1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Leio primeiro O Hobbit, e só depois a Trilogia?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elfo 82, 11 Mar 2007.

1. Elfo 82

Elfo 82 Usuário

Nunca lí nenhum livro de Tolkien e ganhei A Sociedade do Anel da minha namorada. Mas penso que talvez lendo O Hobbit, eu possa ter mais base e raízes pra ler a Trilogia. O que acham? É uma pré-leitura obrigatória?

2. TT1

TT1 Dilbert

Isso não é Filmes.

3. Carol

Carol Visitante

Eu acho legal ler o Hobbit antes :think:

Edit: Então é aonde? De fã pra fã? Diga amigo e entre?

4. Tapio

Tapio Usuário

Ele postou no filmes???
    bom, eu li SdA primeiro, mas não acabou fazendo muito diferença não...
    Seria bom se eu pudesse ler o Silma antes, mas enfim...:jornal:

5. Elfo 82

Elfo 82 Usuário

Foi mal, acho que deveria ter postado em outro lugar hehe!

6. Carol

Carol Visitante

Tem um post por aí que diz a ordem certinho ^^

*procurando*

7. Elfo 82

Elfo 82 Usuário

Hehe e eu nem lí esse tal post!
    Assim como não leio manuais! Rsrs... Prometo melhorar!!! :D
    Bom, mas O Hobbit é tão essencial assim? Seria apenas interessante, ou essencial ler ele antes da Trilogia?

8. Ishtar Lillith

Ishtar Lillith Usuário

Eu tbm quero saber o.o
    E o Silmarillion, ja me disseram q eh melhor ler depois de todos, é isso?

9. Pandatur

Pandatur Usuário

Eu sempre sugiro a leitura de O Hobbit primeiro. Mas como você já tem SdA, então leia SdA primeiro. Não vai fazer tanta diferença não. =]

Quanto ao Silmarillion, sim, leiam O Hobbit e SdA primeiro e depois o Silma. Não é essencial isso, mas eu considero uma opção melhor, pois o Silma é uma compilação de diversos contos e não segue uma narrativa como a do Hobbit e SdA.

10. Carol

Carol Visitante

Cadê o post que tem a ordem certa de leitura?

Edit: Olha só o bichão XD

Última edição por um moderador: 12 Mar 2007
  11. Pandatur

Pandatur Usuário

Isso não é "ordem certa" não. É apenas uma ordem de leitura sugerida, seguindo como base a cronologia dos eventos.

12. Carol

Carol Visitante

É? Pensei que era a ordem certa e tals ... :loser:

13. Tapio

Tapio Usuário

Isso é uma tradução de uma ordem cronológica das coisas, Carol...pelo menos, foi isso que eu entendi a primeira vez que vi essa lista(nem foi aqui)

EDIT: poutz, minha net ta muito lenta hoje...

Edit2: quando eu vi isso tinha referências das edições e páginas, mas tem tempo...

Última edição: 12 Mar 2007
  14. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Eu sugiro ler O Hobbit sim, pois há várias referências a esse livro, em especial na primeira parte de A Sociedade do Anel. Os trolls, as conversas no primeiro capítulo, e tal. É claro que dá para deduzir como aconteceu tudo, mas é mais legal você ler sabendo do que se trata.

Talvez O Silmarillion seja muito maçante para você pegar de uma vez, O Senhor dos Anéis serviria para você se habituar no mundo de Tolkien, tanto é que o ponto de vista é dos hobbits, seres tão não habituados como nós. Só depois seria bom você se aprofundar em O Silmarillion. Porém, há muitas referencias ao O Silmarillion em O Senhor dos Anéis, espalhadas por todos os livros. De qualquer forma, recomendo a leitura de O Hobbit e O Senhor dos Anéis primeiramente.

15. Anarien

Anarien Usuário

Olá elfo, comecei lendo o SDA e depois li o Hobbit e não fez muita diferença na minha opinião_O Silmarillion e Contos Inacabados ,aconselho a ler só após estes dois ,facilita a leitura.

16. Décimo

Décimo The Swanson Code

Ih, fica a maior confusão. O melhor mesmo é começar por ler O Hobbit, antes de O Senhor dos Anéis, pois O Hobbit é mais simples e infantilizado, pelo que uma pessoa que o comece a ler depois da trilogia, que é uma obra mais madura, pode ficar algo desiludida - é há também a ter em conta a cronologia dos acontecimentos claro (mas não vamos entrar nos exageros daquela lista que a Carol indicou).

Depois desses dois livros, aí sim, partam para O Silmarillion, completando a leitura desse, mais tarde, com os Contos Inacabados. Aconselho a leitura do Silma em último lugar não só por revelar certos desenlaces do enredo de Senhor dos Anéis, mas por ser um tipo de leitura radicalmente diferente, que será mais bem apreciado por quem estiver familiarizado com a Terra Média.

17. Loreley

Loreley Desecration Smile

Eu sempre achei que era praticamente universal o conceito que seria melhor começar as leituras Tolkienianas pelo O Hobbit (embora eu tenha começado pelo Silmarillion).

18. Laurelin

Laurelin Voltei a ser um

Eu sugiro(também) que leia o Hobbit primeiro, mas cada um é que sabe o que entende. Se ler o SdA primeiro não vai saber como o Bilbo pegou o anel e como tudo aconteceu( a não ser que tenha visto o filme que tenha um a prévia, mas não explica muito bem), mas como tu tem o SdA....
    Eu li primeiro o Hobbit, daí SdA e agora tô lendo o Silma, mas foi pura sorte pegar nessa ordem.

19. DiegoFerrite

DiegoFerrite Usuário

Bom, tudo é questão de ponto de vista, eu li o sda antes e não me perdi na leitura com faltas de informações. Já que você tem o sda e ta com vontade de ler aconselho o seguinte. Compre a versão de O Hobbit em quadrinhos que você le em uma hora, só pra você ter uma idéia do que antecede o sda. Depois leia o sda e leia o hobbit na íntegra com mais calma outra hora.

Obs: Apesar dos quadrinhos serem muito bons não se compara a narativa inteira do livro.

20. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Se puder, eu acho melhor ler O Hobbit primeiro. Se ele ainda tivesse sido publicado depois do SdA, ainda teria uma razão forte pra ficar depois. Mas não é só o cronológico dentro do livro, mas até na "vida real". Há quem não ligue pra isso, mas eu acho interessante.

E tem outros fatores incluídos. Se você se importar em ler um livro infanto-juvenil, de repente é melhor deixar O Hobbit pra depois mesmo.

Compartilhar