1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Livros que previram o futuro

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Fëanor, 6 Mai 2014.

1. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

O
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    sobre livros que foram capazes de antever invenções/descobertas feitas pela humanidade.

Será que se tratam de casos de coincidência? Ou será que esses trabalhos foram capazes de influenciar as pessoas a ponto de serem a faísca inicial que culminou em tais criações?

Confiram abaixo o infográfico:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 6
    • Ótimo Ótimo x 3
  2. Clara

Clara O^O Usuário Premium

Bacana.
    Mas acho que muitos das "previsões" mais recentes, principalmente as do Arthur C Clarke resultam de experimentos que estavam sendo feitos na época em que foram escritos, não?
    Assim, pra cada um dos acertos deve ter uma penca de "previsões" que deram em nada. :lol:

• Gostei! Gostei! x 2
  3. Calib

Calib Visitante

*previram /tek
    arruma aí o título rsrs

:obiggraz:

• Gostei! Gostei! x 2
  4. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

dos livros que eu li o que eu acho mais impressionante nesse sentido é o neuromancer. não sei qual era o conhecimento do gibson sobre o assunto nos tempos que ele escreveu o livro, mas caramba, tem passagens no livro que parecem que foram escritas nos dias atuais, algumas comportamentais inclusive.

em tempo: fico especialmente puta quando citam brave new world e 1984 mas não fazem menção ao we do yevgeny zamyatin. a obra russa é 10 anos mais velha (ou mais, agora não tenho certeza) que as obras anglófonas (o que impactaria um tico ali no gráfico), reconhecidamente serviram de inspiração para as duas mas se você fala de we as pessoas mandam um wuuuut?

humft. :disgusti:

• Gostei! Gostei! x 5
    • Mandar Coração Mandar Coração x 3
  5. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

isso falando em previsões comprovadas pela ciência. se fôssemos acrescentar ae previsões d acontecimentos históricos haveria outra penca d livros. só p citar 1 autor, morgan robertson descreveu no conto futility o naufrágio do titanic 14 anos antes d acontecer e em beyond the spectrum o ataque ao japão pelos estadozunidos com uma arma d destruição em massa 35 anos antes.

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Calib

Calib Visitante

É uma pena que a Mãe Dinah não tenha se dedicado à literatura...
    O Brasil em breve poderia figurar numa tabela dessas.
    :dente:

• LOL LOL x 3
  7. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

tem the narrative of arthur gordon pym of nantucket do poe também. não é um evento gigantesco como o titanic, mas é bem bizarra a coincidência.
    :

a coincidência acabou servindo de inspiração (mais uma hehe) para o yann martel em life of pi: o tigre que divide o barco com o garoto chama-se richard parker =]

• Gostei! Gostei! x 2
  8. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

richard parker way of life: algumas vezes vc come, outras é comido.

Última edição: 7 Mai 2014
    • LOL LOL x 2
  9. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Desse infográfico aí, pra mim quem sobressai mais sobre os outros como grande visionário foi o Júlio Verne.

Só penso que quem deve ter se sentido ou até morreu completamente frustrado, foi quem ousou prever que por volta de 1960 e começo dos anos 1970 (ainda naquele "Oba-Oba" da Corrida espacial e chegada do homem a Lua) prevendo que hoje meio século depois, nosso satélite natural já estaria totalmente colonizado e viagens espaciais seriam tão simples como andarmos de automóvel como no desenho da família Jetson, mas eis que isso ainda é uma realidade bem distante.

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar