• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ler devagar/ Ler rápido

Ler rápido não significa não prestar atenção ao que é lido, como já disseram, é questão de prática.

Agora, ultimamente, me peguei lendo em voz alta várias vezes. Tentem narrar "Lingéia" do Poe, pra ver se não é outra coisa. Acho que é minha veia de teatro, gosto de narrar os livros. Lendo em voz audível, interpretando o texto, acho que me concentro mais, porém a leitura fica bem devagar.
 
A minha leitura pode ser considerada mista XD

Quando inicio um livro é de forma lenta, "sentindo" como vai ser a leitura, ai formo a primeira opinião. Com o tempo já vou acelerando o ritmo, pelo interesse que a historia produz. No fim eu já to que nem louca, devorando cada palavra, por curiosidade misturada com sei lá mais o que.

Isso pra mim é pessimo, pq assim como foi dito por aqui pela Penny não é que eu ache uma leitura superficial, é mais como se o tempo necessário pra uma leitura compreensiva não fosse respeitado pelo desejo louco de saber mais da historia.

Talvez essa minha forma de leitura tenha muito a ver com a falta de lembranças de livros ótimos lidos a muito tempo. Pena.
 
Leio muito rápido. O que é um problema, ás vezes troco uma letra por outra daí a história não faz sentido e tenho que reler o trecho pra entender. Além de ser uma das razões de eu não gostar de ler poesia, é algo que se tem de degustar, ler devagar e eu simplesmente não consigo!
 
Rafaela disse:
Além de ser uma das razões de eu não gostar de ler poesia, é algo que se tem de degustar, ler devagar e eu simplesmente não consigo!

Isso acontece comigo também, mas não sei se é só por isso que não me dou bem com poesias e contos.

Além disso sempre não sei ao certo como se escreve os nomes complicados de alguns protagonistas (aqui no meia já tive que ir conferir no livro varias vezes pra poder comentar até sobre o autor :calado: ).
Lembro disso no livro do Ken Follet, Os Pilares da Terra, em que eu só lembrava do nome da moçinha (Aliena) pq era o que eu queria pra minha filha hahaha
 
Lilian Sinfronio disse:
Rafaela disse:
Além de ser uma das razões de eu não gostar de ler poesia, é algo que se tem de degustar, ler devagar e eu simplesmente não consigo!

Isso acontece comigo também, mas não sei se é só por isso que não me dou bem com poesias e contos.

Além disso sempre não sei ao certo como se escreve os nomes complicados de alguns protagonistas (aqui no meia já tive que ir conferir no livro varias vezes pra poder comentar até sobre o autor :calado: ).
Lembro disso no livro do Ken Follet, Os Pilares da Terra, em que eu só lembrava do nome da moçinha (Aliena) pq era o que eu queria pra minha filha hahaha

Isso tb acontece comigo! Sou péssima pra guardar nomes, reais ou inventado! XD
 
eu sou a tartaruguinha. Não acho que leia MUITO rápido. Mas eu leio constantemente. Tenho um problema sério em guardar nomes de capítulos, e por isso adoro os livros cujos capítulos são simplesmente números, ou símbolos.
 
Depende do livro, tem os que devoro, tem os que demoro mais, no geral leio com dicionário caso tenha alguma palavra que eu não saiba o q significa...e às vezes leio mais de um por vez, não tenho problema em confundir o que to lendo mesmo que sejam duas ficções, por exemplo.
 
Katrina disse:
No geral leio rápido, mas mantenho a minha mania de voltar e reler parágrafos e interromper a leitura para "viajar" e analisar algumas partes da história.

Tb viajo legal :lily:
mas, estou trabalhando isso em mim...ah umas das metas 2011 =]

Tayana disse:
Depende do livro, tem os que devoro, tem os que demoro mais, no geral leio com dicionário caso tenha alguma palavra que eu não saiba o q significa...e às vezes leio mais de um por vez, não tenho problema em confundir o que to lendo mesmo que sejam duas ficções, por exemplo.

Tem uns que tenho o dicionário do lado, se não a leitura não engrena, os significados das palavras eu anoto tudo no livro mesmo.Puxo uma setinha e escrevo a lápis, nos meus livros, somente :mrpurple:

No geral eu demoro para ler, caso fique a tarde inteira lendo, é umas 70~80 páginas mesmo :lendo2:
Tenho que ler devagar para entender :oops:
Só qdo a pressão é grande, daí leio mais rápido, no entanto, isso acontece mais com revistas-jornais.
Qdo é livro de estudo, daí algumas partes é lendo em voz alta, por causa das minhas manias de viajar nas letrinhas :cthulhu:
 
Leio rápido, escrevo rápido, falo rápido (para sofrimento de quem tenta me entender) e, quando vejo algum filme em DVD, tenho mania de colocar a legenda e passar o filme em 2x para acelerar alguns trechos. XD
 
Leio rápido normalmente, só quando a escrita é mais complexa é que leio devagar para entender. Se ler devagar acabo por me cansar do livro.
 
leio muito devagar e isso me dá raiva!
com livros tipo best-seller eu ate consigo , em um dia, ler umas cem pags.
com um livro mais denso, as vezes demoro muito mais!
Alguem teria uma dica pra me ajudar a melhorar nisso?:pipoca:
 
Sou bem lento. Meus olhos ardem, doem e ficam vermelhos se ler demais. Isso sem contar no piloto automático, que acende a luz quando leio um nome aparentemente estranho e descubro que ele apareceu mais de dez vezes algumas páginas atrás.

Leio um pouco, paro, reflito, descanso... Repito o processo. Procuro estudos, críticas, resumos de outros livros, referências, crio processos mentais... No final das contas, acabo lendo mais de um livro de uma vez.
 
Mavericco disse:
Isso sem contar no piloto automático, que acende a luz quando leio um nome aparentemente estranho e descubro que ele apareceu mais de dez vezes algumas páginas atrás.

Eu sempre fico "empacada" num trecho quando não entendo de onde veio aquele personagem que eu não "captei". Ou quando o texto é muito denso e eu fico "viajando", começo a comparar com outros livros... ai é meia vida só pra um livro :pipoca:
 
Não leio devagar nem rápido, mas se fosse pra escolher um dos dois, prefiro ler mais devagar. A história fica por mais tempo na minha cabeça; se eu ler muito rápido, me dá aquela sensação de efemeridade do tipo "Já acabou! Vou pegar outro pra ler agora!" Nem dá tempo de refletir a noite sobre o que vai acontecer no próximo capítulo, aquela ansiedade hehe
Enfim, mas também não leio devagar demais. A fila tem que andar.
 
Gabriel Cezar disse:
leio muito devagar e isso me dá raiva!
com livros tipo best-seller eu ate consigo , em um dia, ler umas cem pags.
com um livro mais denso, as vezes demoro muito mais!
Alguem teria uma dica pra me ajudar a melhorar nisso?:pipoca:

Gabriel, a grande pergunta é se essa leitura sua devagar te incomoda por alguma razão. Porque, se você retirar prazer dessa atividade do jeito que está, não tem por que mudar.
 
o que me irrita mesmo é porque eu tenho um desvio de atenção enorme, as vezes começo a ler algo, por mais que seja interessante, e começo a divagar... quando vejo não estou mais lendo ... aí volto e leio a frase de novo...
As vezes também ocorre que eu "acho'' que não entendi algo , e tenho mania de fixação: leio uma parte de novo para entender melhor...
e acaba que, quando vejo, passou-se um mês e acabo finalmente de ler um livro de umas 500 pags.:vergonha:
já tentei ler topicos sobre melhora de leitura mas não adianta, sou muito devagar mesmo.
Também tem que eu sou muito preguiçoso... não que eu não goste ou não ache prazer na leitura, antes o contrário...

Nossa, lendo isso agora parece até que eu falei com um analista:dente:...
 
Tenho desvio de atenção também, Gabriel.

Eu leio um pouco, às vezes, me pego divagando. Daí eu analiso os últimos parágrafos e vejo que eu não os li de verdade, apenas passei os olhos enquanto estava lá.. pensando em outra coisa. Então, vou lá e leio aqueles parágrafos novamente.

E depende do livro, também. Acho que os best sellers são mais rápidos de ler pois não são muito densos. É uma leitura bastante rápida pois não exige reflexão.

De qualquer forma, é melhor seguir o próprio ritmo. A própria experiência de leitura proporciona uma melhora no ritmo de leitura e na reflexão do que é lido, ao meu ver. Veja os usuários com mais de 100 livros lidos no censo de 2011. Eles não consiguiram isso de uma hora para outra.
 
Depende muito do livro. E do meu estado de espírito.
Citando exemplos: livros como a série Percy Jackson ou Cotoco são devorados. Jane Austen e Tolkien eu leio devagar, e em inglês xD
 
Eu me demoro nas palavras. Mas demoro ainda mais quando o livro é um pouco mais reflexivo, porque começo a divagar. Exemplo: qualquer coisa da Jane Austen vai bem direto ao ponto, só os personagens principais tem vida, e os (poucos) personagens que de fato tem essa profundidade são um tanto quanto convencionais. Por outro lado, O Ano da Morte de Ricardo Reis (clube da leitura, aliás) foi um dos livros que mais demorei pra ler fazendo o quociente tempo/páginas. Como eu posso não divagar sendo que o livro em si é uma divagação do Reis? E às vezes ele vai bem longe, estilo "olha, uma pedrinha na rua, ah como isso me inspira a divagar sobre a dualidade da religião no homem". E aí eu vou junto, começo a pensar o que eu acho e vem todo aquele monólogo reflexivo interno. Então a velocidade de leitura depende muito desse fator. Mas eu acho bom, sabe? Poder tirar o meu máximo do livro.
 
Dificilmente leio mais de duas horas seguidas,quando vejo que liguei o piloto automático ou que a leitura esta me cansando eu paro.Quando a velocidade isso depende do autor,pois,cada um imprime um ritmo diferente.
Mas muitas vezes leio um trecho que me toca e escrevo nas páginas em branco algo sobre,sempre que algo me ''instiga'' eu faço isso, a famosa epifania.Livro de poesia então pioro,as vezes fico uma hora em um poema escrevendo e divagando sobre ele,parece que quando paro de ler estou em outro mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo