• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lord of the Rings RPG - Datas de lançamento

Status
Fechado para novas mensagens.

Skywalker

Great Old One
Bom, eu andei vendo no site oficial do RPG do SDA ( www.decipher.com) e aqui vão as datas oficias do lançamento:

LIVRO BÁSICO - Junho 2002
LIVRO BÁSICO - EDIÇÃO LIMITADA - Julho 2002
SCREEN DO MESTRE - Agosto 2002
HERO'S JOURNAL - Agosto 2002
THE FELLOWSHIP OF THE RING SOURCEBOOK - Setembro 2002
FELL BEASTS AND WONDROUS MAGIC - Outubro 2002
THE TWO TOWERS ADVENTURE GAME - Novembro 2002
MORIA - Dezembro 2002
THE TWO TOWERS SOURCEBOOK - Janeiro 2003

Lembrando sempre que são datas pra lançamento no exterior.. agora, quando sai aqui........ nem Eru sabe! :D
 
Mas é claro que vc não conseguiu ver! como haveria de conseguir se o mega-juca aqui botou a url errada? é só botar um "l" depois do .htm q funciona...
 
Err... eu nunca vim aqui muito, mas algo me chamou a atencao quando fui a uma loja de quadrinhos, cards e rpg aqui em Hamilton, no dia antes de hoje (talbem conhecido como ontem). Eu vi uma caixa mais ou menos grande (uns 25cm de altura, 15 de comprimento e 1 ou 2 de profundidade) escrito: The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring Role Playing Adventure - ou algo assim. Parecia bastante com o estilo da decipher. E era da Decipher pelo que acabei de descobrir, mas to com preguica de refazer tudo o que eu escrevi. Era assim:

lotradvgamepkg400.jpg


Que diabos eh isso?

'gardecido!
 
Vlad disse:
putz cara, era meu sonho ter um rpg da terra média digamos assim "oficial! !!
espero q saia uma versaum traduzida!!
glória!!!

E é bem provável q nao demore pra sair em portugês, pq a Grow já tá lançando o wargame do sda...
 
Na verdade é da Graslitte......eu já vi pra vender.......me pareceu uma coisa meio battletech, mas não sei....
 
RPG e Terra Média

Olá...
as novidades sempre são fascinantes. As pessoas tendem a achar que tudo que é novo é melhor que "as versões anteriores". Na minha modesta opinião isso nem sempre acontece...

No caso do Lord of The Rings, da Decipher, acho que isto se aplica muito bem. Trata-se, na minha opinião, de um "lixo". Nem tanto pelo sistema, mas pelo conceito que foi escolhido e pelo material que estará disponível. Em primeiro lugar não se trata de um RPG. Está mais para uma big aventura pronta, que segue os passos dos personagens do filme (quem comprar o módulo de Moria vai perceber).
O material histórico sobre a Terra Média (que deveria acompanhar qualquer RPG que tenha a obra de Tolkien como base) é inexistente. Ou seja.. o produto é apenas mais uma das milhares de tentativas de ganhar dinheiro as custas da obra de Tolkien...

MERP - Middle Earth Roleplaying

Muito comum encontrarmos opiniões en sites brasileiros "especializados" em RPG, colocando o MERP como um RPG de péssima qualidade. Na imensa maioria das vezes esta opinião é proferida por pessoas que nunca jogaram o sistema, ou mesmo que nunca tiveram o prazer de manusear um módulo de MERP em suas mãos... Prazer porque os módulos do MERP são um verdadeiro deleite para quem aprecia a Terra Média... Mas vamos por partes...

HISTORIA

O MERP foi lançado pela ICE - Iron Crown Enterprises (http://www.ironcrown.com/) em parceria com a Tolkien Enterprises, em 1982. O jogo foi publicado até 1997, mas acabous saindo de linha quan do a ICE finalizou seu contrato com a Tolkien Enterprise. Foram mais de 120 módulos publicados, um background fabuloso e mapas de tirar o folego (http://www.chapter-one.com/merp/products.html).
Hoje, fora de catálogo, o MERP é divulgado apenas através de grupos de jogadores que acabam trocando material via net... Tornou-se um material raro e muito disputado...

(NÃO SE TRATA DE PIRATARIA. OS LIVROS DO MERP ESTÃO FORA DE CATÁLOGO HÁ 3 ANOS)

SISTEMA

O sistema do MERP foi baseado no antigo ROLEMASTER. Este sim, extremamente complicado. No caso do MERP, o sistema foi simplificado ao ponto de existir apenas 1 livro de regras (que a meu ver são simplissimas). Alguns criticos batem na tecla dizendo que o sistema do MERP é muito dificil etc... Não é... Ele pode parecer um pouco mais demorado para quem esta acostumado a simplicidade de um AD e D, mas para quem gosta de um pouco mais de "realidade" é uma excelente opção.
O jogo todo é baseado em porcentagem de 0 a 100. Ou seja, os Stats (Força, Agilidade etc) são contados de 0 a 100 (quanto maior melhor). Estes Stats geram bonus que são somados as Habilidades (Luta com espada, Escalada, Percepção etc) e que geram um número base que é somado a um d100 para definir o sucesso ou o fracasso de uma ação .

Vamos a um exemplo simples de um combate:

a) Guerreiro A um tem Habilidade de Espada de 60
b) Ele tenta atingir o Guerreiro B que tem defesa de 40 (25 por usar um escudo e 15 devido ao seu bobus de agilidade)
c) Guerreiro A lança um d100 e tira 50. Ele soma os 50 aos seus 60 e fica com 110
d) Subtrai-se 110 (ataque) dos 40 (defesa) e obtem-se: 70
e) Este número final e comparado a uma tabela que cruza o tipo da arma do atacante com a armadura do defensor.
f) O resultado é o número de Hit Points tirado do alvo
g) Se o golpe for muito bom, além dos Hits o alvo pode sofrer um Crítico de A a E (quanto mais alto mais mortifero) que pode resultar em apenas mais alguns Hits ou ate na morte do alvo

Pode parecer complicado, mas não é... durante o jogo todo este processo leva menos de 10 segundos para ser feito. O resultado é um sistema de combate de primeira qualidade.

O Ponto Fraco do sistema está na resolução de tarefas simples, como por exemplo uma percepção. A tabela do jogo para este tipo de ação é realmente muito ruim.
Eu, particularmente, não a uso. Substitui-a por uma tabela simples de dificuldades com porcentagem de 0 a 100. Cinco niveis de dificuldade que podem ser comparados com um roll simples de d 100 somado ao atributo que mais estiver relacionado a ação.

Exemplo: Um personagem tenta encontrar pegadas.
a) Definine-se a dificuldade. Digamos que seja 60.
b) O jogador rola 1d100 e soma a sua percepção.
c) Digamos que ele tenha 15 de percepção e tenha rolado 30 em 1d100
d) 30 + 15 = 45 Ou seja ele nao conseguiu achar as pegadas já que precisava de um 60 ou mais

Simples não?


MATERIAL

Em relação aos livros e módulos, não há nada que se compare ao MERP quando o assunto é Terra Média. O jogo possui apenas um livro básico de regras. Todos os outros livros são dedicados a detalhar ao extremo as regiões e a história da Terra Média.
Existem livros dedicados as planícies de Rohan, a Lórien, a Bree, a Monte Gundabad, a Minas Tirith, a Mordor, Umbar etc etc etc. Praticamente todas as regiões da Terra Média foram exploradas pelo pessoal da ICE, sempre utilizando a acessoria da Tolkien Enterprises, para ser o mais fiel possível ao mundo criado por Tolkien.
Aliado a este background sensacional, estão os maravilhosos mapas criados por Peter Fenlon. Alguem conhece? Não dá para explicar.. só vendo. Com estes mapas, que são parte integrante dos módulos do MERP, a Terra Média ganha vida.

DICA

Faça como São Tomé, só acredite vendo. Quando alguém lhe disse que o MERP é ruim, ou que "graças a Deus que ao sistema da Decipher não se baseia no MERP", cheque primeiro. Procure material de MERP na internet, conheça o sistema e forma a sua própria opinião. Na pior das hipóteses, mesmo que vc não curta o sistema, os módulos podem ser utilizados como base para quelquer outro sistema que tenha a Terra Média como objetivo.
Para quem quer se sprofundar mais, vale a pena visitar a comunidade MIDDLE EARTH ROLEPLAYING PRESERVATION SOCIETY
http://pub96.ezboard.com/bmiddleearthroleplayingpreservationsociety

Abraços
Uruk
 
Bom, da última vez que aparecesse aqui postando sobre o MERP eu não conhecia direito o sistema, portanto só me baseei no que tinha ouvido falar. Bom, agora eu posso, pois agora eu tenho o MERP, módulos básico, alem de outros suplementos e posso dizer o seguinte:

É realmente muito ruim.

Como pode chamar de lixo um livro que nem sequer foi lançado? É puro preconceito. Faça como você mesmo disse: dê uma de São Tomé. Procure conhecer alguma coisa sobre o teu alvo pra falar mal dele.

O RPG a ser lançado pela Decipher não é só uma big aventura pronta. ELa foi, de fato, lançada, com um conjunto de regras fast-play para iniciantes, mas não é o livro oficial.

Falaste sobre a inexistência de material sobre a terra media no livro basico da decipher. E no módulo básico do MERP? Não tem uma linha sequer descrevendo o cenário.

Eu sei que o q eu vou falar agora é uma questão de gosto pessoal, mas o mapa do MERP conseguiu ser pior que o do Oriental Adventures.

O sisteminha é bem rasinho, com algumas viagens feias (Elrond clérigo, por exemplo....)

Sobre os infinitos livros de descrição de cenário: TOlkien nunca escreveu um material tão amplo a ponto de poderem adaptar o Harad num livro de mais de 100 páginas, o que nos leva a crer que tem muita coisa inventada...

ELes até batizaram os 9 nazgûl!

Portanto, reitero o que eu disse:

AINDA BEM QUE O SISTEMA DA DECIPHER NÃO TEM NADA A VER COM O DO MERP!
 
Controvérsias...

Olá, skywalker...

Antes de qualquer coisa, me desculpe se o ofendi. Minha crítica foi sobre o produto da Decipher, não sobre a sua opinião. Mas, me parece que vc tomou as críticas como uma coisa pessoal. Por outro lado, desculpe novamente, mas ficou claro para mim que você não tem conhecimento de causa para falar sobbre o MERP... (CALMA, CALMA !!! CONTINUE LENDO !! risos). Pelo que você disse em seu último post tenho certeza que não possui nennhum modulo de MERP, a não ser apenas o módulo básico.... mas vamos por partes... como diria Jack o Estripador.

1- Primeiramente uma explicação do porquê chamo de LIXO um produto que sequer foi lançado: Você já ouviu falar em preview? Você já ouviu falar no site Other Hands? Você já ouviu falar no site Guild Companion? Tenho certeza que não... Mas explico. Tratam-se dos dois maiores sites especializados na influência tolkieniana sobre o RPG. Baseei-me nas análises deles e nas explicações sobre o produto da Decipher ali contidas. Procure na Internet os links para estas páginas e faça uma análise...
Uma observação, a sua crítica a minha análise poderia ser revertida contra vc mesmo, afinal, como vc pode elogiar tanto "um produto que sequer foi lançado?".

2- Em relação ao Módulo Básico do MERP, ele foi feito apenas e tão somente para ser um Livro de Regras. Como expliquei em meu post anterior, o background vem nos 154 livros seguintes...
Aliás, que trabalho fantástico...

3- Dizer que "o" mapa do MERP é pior do que o do Oriental Adventures é um atestado da sua ignorancia (não no sentido de burrice, mas de desconhecimento) sobre o assunto. Em primeiro luigar o MERP não tem "um" mapa. Como já disse anteriormente, cada módulo regional possui um grande mapa criado pelo cartógrafo Peter Fenlon, em parceria com a Tolkien Enterprises. Certamente voce não conhece os módulos e nem os mapas... por isso entendo a sua colocação... Talvés esteja se referindo apenas ao grande mapa de Arda, que vem na edição de 1986 do Livro Básico. Trata-se de um mapa bem legal, mas não se compara aos mapas dos módulos que são feitos através de técnicas cartográficas.... Gostaria muito que você os visse (e eles estão disponíveis para donwload em 3 enderelços de ftp na net - NÃO É PIRATARIA!) para que pudesse formular sua opinião com conhecimento de causa.

5- Em relação ao "sistema rasinho". Bom... Não acho que o sistema do MERP é o melhor do mundo. Sei quer não é e que tem diversas falhas. Mas não é ruim. Por gosto pessoal posso dizer que acho-o, por exemplo, bem melhor que o ADeD, e pior quer o sistema da white wolf. Gosto em especial do sistema de combate...

6- Em relação a viagem de colocar Elrond como Clérigo... Você tem certeza que está falando do MERP? Porque não há esta classe de personagem lá... Acho que estás fazendo confusão...

7- Sobre a sua colocação a respeito do que Tolkien escreveu ou não... Mais uma vez falas sem conhecimento de causa, e mais uma vez vou explicar. Todo o material de background lançado palo MERP teve como base a estrutura oferecida pela Tolkien Enterprises. Ou seja, 90% do material foi baseado em informações tiradas dos escritos de Tolkien.
É óbvio que muitas liberdades foram tomadas, principalmente nas terras pouco exploradas na obra do Mestre. No entanto, o material e coerente e consistente.


Por último, gostaria de que nós mantivessemos esta discussão dentro dos parâmetros do coleguismo. Afinal... você, como eu, curte RPG. Senti que vc ficou "mordido" com o meu post. Vc por acaso tem diploma de mestrado ou doutorado em RPG? Eu não tenho.
Certamente há muita coisa que não sei e não conhço sobre o tema. No entanto, procuro não ter opinões pré formuladas sobre este ou aquele sistema. Mais uma vez, a minha opinião sobre o material da DECIPHER veio da leitura de resenhas em sites ESPECIALIZADOS em RPG relacionado a TOLKIEN.
Mas, posso estar enganado, não sou dono da verdade. Aliás, QUERO estar enganado. Seria muito legal que o material da Decipher seja muito bom. Ganham todos assim...
Para finalizar, recomendo que vc conheça melhor o material do MERP. Pelas suas colocações, principalmente no que diz respeito "ao" mapa, e ao "clérigo" Elrond, pude ver que vc conhece muito pouco a respeito.

Abraços
Uruk
 
Tréplica:

1.Bom, eu realmente não conheço estes sites (até me interessei muito por eles e gostaria que postasse no Favoritos do fórum seus respectivos links). A minha opinião eu formei a partir do preview que a própria Decipher disponibilizou no site deles, falando de como funciona o sistema (bem por cima), além de um overview geral do livro.

3. Quanto ao mapa, o que eu possuo eu baixei da internet, ou seja, posso ter me enganado em relação ligação dele com o MERP, mas os mapas dos suplementos (ao menos os que eu tenho) são bem meia-boca...

5. O sistema não vou discutir, trata-se de gosto pessoal...

6. No MERP, na página 15, fala da classe ANIMIST (CLERIC), e, logo depois, na página 22 relaciona Elrond à essa classe. COnclusão: Elrond, pro MERP é Clérigo.

7. Ah.......então quer dizer que o MERP teve acesso à coisas que nem o Christopher teve quando escreveu a coleção HISTORY OF MIDDLE EARTH? Difícil, hein?


P.S.: Eu posso conhecer pouco sobre o RPG a ser lançado pela Decipher, mas eu conheço o MERP o suficiente pra não querer que seja parecido...
 
Vamos lá...

1- Abaixo seguem os links para os sites que eu lhe falei.

http://www.guildcompanion.com/
http://otherhands.com/ (Estava fora do ar ontem, quando tentei conectar)


2- Em relação aos mapas... é como eu falei anteriormente. Se vc quiser posso te mandar um exemplo de mapa de módulo para vc ver do que estou falando. Tenho certeza que vai se surpreender.
Por enquanto, de uma sacada neste exemplo que esta no link. Foi escaneado em baixa resolução, mas vc pode ter uma idéia. Um detalhe: eles vem em papel grosso, de primeira qualidade, com tamanho médio de 45x45 cm

http://www.barrasquare.com.br/victor/tolkien/gorgoroth1.jpg

3- Sim, o MERP tem a classe Animista. Mas ela não é como o Clérigo do ADeD pior exemplo. Em relaçao a colocar o Elrond como um Animist, isto é apenas um exemplo que o jogo dá... Como vc classificaria Elrond? Mage, Warrior?

3- Em relação a sua colocação sobre o Cristopher e o HoME, não compreendi. O que eu disse anteriormente é que a ICE (empresa responsável pelo MERP), em parceria com a Tolkien Enterprises, desenvolveu o background dos módulos. Disse tbm que é claro que várias liberdades foram tomadas em relação as regiões poucio exploradas na obra de Tolkien. É disso que você duvida? Se é, não entendo porquê... pois é fato.

4- Em relação a sua opinião sobre o MERP, não vou cotestá-la mais. Você não gosta e ponto. Assim como eu não gosto de ADeD embora saiba que é i RPG mais apreciado no mundo. Só o que eu discordo é que se colabore para a formação de um esteriótipo do MERP: Tipo "Não conheço mas não gosto". Sacou? Por isso acho que as pessoas devem experimentar, conhecer, antes de opinar...

Abraços
Uruk
 
É aquela coisa...o módulo básico do MERP descreve o ANimist como um mago que canaliza os poderes através dos Valar, como um clérigo faz com os deuses...o que é um absurdo, pq os Valar nunca se manifestaram de forma indireta em Arda.

Eu classificaria o Elrond, a partir das regras de d20 system, como fighter/sorcerer(considerando o sistema de magias, obviamente diferente)/nobre/loremaster...

E liberalidade é uma coisa, agora inventar uma dungeon em Fangorn....

E eu conheço MERP e não gosto.
 
ok...

well....
ok

Respeito a sua opinião, embora discorde totalmente.
Eu conheço o MERP

E ADORO...
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo