lol, ok, vamos racionalizar
Isso não teria relação com aquela gordura, ou algo do gênero, da baleia que era usado para fabricar perfume?
Isso é o tal do "âmbar", ou "ambergris", a.k.a. "vômito de baleia".
A questão é que essa secreção não é encontrada nem na cabeça nem na cauda, e sim no
abdômen das baleias, e mesmo assim raramente é tirada da baleia em si, já que grandes quantidades podem ser encontradas flutuando no mar ou acumulada em praias. E não é qualquer baleia que produz isso; pelo que eu sabia só as cachalotes, que costumam comer coisas grandes (acredita-se que a substância sirva pra facilitar a passagem de coisas duras e pontudas que a baleia possa engolir, e.g. bicos de lula gigante).
Não que esse seja o único subproduto de baleias, e é aí que a coisa fica mais esquisita ainda. Existe o óleo (que na verdade é tecnicamente uma cera líquida), que foi usado durante muitos anos como combustível para lampiões e etc, mas eu imagino que a cabeça e a cauda sejam as partes menos ricas na substância (estou chutando, mas parece fazer sentido). Então a cabeça e a cauda vão pra família real, mas o corpo é de quem chegar primeiro?
Sem falar nas barbatanas de filtragem que a maioria das baleias tem na boca (é aí que a coisa fica mais nonsense ainda) -- elas eram usadas pra fabricar sombrinhas e espartilhos, então tecnicamente a cabeça seria muito mais útil pra Rainha do que pro Rei, certo?