1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Literatura que inspira arte - Pintura

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por imported_?, 18 Fev 2009.

1. imported_?

imported_? Usuário

A literatura sempre inspirou as artes, principalmente a pintura. Este tópico é para postar nossas preferidas!
    Seria legal também citar o nome completo do pintor e a data, se possível alguma informação sobre a obra.

Como eu gosto muito dos
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , escolhi duas pinturas retratando a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , claro, de Hamlet:
    Ophelia,
    , 1852

[attachment=749]
    As flores que ela segura são simbólicas. Papoulas significam morte, as margaridas, inocência e violetas, amor vaidoso.
    A modelo foi Elizabeth Siddal e ela posou em uma banheira com água mantida quente com lâmpadas por debaixo.
    [size=xx-small]Clique
    para ver em tamanho maior.
    [/size]

Outra versão:

Ophelia,
    , 1889

[attachment=754]
    Aqui o pintor integrou Ofélia ao ambiente. Existe um riacho ao fundo, mas é difícil para alguém que não conhece a obra prestar atenção nele.
    O pintor fez mais outras duas Ofélias (ver miniaturas):

* * *

Existem outras versões de Ofélias em pinturas pré-rafaelitas, de outros pintores Quem quiser saber mais, aqui:

2. Devotchka

Devotchka Usuário

3. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Nossa adorei esse tópico.
    E as Ofélias, a primeira é a mais expressiva e impressionante, já a da quarta foto tem um vestido maravilhoso!

:timido:

4. imported_?

imported_? Usuário

Que lindo, N! E também John Collier foi de estilo pré-rafaelita!
    Tem uma Rainha Guinevere desse mesmo pintor
    .

Visão de Hamlet,
    , 1893

Pra não ficar só na Ofélia, eu também adoro essa pintura do Pedro Américo, que está na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Lembro que fiquei uns 10 minutos olhando para ele. Olha a expressão do Rei fantasma!
    [attachment=758]

5. Clara

6. Breno C.

Breno C. Usuário

A segunda é maneira, porque se você clarear vai ver mais coisa...

7. Clara

É.
    Pena que não tenho um programa pra tratar imagens, e ela, a imagem, não é muito boa também, acho que foi muito aumentada e parece meio "esfarelada".
    De qualquer forma achei impressionante.

8. Breno C.

Breno C. Usuário

Acho que é o pedaço de algo maior...

9. Liv

Liv Visitante

10. Clara

Sempre gostei dessa imagem do Dom Quixote, dos detalhes como a cabeça do gigante saindo da cortina, o olhar insano do Quixote, os ratinhos como montaria dos mini-cavaleiros...
    Eu não tenho certeza mas acho que essa pintura é de Gustave Dore.

PS.: Sim, é de Gustave Dore, tem a assinatura no canto esquerdo, embaixo. :timido:

[attachment=881]

11. Alisson P.

Alisson P. Usuário

12. Breno C.

Breno C. Usuário

Dom Quixote é sempre uma boa inspiração para pinturas.
    A que eu mais gosto é essa:

[attachment=883]

13. Clara

Olha só, a pintura é praticamente toda formada por rostos, humanos e de animais...
    As pás do moinho formam uma criatura com mãos, e tem rostos no céu e nas pedras, e tudo forma o rosto do Quixote.
    Você sabe de quem é essa pintura Breno?

14. Breno C.

Breno C. Usuário

Ai que tá, to procurando agora o pintor. Acho que isso é surealismo, mas não sou muito fera em arte assim.

15. imported_?

imported_? Usuário

Clareei e mesmo assim não vi nada. O que tem lá, Breno?

Essa Ofélia é realmente uma das mais lindas! Também de um pré-rafaelita. :)

Acho que essa é a pintura mais famosa dele, Alisson. Pelo jeito os pré-rafaelitas gostavam muito de retratar personagens da literatura.

Essa ilustração é maravilhosa, porém assustadora. Eu andei pesquisando sobre o pintor e tem coisas incríveis que ele fez. Adorei!

É... pesquisei e também não encontrei o nome do pintor. Não sei se é surreal, parece pertencer à categoria que chamam de "ilusão".

16. Breno C.

Breno C. Usuário

Tem uma cigarra ou borboleta no meio da imagem. Se o seu monitor é claro, você vê logo de cara, se é escuro, tem que clarear como eu.

17. imported_?

imported_? Usuário

Ah, então eu já tinha visto (me monitor deve ser do claro rsrs). Não é aquela "mariposa da morte" que tem na capa do filme "O silêncio dos inocentes"?

18. Clara

Essa mesmo!
    Uma mariposa com uma caveira! :sim:

19. Liv

Liv Visitante

Bem subliminar essa que o Brneo postou. né.

20. Clara

Mais uma baseada em Shakespeare, dessa vez "Otello e Desdemona" de Alexandre-Marie Colin.

[attachment=910]

Não gosto muito desse Otello, com jeito de Ali Babá... ¬¬

Mas adoro esta do Herbert Draper "Ulisses e as Sereias", de 1909.
    Olha a cara do Ulisses!
    Ele queria ouvir o canto das sereias, mas pra não ser encantado se fez amarrar ao mastro enquanto os marujos manés foram obrigados a tampar os orelhões, pra não serem enfeitiçados.
    Ulisses espertinho! :sim:

[attachment=911]

Compartilhar