• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura Infantil - Conni

A primeira vez que eu vi um livro da Conni foi no Jardim de Infância onde trabalho, há mais ou menos dois anos. Como eu não a conhecia, achei que parava por ali no “Conni geht in den Kindergarten” (Conni vai para o Jardim de Infância), mas com o tempo vi que a menininha simplesmente monopolizou o mercado de livros infantis alemão com a sua série Meine Freundin Conni (Minha Amiga Conni).

Existe Conni de tudo o que é jeito: Conni vai ao Zoológico, Conni e o Coelhinho da Páscoa, Conni ajuda a mamãe. Conni, Conni, Conni! Distribuída em mais de vinte livros; agora escritos por mais de uma escritora. Mas ela não tem super poderes, nem fala com animais ou tem uma tia que é feiticeira. A garotinha não faz nada de espetacular, muito pelo contrário ela faz exatamente as mesmas coisas que todas as crianças fazem todos os dias, com a diferença que Conni faz tudo certo.



Continue lendo...
 
Ariane...

Belo texto de estréia.
Não sei se é apenas impressão minha, talvez pelo fato de morar em São Paulo, mas o que sinto é que pais e sociedade exigem que as crianças cresçam cada vez mais rápido com o argumento de que o mundo está cada vez mais dificil e que é preciso preparar melhor "nossas crianças", nesse cenário creio que Conni se enquadra perfeitamente.
Porém acredito que a falta de fantasia crie pessoas cruas, secas e esqueçam algo básico para crescer e se desenvolver, que é sonhar.

Talvez esse assunto não caiba aqui para discussão, mas essa foi a opinião que saiu...rss
 
Obrigada pelo elogio. :tchauzim:

Cabe na discussão sim, Palazo, isso é exatamente o que eu penso e o que eu queria passar com o texto sobre a Conni. Eu observo como as crianças são obrigadas a apresentar resultados na mais tenra idade. Imagine você que eu dou "aulas" de inglês em um jardim de infância, para crianças de 3 a 6 anos que nem entendem porque elas têm que aprender isso. Ainda que eu compreenda que o mundo está cada vez mais rápido, não consigo aceitar essa pressão.

Eu não acredito que as crianças achem mais interessante escutar uma estória sobre o aniversário de uma garotinha igualzinha a elas do que uma sobre fadas e bruxas.
 
Ariane,

E qual seria a diferença entre as histórias? Por que Conni em seu mundo perfeito pode ensinar alguma coisa a uma criança, que uma bruxa ou fada não consigam? Sei lá, mas creio que essa busca pela perfeição vai robotizar cada vez mais as pessoas, e quanto mais cedo isso se inicia é pior.

Eu discordo categoricamente de que o fato do mundo estar cada vez mais rápido seja motivo para amadurecer nossas crianças. Tenho a impressão que criamos uma geração robotizada, porém despreparada para as improvisações e surpresas que a vida prepara para todos nós.

Crianças de 3 a 6 anos deveriam brincar, não é?
 
Exato, eu tbm não acho que seja motivo, é apenas um fato. Eu, sinceramente, tenho medo do que pode vir depois. Eu sempre levanto a bola sobre esses ataques de alunos a escolas e me pergunto como foi o tempo de criança deles.

Poxa, e como eu concordo! Me dá pena de ter que falar pros "bichinhos" que a gente vai fazer inglês. Claro que eu desenvoli um método próprio, por isso "aulas" está entre aspas, a gente brinca de jogo de memória e essas coisas e eu digo o nome em inglês, mas odeio ter que força-los a repetir a palavra. É um saco isso e os pais sabem que eu não concordo e que eu não gosto de fazer isso porque eu sou absolutamente contra isso. Criança é criança e tem que se sujar, arranhar o joelho e subir em árvore. Eu tive infância e nem por isso sou uma completa idiota, e além disso, sou uma pessoa feliz e não-frustrada. :sim:
 
Fico me perguntando então em quais critérios os pais e a instituição de ensinam se apoiam para julgarem que uma criança precisa ser forçada a aprender a amadurecer tão cedo, será que julgam que a infância dos mesmo prejudicou cada um deles? Tornaram-nos menos capacitados para enfrentar a vida cotidiana... ou será a sede por "sucesso" e dinheiro que faz a sociedade pensar desta forma?

É comum hoje em dia em testes psicológicos, e até mesmo em casa, perguntarem que tipo de animal você se compara. Creio que dentre muitos, o Leão ainda deve ser o mais citado devido a seu "título" de REI DA SELVA. Porém sinto que a geração que vem crescendo acabe virando um Leão do Mágico de OZ, com medo de tudo.
 
JLM disse:
só uma dica: o correto é duendes.

:rofl:

É melhor rir do que se irritar, não é mesmo. Muito obrigada, JLM, por participar de uma discussão sobre o futuro que o mundo está oferecendo às nossas crianças e me mostrar que eu troquei o "u" pelo "o".

P.S.: Vc não leu o texto todo, né? Vc ia perceber que eu cometi um erro de concordância no final. Mas, eu vou arrumar, ok? :lol:

:tchauzim:
 
às vezes é mais fácil ridicularizar os leitores q ouvi-los. há os q preferem prestar atenção só nos q falam oq querem ouvir. fazer oq, cada um com as suas manias.
 
Deixa de ser chato. Ninguém está ridicularizando ninguém. Eu estava falando sério, mas a ironia faz parte, você que o diga, não é.

E pára de levar tudo pra esse lado! Nem aceita brincadeira. Cruzes! Eu acho legal sim que vc repare nessas coisas pq eu sou meio impaciente e é muito mais fácil ver os erros quando o texto não é nosso. Só acho que o clima não precisa ser tão pesado assim. :lily:

E não me julgue. Você não me conhece.
 
vc pode ser irônica mas eu ñ posso ser chato?

como vc reagiria se eu te pedisse pra deixar de ser irônica? (é hipotético, nunca pediria isso) então, é a mesma coisa d vc me pedir pra deixar de ser chato. oq vc acha chato é uma característica minha q aprecio e q as pessoas q me conhecem tb apreciam.

e já passou pela sua cabeça q se alguém leu o seu texto e ñ comentou mais nada sobre ele q uma simples correção foi pq achou o texto tão bom q ñ era necessário mais nada? e queria só ajudar o texto a ficar perfeito? mas poderia ter ocorrido o contrário, alguém ter achado o texto tão ruim q ñ teria salvação e ficasse calado. porém, nesse caso, ñ sei pq sugeriria uma correção.

de todo jeito, o silêncio mtas vezes revela oq as palavras ñ disseram. basta saber ouvir.
 
:lily:

Está certo. Banderia branca, ok?
Você tem razão sim! Eu não queria pegar pesado. Você é o "chato" mais inteligente que eu conheço (isso foi um elogio sincero). Eu não pude perder a oportunidade de te alfinetar, mas eu acho que isso demonstra um pouco de adimiração, não?

Eu sinto muito mesmo se eu fui meio grossa, não foi essa a intenção. Eu levo as suas criticas a sério, ainda que pareça que não. Pode continuar criticando, eu não vou reclamar.:sim:
 
Tudo isso por causa de um erro de digitação? Deus meu...

Aliás, Ari, eu vou começar a estudar pedagogia daqui duas semanas :) Logo mais seremos colegas de profissão e poderemos trocar umas figurinhas literárias, heim! :timido:
 
:rofl:


Poxa, legal isso! Parabéns!!!! Minha mãe é "fessorinha" primária! :)
Pois é, eu conheço muita coisa bacana... que vale a pena mesmo e muitas coisas como a Conni.¬¬
Eu andei reparando que muitos livros infantis da atualidade estão saindo assim. Podemos trocar boas figurinhas. :pipoca:
 
É isso aí! \o/

A Anica também é fêssora de inglês :grinlove: Educadoras unidas jamais serão vencidas! :iei:
 
E depois duvidam quando digo que uma unha encravada gerou a guerra de Troia, hehehe....

Pegando carona em uma música do Teatro Mágico:
Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz

E vamos relaxar!!
 
to relaxado aki, ñ parece? aliás, eu sou um completo relaxado! ¬¬

ah, agora q tava ficando bom a ariane desistiu? :hahano: perdeu a graça a brincadeira, vou embora.

talvez o tom frio das palavras na internet pareça mais sério dq realmente é, mas ñ estou bringando. debatendo sim, talvez por influência do curso de direito, q me ensinou a mania de provocar e continuar uma argumentação ad infinitum. e como ensinam os monges tibetanos, a retórica faz bem ao raciocínio & inteligência.

e palazo, ñ viver oq diz fica feio tto se vc falar correto qto se falar errado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo