• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura que inspira arte - Pintura

imported_?

Usuário
A literatura sempre inspirou as artes, principalmente a pintura. Este tópico é para postar nossas preferidas!
Seria legal também citar o nome completo do pintor e a data, se possível alguma informação sobre a obra.

Como eu gosto muito dos pré-rafaelitas, escolhi duas pinturas retratando a Ofélia, claro, de Hamlet:
Ophelia, John Everett Millais, 1852
[attachment=749]
As flores que ela segura são simbólicas. Papoulas significam morte, as margaridas, inocência e violetas, amor vaidoso.
A modelo foi Elizabeth Siddal e ela posou em uma banheira com água mantida quente com lâmpadas por debaixo.
[size=xx-small]Clique aqui para ver em tamanho maior.[/size]

Outra versão:

Ophelia, John William Waterhouse, 1889
[attachment=754]
Aqui o pintor integrou Ofélia ao ambiente. Existe um riacho ao fundo, mas é difícil para alguém que não conhece a obra prestar atenção nele.
O pintor fez mais outras duas Ofélias (ver miniaturas):

* * *

Existem outras versões de Ofélias em pinturas pré-rafaelitas, de outros pintores Quem quiser saber mais, aqui:
www.wiliqueen.com/ophelia/preraphaelite.html
 
Lilith_%28John_Collier_painting%29.jpg

Lilith, de John Collier.

Gosto bastante dessa pintura, mas não conheço outras obras do autor.
Adorei o tópico, vou ver se acho mais e depois posto. Vale mitologia? Lilith é originada de um mito.
 
Nossa adorei esse tópico.
E as Ofélias, a primeira é a mais expressiva e impressionante, já a da quarta foto tem um vestido maravilhoso!

:timido:
 
N disse:
Lilith, de John Collier.

Gosto bastante dessa pintura, mas não conheço outras obras do autor.
Adorei o tópico, vou ver se acho mais e depois posto. Vale mitologia? Lilith é originada de um mito.

Que lindo, N! E também John Collier foi de estilo pré-rafaelita!
Tem uma Rainha Guinevere desse mesmo pintor aqui.

Visão de Hamlet, Pedro Américo, 1893
Pra não ficar só na Ofélia, eu também adoro essa pintura do Pedro Américo, que está na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Lembro que fiquei uns 10 minutos olhando para ele. Olha a expressão do Rei fantasma!
[attachment=758]
link
 
Dua cenas de Macbeth, por Henry Fuseli


attachment.php




[attachment=875]

[attachment=876]
 
Breno C. disse:
A segunda é maneira, porque se você clarear vai ver mais coisa...

É.
Pena que não tenho um programa pra tratar imagens, e ela, a imagem, não é muito boa também, acho que foi muito aumentada e parece meio "esfarelada".
De qualquer forma achei impressionante.
 
Achei essa lindona! :grinlove:

[align=center]
hughes2.jpg
[/align]
[align=center]Ophelia
Arthur Hughes, c. 1863-64[/align]
 
Sempre gostei dessa imagem do Dom Quixote, dos detalhes como a cabeça do gigante saindo da cortina, o olhar insano do Quixote, os ratinhos como montaria dos mini-cavaleiros...
Eu não tenho certeza mas acho que essa pintura é de Gustave Dore.


attachment.php

PS.: Sim, é de Gustave Dore, tem a assinatura no canto esquerdo, embaixo. :timido:


[attachment=881]
 
Clara V. disse:
Sempre gostei dessa imagem do Dom Quixote, dos detalhes como a cabeça do gigante saindo da cortina, o olhar insano do Quixote, os ratinhos como montaria dos mini-cavaleiros...
Eu não tenho certeza mas acho que essa pintura é de Gustave Dore.

attachment.php

PS.: Sim, é de Gustave Dore, tem a assinatura no canto esquerdo, embaixo. :timido:

Dom Quixote é sempre uma boa inspiração para pinturas.
A que eu mais gosto é essa:

attachment.php


[attachment=883]
 
Olha só, a pintura é praticamente toda formada por rostos, humanos e de animais...
As pás do moinho formam uma criatura com mãos, e tem rostos no céu e nas pedras, e tudo forma o rosto do Quixote.
Você sabe de quem é essa pintura Breno?
 
Ai que tá, to procurando agora o pintor. Acho que isso é surealismo, mas não sou muito fera em arte assim.
 
Breno C. disse:
A segunda é maneira, porque se você clarear vai ver mais coisa...

Clareei e mesmo assim não vi nada. O que tem lá, Breno?

Liv disse:
Achei essa lindona! :grinlove:

Essa Ofélia é realmente uma das mais lindas! Também de um pré-rafaelita. :)

Alisson disse:
Romeo and Juliet (1884), do pintor inglês Frank Dicksee.

Acho que essa é a pintura mais famosa dele, Alisson. Pelo jeito os pré-rafaelitas gostavam muito de retratar personagens da literatura.

Clara V. disse:
Sempre gostei dessa imagem do Dom Quixote, dos detalhes como a cabeça do gigante saindo da cortina, o olhar insano do Quixote, os ratinhos como montaria dos mini-cavaleiros...
Eu não tenho certeza mas acho que essa pintura é de Gustave Dore.

PS.: Sim, é de Gustave Dore, tem a assinatura no canto esquerdo, embaixo. :timido:

Essa ilustração é maravilhosa, porém assustadora. Eu andei pesquisando sobre o pintor e tem coisas incríveis que ele fez. Adorei!

Breno C. disse:
Ai que tá, to procurando agora o pintor. Acho que isso é surealismo, mas não sou muito fera em arte assim.

É... pesquisei e também não encontrei o nome do pintor. Não sei se é surreal, parece pertencer à categoria que chamam de "ilusão".
 
Clover disse:
Breno C. disse:
A segunda é maneira, porque se você clarear vai ver mais coisa...
Clareei e mesmo assim não vi nada. O que tem lá, Breno?

Tem uma cigarra ou borboleta no meio da imagem. Se o seu monitor é claro, você vê logo de cara, se é escuro, tem que clarear como eu.
 
Breno C. disse:
Tem uma cigarra ou borboleta no meio da imagem. Se o seu monitor é claro, você vê logo de cara, se é escuro, tem que clarear como eu.

Ah, então eu já tinha visto (me monitor deve ser do claro rsrs). Não é aquela "mariposa da morte" que tem na capa do filme "O silêncio dos inocentes"?
 
Clover disse:
Breno C. disse:
Tem uma cigarra ou borboleta no meio da imagem. Se o seu monitor é claro, você vê logo de cara, se é escuro, tem que clarear como eu.

Ah, então eu já tinha visto (me monitor deve ser do claro rsrs). Não é aquela "mariposa da morte" que tem na capa do filme "O silêncio dos inocentes"?

Essa mesmo!
Uma mariposa com uma caveira! :sim:
 
Mais uma baseada em Shakespeare, dessa vez "Otello e Desdemona" de Alexandre-Marie Colin.


[attachment=910]

Não gosto muito desse Otello, com jeito de Ali Babá... ¬¬

Mas adoro esta do Herbert Draper "Ulisses e as Sereias", de 1909.
Olha a cara do Ulisses!
Ele queria ouvir o canto das sereias, mas pra não ser encantado se fez amarrar ao mastro enquanto os marujos manés foram obrigados a tampar os orelhões, pra não serem enfeitiçados.
Ulisses espertinho! :sim:

[attachment=911]
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo