pelo sistema, mas pelo conceito que foi escolhido e pelo material que estará disponível. Em primeiro lugar não se trata de um RPG. Está mais para uma big aventura pronta, que segue os passos dos personagens do filme (quem comprar o módulo de Moria vai perceber).
O material histórico sobre a Terra Média (que deveria acompanhar qualquer RPG que tenha a obra de Tolkien como base) é inexistente. Ou seja.. o produto é apenas mais uma das milhares de tentativas de ganhar dinheiro as custas da obra de Tolkien...
MERP - Middle Earth Roleplaying
Muito comum encontrarmos opiniões en sites brasileiros "especializados" em RPG, colocando o MERP como um RPG de péssima qualidade. Na imensa maioria das vezes esta opinião é proferida por pessoas que nunca jogaram o sistema, ou mesmo que nunca tiveram o prazer de manusear um módulo de MERP em suas mãos... Prazer porque os módulos do MERP são um verdadeiro deleite para quem aprecia a Terra Média... Mas vamos por partes...
HISTORIA
O MERP foi lançado pela ICE - Iron Crown Enterprises (
http://www.ironcrown.com/) em parceria com a Tolkien Enterprises, em 1982. O jogo foi publicado até 1997, mas acabous saindo de linha quan do a ICE finalizou seu contrato com a Tolkien Enterprise. Foram mais de 120 módulos publicados, um background fabuloso e mapas de tirar o folego (
http://www.chapter-one.com/merp/products.html).
Hoje, fora de catálogo, o MERP é divulgado apenas através de grupos de jogadores que acabam trocando material via net... Tornou-se um material raro e muito disputado...
(NÃO SE TRATA DE PIRATARIA. OS LIVROS DO MERP ESTÃO FORA DE CATÁLOGO HÁ 3 ANOS)
SISTEMA
O sistema do MERP foi baseado no antigo ROLEMASTER. Este sim, extremamente complicado. No caso do MERP, o sistema foi simplificado ao ponto de existir apenas 1 livro de regras (que a meu ver são simplissimas). Alguns criticos batem na tecla dizendo que o sistema do MERP é muito dificil etc... Não é... Ele pode parecer um pouco mais demorado para quem esta acostumado a simplicidade de um AD e D, mas para quem gosta de um pouco mais de "realidade" é uma excelente opção.
O jogo todo é baseado em porcentagem de 0 a 100. Ou seja, os Stats (Força, Agilidade etc) são contados de 0 a 100 (quanto maior melhor). Estes Stats geram bonus que são somados as Habilidades (Luta com espada, Escalada, Percepção etc) e que geram um número base que é somado a um d100 para definir o sucesso ou o fracasso de uma ação .
Vamos a um exemplo simples de um combate:
a) Guerreiro A um tem Habilidade de Espada de 60
b) Ele tenta atingir o Guerreiro B que tem defesa de 40 (25 por usar um escudo e 15 devido ao seu bobus de agilidade)
c) Guerreiro A lança um d100 e tira 50. Ele soma os 50 aos seus 60 e fica com 110
d) Subtrai-se 110 (ataque) dos 40 (defesa) e obtem-se: 70
e) Este número final e comparado a uma tabela que cruza o tipo da arma do atacante com a armadura do defensor.
f) O resultado é o número de Hit Points tirado do alvo
g) Se o golpe for muito bom, além dos Hits o alvo pode sofrer um Crítico de A a E (quanto mais alto mais mortifero) que pode resultar em apenas mais alguns Hits ou ate na morte do alvo
Pode parecer complicado, mas não é... durante o jogo todo este processo leva menos de 10 segundos para ser feito. O resultado é um sistema de combate de primeira qualidade.
O Ponto Fraco do sistema está na resolução de tarefas simples, como por exemplo uma percepção. A tabela do jogo para este tipo de ação é realmente muito ruim.
Eu, particularmente, não a uso. Substitui-a por uma tabela simples de dificuldades com porcentagem de 0 a 100. Cinco niveis de dificuldade que podem ser comparados com um roll simples de d 100 somado ao atributo que mais estiver relacionado a ação.
Exemplo: Um personagem tenta encontrar pegadas.
a) Definine-se a dificuldade. Digamos que seja 60.
b) O jogador rola 1d100 e soma a sua percepção.
c) Digamos que ele tenha 15 de percepção e tenha rolado 30 em 1d100
d) 30 + 15 = 45 Ou seja ele nao conseguiu achar as pegadas já que precisava de um 60 ou mais
Simples não?
MATERIAL
Em relação aos livros e módulos, não há nada que se compare ao MERP quando o assunto é Terra Média. O jogo possui apenas um livro básico de regras. Todos os outros livros são dedicados a detalhar ao extremo as regiões e a história da Terra Média.
Existem livros dedicados as planícies de Rohan, a Lórien, a Bree, a Monte Gundabad, a Minas Tirith, a Mordor, Umbar etc etc etc. Praticamente todas as regiões da Terra Média foram exploradas pelo pessoal da ICE, sempre utilizando a acessoria da Tolkien Enterprises, para ser o mais fiel possível ao mundo criado por Tolkien.
Aliado a este background sensacional, estão os maravilhosos mapas criados por Peter Fenlon. Alguem conhece? Não dá para explicar.. só vendo. Com estes mapas, que são parte integrante dos módulos do MERP, a Terra Média ganha vida.
DICA
Faça como São Tomé, só acredite vendo. Quando alguém lhe disse que o MERP é ruim, ou que "graças a Deus que ao sistema da Decipher não se baseia no MERP", cheque primeiro. Procure material de MERP na internet, conheça o sistema e forma a sua própria opinião. Na pior das hipóteses, mesmo que vc não curta o sistema, os módulos podem ser utilizados como base para quelquer outro sistema que tenha a Terra Média como objetivo.
Para quem quer se sprofundar mais, vale a pena visitar a comunidade MIDDLE EARTH ROLEPLAYING PRESERVATION SOCIETY
http://pub96.ezboard.com/bmiddleearthroleplayingpreservationsociety
Abraços
Uruk