• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Longevidade

10º de boa, acho que a tradução aí de Portugal errou feio então.
390 anos era o que vivia um numenoriano 8O
 
O 10º membro da Sociedade disse:
lince disse:
Na página 185 do Silmarillion, no capítulo XVII "Da chegada dos homens ao oeste", está escrito: "Os anos de vida dos homens foram prolongados(...) depois de sua chegada a Beleriand;mas no final, Beor, o Velho, faleceu quando já tinha vivido noventa e três anos, quarenta e quatro dos quais a serviço do Rei Felagund."

Onde foi que vc viu que Beor viveu 390? Pq relamente se os homens já viviam tanto não seria necessário que os Valar concedessem longevidade aos numenorianos...estranho isso. Acho que a média de idade era70/80, mesmo.

Ora veja só:

O Silmarillion disse:
"Os anos de vida dos Edain foram aumentados, segundo os registos dos Homens, depois da usa vinda para Beleriand; mas, por fim, Bëor, o Velho, morreu, depois de ter vivido trezentos e noventa anos, quarenta e quatro dos quais servindo o rei Fingolfin."
ou seja, ele viveu mto mais d q aqi falaram ou umas das traduções errou feio
 
Isso felagund na edição Portuguesa entãi pq na minha tá
lince escreveu:


Na página 185 do Silmarillion, no capítulo XVII "Da chegada dos homens ao oeste", está escrito: "Os anos de vida dos homens foram prolongados(...) depois de sua chegada a Beleriand;mas no final, Beor, o Velho, faleceu quando já tinha vivido noventa e três anos, quarenta e quatro dos quais a serviço do Rei Felagund."

Onde foi que vc viu que Beor viveu 390? Pq relamente se os homens já viviam tanto não seria necessário que os Valar concedessem longevidade aos numenorianos...estranho isso. Acho que a média de idade era70/80, mesmo.
 
Peregrino disse:
Isso felagund na edição Portuguesa entãi pq na minha tá
lince escreveu:


Na página 185 do Silmarillion, no capítulo XVII "Da chegada dos homens ao oeste", está escrito: "Os anos de vida dos homens foram prolongados(...) depois de sua chegada a Beleriand;mas no final, Beor, o Velho, faleceu quando já tinha vivido noventa e três anos, quarenta e quatro dos quais a serviço do Rei Felagund."

Onde foi que vc viu que Beor viveu 390? Pq relamente se os homens já viviam tanto não seria necessário que os Valar concedessem longevidade aos numenorianos...estranho isso. Acho que a média de idade era70/80, mesmo.
eu editei :wink:
 
O 10º membro da Sociedade disse:
lince disse:
Na página 185 do Silmarillion, no capítulo XVII "Da chegada dos homens ao oeste", está escrito: "Os anos de vida dos homens foram prolongados(...) depois de sua chegada a Beleriand;mas no final, Beor, o Velho, faleceu quando já tinha vivido noventa e três anos, quarenta e quatro dos quais a serviço do Rei Felagund."

Onde foi que vc viu que Beor viveu 390? Pq relamente se os homens já viviam tanto não seria necessário que os Valar concedessem longevidade aos numenorianos...estranho isso. Acho que a média de idade era70/80, mesmo.

Ora veja só:

O Silmarillion disse:
"Os anos de vida dos Edain foram aumentados, segundo os registos dos Homens, depois da usa vinda para Beleriand; mas, por fim, Bëor, o Velho, morreu, depois de ter vivido trezentos e noventa anos, quarenta e quatro dos quais servindo o rei Fingolfin."
Isso muito estranho :tsc: pq ontem mesmo eu conferi a ediçao brasileira do Silma e é isso mesmo que Lince postou.
 
**EvenStar** disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
lince disse:
Na página 185 do Silmarillion, no capítulo XVII "Da chegada dos homens ao oeste", está escrito: "Os anos de vida dos homens foram prolongados(...) depois de sua chegada a Beleriand;mas no final, Beor, o Velho, faleceu quando já tinha vivido noventa e três anos, quarenta e quatro dos quais a serviço do Rei Felagund."

Onde foi que vc viu que Beor viveu 390? Pq relamente se os homens já viviam tanto não seria necessário que os Valar concedessem longevidade aos numenorianos...estranho isso. Acho que a média de idade era70/80, mesmo.

Ora veja só:

O Silmarillion disse:
"Os anos de vida dos Edain foram aumentados, segundo os registos dos Homens, depois da usa vinda para Beleriand; mas, por fim, Bëor, o Velho, morreu, depois de ter vivido trezentos e noventa anos, quarenta e quatro dos quais servindo o rei Fingolfin."
Isso muito estranho :tsc: pq ontem mesmo eu conferi a ediçao brasileira do Silma e é isso que Lince postou.

Isso quer dizer que também o vosso Silmarillion tem má tradução. Deviam processar a tradutora. :lol: Baralhou o 9 e o 3, e daí, em vez de 390, como é correcto, pôs 93. É muito mal mesmo.
 
É nessas horas que precisamos de alguem com a versão original em inglês.
No meu Silmarillion tem dizendo 93 anos.
 
O meu está correcto como eu escrevi.

Pois eu acho que não são 93 anos, mas sim 390 mesmo. Afinal, a vida deles era aumentada e eles apenas chegavam mesmo assim aos 93? Não faz sentido, desculpem.
 
Alguém aí por favor tem a edição original em Inglês? Ou melhor, em qualquer outro idioma, daí a gente descobre qual a certa. Eu só tenho o original do SdA....
 
Antes de chegarema Beleriand os humanos "fugiam" das criaturas de Melkor. E viviam em péssimas condições de vida.
Ou seja antes de Beleriand eles deviam viver 40-50 anos mais ou menos.
Ao chegarem em Beleriand ele passaram a viver melhor, tomando hábitos dos elfos e tinha ajuda para enfrentar as criaturas de Melkor e passaram a viver mais uns 20 a 30 anos (ou seja expectativa de vida de 60-80, aumentei um pouco com relação a meu post anterior)
 
Proview disse:
Antes de chegarema Beleriand os humanos "fugiam" das criaturas de Melkor. E viviam em péssimas condições de vida.
Ou seja antes de Beleriand eles deviam viver 40-50 anos mais ou menos.
Ao chegarem em Beleriand ele passaram a viver melhor, tomando hábitos dos elfos e tinha ajuda para enfrentar as criaturas de Melkor e passaram a viver mais uns 20 a 30 anos (ou seja expectativa de vida de 60-80, aumentei um pouco com relação a meu post anterior)
se bem q ñ sabemos se tolkien levava em relação "risco de assasinato"
 
Repito 390 é o que vivia um numenoriano. É como Proview disse aumentou a expectativa de vida deles por que:
Antes de chegarema Beleriand os humanos "fugiam" das criaturas de Melkor. E viviam em péssimas condições de vida.
Ou seja antes de Beleriand eles deviam viver 40-50 anos mais ou menos.
Ao chegarem em Beleriand ele passaram a viver melhor, tomando hábitos dos elfos e tinha ajuda para enfrentar as criaturas de Melkor e passaram a viver mais uns 20 a 30 anos (ou seja expectativa de vida de 60-80, aumentei um pouco com relação
 
A vida dos homens só aumentou quando eles foram para Númenor. Os edain foram abençoados com uma vida mais longa que o normal. Antes disso, a expectativa de vida era bem menor. Bëor foi chamado de "O Velho" porque viveu mais do que normalmente se vivia naquela época. Ele morreu com 93 anos; nunca 390, 390 anos só era alcançável pela Casa Real de Númenor, e ainda, somente logo no começo daquele reino grandioso.

A tradutora portuguesa cometeu um erro crasso demais.

Segundo o capítulo 14 do HoME 11, The Later Quenta Silmarillion, Finrod encontrou os homens em Ossiriand no ano 310. Bëor serviu Felagund por 44 anos, isso quer dizer que, se considerarmos que ele morreu com 93 anos, ele deve ter nascido por volta do ano 266 da Primeira Era. Ele serviu Finrod por 44 anos antes de morrer; se arrendondarmos tudo, ele iniciou seu serviço com cerca 49 anos; e morreu por volta do ano 354/355.

Se você acredita que a tradutora acertou em dizer 390 anos, então você deve crer também que ele nasceu antes que os próprios homens despertassem e o Sol subisse aos céus. Porque para morrer com 390 anos, ele teria que ter nascido 36/37 anos antes da Primeira Era; ou seja, antes do próprio Sol surgir anunciando o Despertar dos Homens, que segundo o Grey Annals, HoME 11, ocorreu no ano 1 da Primeira Era.

Morrendo com 390 anos, Bëor teria nascido antes do Despertar dos Homens e antes da morte de Fëanor (que, segundo o Annals of Aman, HoME 10 e o Grey Annals, HoME 11, ocorreu no ano dos Valar de 1497, que equivale, em tempo, a mais ou menos 29 anos do Sol antes da Primeira Era).


Não precisamos do original; é uma simples questão lógica.
:roll:
 
È mesmo uma questão de lógica. Por exemplo, eu estive a reler esses capítulos do livro, e era dito numa parte que:

O Silmarillion disse:
"Mas, quando a sexta geração de Homens depois de Bëor e Marach não alcançara ainda a maturidade plena e tinham decorrido quatrcentos e cinquenta e cinco anos desde a chegada de Fingolfin,..."

Ora, se desde a chegada de Fingolfin tinham decorrido 455 anos, como era possível que se tivesse passado a 6ª geração de Homens depois de Bëor e Marach se eles vivessem 300 anos? :mrgreen: Nem 100 eles viviam era muito menos que isso, pelas contas seriam uns 50 ou menos, mesmo entre a casa de Bëor e Marach. Assim o título de "O Velho" fica mais que justificado: ele viveu ens 40 anos mais do que a média.

A vida dos homens só aumentou quando eles foram para Númenor. Os edain foram abençoados com uma vida mais longa que o normal. Antes disso, a expectativa de vida era bem menor. Bëor foi chamado de "O Velho" porque viveu mais do que normalmente se vivia naquela época. Ele morreu com 93 anos; nunca 390, 390 anos só era alcançável pela Casa Real de Númenor, e ainda, somente logo no começo daquele reino grandioso.

A vida dos Homens não aumentou apenas quando eles foram para Numénor; aumentou antes disso um pouco quando eles vieram para Beleriand, como é dito aqui:

O Silmarillion de novo disse:
"Os anos de vida dos Edain doram aumentados, segundo os registos dos Homens, depois da sua vinda para Beleriand;..."

Ou seja, a vida dos Jomens antes de Beleriand era realmente precária, viveriam não mais do que 30-40 anos.
A tradutora portuguesa cometeu um erro crasso demais.

Vou tratar de telefonar para a tradutora portuguesa, isto não pode continuar assim.[/quote]
 
Citação:
A vida dos homens só aumentou quando eles foram para Númenor. Os edain foram abençoados com uma vida mais longa que o normal. Antes disso, a expectativa de vida era bem menor. Bëor foi chamado de "O Velho" porque viveu mais do que normalmente se vivia naquela época. Ele morreu com 93 anos; nunca 390, 390 anos só era alcançável pela Casa Real de Númenor, e ainda, somente logo no começo daquele reino grandioso.


A vida dos Homens não aumentou apenas quando eles foram para Numénor; aumentou antes disso um pouco quando eles vieram para Beleriand, como é dito aqui:

O Silmarillion de novo escreveu:
"Os anos de vida dos Edain doram aumentados, segundo os registos dos Homens, depois da sua vinda para Beleriand;..."
10º, aumentou 20 ou 30 anos na média pq pararam de viver como nomades e aprenderam muito com os eldar e ainda não corriam mais tanto perigo, mais o que o Fëaruin quis dizer é que aumentou consideravelmente tipo uns 300 anos a mais. :mrgreen:
 
Gente, eu estava lendo o Athrabeth Finrod ah Andreth (O diálogo de Finrod e Andreth) e vejam só:
"Triste para mim, Andreth", ele disse, "é a passagem rápida de vosso povo. Pois agora Boron, pai de vosso pai [3], partiu; e embora ele fosse velho, como dizeis, conforme são as idades entre os Homens [4], eu o conheci, contudo, brevemente demais. De fato, me parece ter sido há pouco tempo que vi [5] Bëor no leste desta terra, e contudo agora ele se foi, e seus filhos, e também o filho de seu filho."

"Agora já faz mais de cem anos", disse Andreth, "desde que viemos do outro lado das Montanhas; e Bëor e Baran e Boron viveram cada um além de seu nonagésimo ano. Nossa passagem era mais rápida antes que encontrássemos esta terra."

Notaram: Viveram além do nonagésimo ano-e na nota ainda acrescenta:
[4] Ele tinha 93 anos. [N. do A.]

Então, não resta nenhuma dúvida-Beor tinha mesmo 90 anos, e isto já era demais para um homem na época.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo