• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros da II Guerra Mundial

Amados!

Venho através desse pedir sugestões... Meu distinto namorado adora a Segunda Guerra Mundial, tem paixão! Mas ele é novo no ramo das leituras (estava muito sem tempo há muito tempo) huhuh e queremos sugestões de livros que falem sobre...

Esse final de semana rodamos a Fnac em busca, mas é dificil julgar o livro apenas pela capa :)

Então... Vcs sabem de alguns legais?
 
A menina que roubava livros é beeeeem bom, estou lendo.
Tem também O menino do pijama listrado, que é mais light.
E obviamente, Maus, mas esse vc já deve ter indicado, né?
 
É, a Menina que Roubava Livros ele está esperando eu terminar... O Menino do Pijama Listrado ele se empolgou um monte, mas acabou pegando um outro lá... comprou no domingo e leu mais da metade já... e Maus ele está com pé atras pq é quadrinhos hahaha que bobo!
 
Recomendo muito Os Patriotas do Max Gallo, uma série que não dava nada por causa do autor mas que achei apaixonante. Conheci um ponto de vista que não existe em qualquer livro de história
 
tem aquela trilogia que fiquei bem curiosa para ler depois que li sobre ela na veja -> http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=614
 
Um livro que li e achei muito emocionante foi Hiroshima de John Hersey, que conta a história de 5 ou 6 sobreviventes da bomba atômica lançada na cidade durante a guerra. Eu gostei muito e recomendo.
 
Tem o diário de Anne Frank e o diário de Hélène Berr, a biografia de Jen-Paul Sartre e Simone de Beauvoir - Tête-à-Tête tb passa por essa época... mas MAUS vai muito além dos quadrinhos... se quiser um argumento, fala que o autor está contando a história do pai dele...

Não lido tem o tal do Operação Valkíria...mas não sei se é bom

Sobre judeus tem o "História Geral do Anti-Semitismo" de Gerald Messadié que começa na diáspora e tem passagens muito interessantes sobre a Segunda Guerra
 
Olha só se o que ele quer é historias sobre a 2ª GG, então vou dar o autor definitivo: Antony Beevor.

"Stalingrado" é ao mesmo tempo minucioso (ao descrever armas, veiculos e estratégias) e divertido. Você se SENTE dentro da guerra. E depois no livro "Berlim 1945 " você pode sentir a desforra russa.

Mas tudo isso baseado em extensa pesquisa (Beevor é histpriador do exército ingles e tem acesso a diários e cartas da época) e descrito como uma história cruel, dolorosa e ainda assim com a comprovação que bom humor, engenhosidade e amizade continuam a existir mesmo quando tudo o mais está destruido.

ATENÇÃO: Beevor não cria uma história de fundo (como em A Menina que Roubava Livros), ele CONTA como foi (p. ex.) o cerco a Stalingrado desde as decisão alemã de atacar a té o choque causado nos russos; tudo isso baseado em documentos oficiais, diários, cartas, etc...

Mapas mostram as posições de tropas, fotos mostram MUITAS coisas legais (as vezes tristes, as vezes curiosissimas)... enfim: OBRIGATÓRIOS pra quem gosta!


PS: falei só de 2 livros que eu li, mas se os outros dele forem iguais (e amigos meus dizem que é!) todos são obrigatórios!!
 
TRINTA E DOIS LIVROS?? (sorry pelo caps)

Wow... O diário de Hélène Berr conta sobre a França ocupada pelos nazistas (através do diário de uma menina apaixonada por literatura), o início da obrigatoriedade das estrelas, o pai sendo preso, como cuidavam das crianças que ficavam órfãs de uma hora pra outra... é chocante...
 
Acho que esse é um dos temas mais recorrentes na literatura atual, ótimo cenário para criar personagens fantasticos em um ambiente obscuro... fora os relatos reais...

O que eu geralmente faço quando quero ler sobre um tema especifico é ir a livraria cultura. Lá é possivel perguntar e trocar figurinhas com os vendedores sobre livros, a maioria conhece e sabe indicar bons livros...

Outra dica são os sebos, os donos também sabem do assunto....
 
Alguns sobre a 2ª Guerra que lí e gostei muuuuito:

Amar e Morrer e Nada de Novo no Front -ambos do Erich Maria Remarque
Os Deuses Vencidos - Irwin Shaw
Treblinka - A Revolta de um Campo de Extermínio - Jean François Steiner
Changi - James Clavell
O Diário de Anne Frank (já citado)
Anne Frank - O Outro Lado do Diário - Miep Gies e Alison L Gold
:lendo2:
 
Simone "Chyz" disse:
Alguns sobre a 2ª Guerra que lí e gostei muuuuito:

Amar e Morrer e Nada de Novo no Front -ambos do Erich Maria Remarque
Os Deuses Vencidos - Irwin Shaw
Treblinka - A Revolta de um Campo de Extermínio - Jean François Steiner
Changi - James Clavell
O Diário de Anne Frank (já citado)
Anne Frank - O Outro Lado do Diário - Miep Gies e Alison L Gold
:lendo2:

AH! Vc LEU o Nada de novo no front (citado no García Marquez)^^ que lindo..

e sim. o Outro lado do diário é tão tocante quanto o diário em si... o mulherzinha corajosa essa Miep...
 
A sobrevivente A21646, de Tailor Diniz
Conta a história de Hertha Spier que depois de passar pelos compos de concentração de Plaszow e Auschwitz, foi libertada, em 15 de abril de 1945, no campo de Bergen-Belsen, o mesmo onde poucas semanas antes morrera Anne Frank.

Eu adorei demais este livro, é tocante!

estrelinhas coloridas...
 
kika_FIL disse:
Simone "Chyz" disse:
Alguns sobre a 2ª Guerra que lí e gostei muuuuito:

Amar e Morrer e Nada de Novo no Front -ambos do Erich Maria Remarque
Os Deuses Vencidos - Irwin Shaw
Treblinka - A Revolta de um Campo de Extermínio - Jean François Steiner
Changi - James Clavell
O Diário de Anne Frank (já citado)
Anne Frank - O Outro Lado do Diário - Miep Gies e Alison L Gold
:lendo2:

AH! Vc LEU o Nada de novo no front (citado no García Marquez)^^ que lindo..

e sim. o Outro lado do diário é tão tocante quanto o diário em si... o mulherzinha corajosa essa Miep...

São livros ótimos, realmente!!!

E bota corajosa nisso, Kika! A mulher foi fera!!!!:sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo