(acho que você deve estar se referindo à do Bouguereau @_@... Meu post não ficou muito claro, reconheço.)
Eu vi uma certa repugnância do Dante e um falso pudor do Virgílio. Na verdade, Virgílio não está olhando para os demônios ou para a cena em questão; é como se ele tivesse olhando para algo mais elevado, para o alto, na medida que Dante se atém à cena em si. Isso pode demonstrar a superioridade poética virgiliana em relação à dantesca ou simplesmente o fato de Virgílio já ter visto esse tipo de coisa (Virgílio conhecia o Inferno pois já havia viajado pelo mesmo antes).
Bouguereau tem uma pintura muito interessante também sobre Homero:
Vejo um traço virgiliano no garoto que guia o lendário poeta; mas vejo muito mais de Telêmaco guiando Ulisses na cena. Basta ver o cachorro alegre ao rever Homero, que é provavelmente o mesmo cachorro da Odisseia. É claro que estes são aspectos secundários: afinal de contas, Homero cego segurando com tamanha firmeza a mão do rapaz... É emocionante.
Outra pintura famosa é o retrato de Dante feito por Botticelli:
Botticelli se inspirou no crânio de Dante para a composição, mas, pelo jeito,
errou no cálculo do nariz.
(para estudo sobre os retratos de Dante,
clique aqui).