• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leio primeiro O Hobbit, e só depois a Trilogia?

Elfo 82

Usuário
Nunca lí nenhum livro de Tolkien e ganhei A Sociedade do Anel da minha namorada. Mas penso que talvez lendo O Hobbit, eu possa ter mais base e raízes pra ler a Trilogia. O que acham? É uma pré-leitura obrigatória?
 
Eu acho legal ler o Hobbit antes :think:

Edit: Então é aonde? De fã pra fã? Diga amigo e entre?
 
Ele postou no filmes???
bom, eu li SdA primeiro, mas não acabou fazendo muito diferença não...
Seria bom se eu pudesse ler o Silma antes, mas enfim...:jornal:
 
Tem um post por aí que diz a ordem certinho ^^

*procurando*
 
Hehe e eu nem lí esse tal post!
Assim como não leio manuais! Rsrs... Prometo melhorar!!! :D
Bom, mas O Hobbit é tão essencial assim? Seria apenas interessante, ou essencial ler ele antes da Trilogia?
 
Eu sempre sugiro a leitura de O Hobbit primeiro. Mas como você já tem SdA, então leia SdA primeiro. Não vai fazer tanta diferença não. =]

Quanto ao Silmarillion, sim, leiam O Hobbit e SdA primeiro e depois o Silma. Não é essencial isso, mas eu considero uma opção melhor, pois o Silma é uma compilação de diversos contos e não segue uma narrativa como a do Hobbit e SdA.
 
Cadê o post que tem a ordem certa de leitura?

Edit: Olha só o bichão XD

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion
 
Última edição por um moderador:
Isso é uma tradução de uma ordem cronológica das coisas, Carol...pelo menos, foi isso que eu entendi a primeira vez que vi essa lista(nem foi aqui)


EDIT: poutz, minha net ta muito lenta hoje...

Edit2: quando eu vi isso tinha referências das edições e páginas, mas tem tempo...
 
Última edição:
Eu sugiro ler O Hobbit sim, pois há várias referências a esse livro, em especial na primeira parte de A Sociedade do Anel. Os trolls, as conversas no primeiro capítulo, e tal. É claro que dá para deduzir como aconteceu tudo, mas é mais legal você ler sabendo do que se trata.

Talvez O Silmarillion seja muito maçante para você pegar de uma vez, O Senhor dos Anéis serviria para você se habituar no mundo de Tolkien, tanto é que o ponto de vista é dos hobbits, seres tão não habituados como nós. Só depois seria bom você se aprofundar em O Silmarillion. Porém, há muitas referencias ao O Silmarillion em O Senhor dos Anéis, espalhadas por todos os livros. De qualquer forma, recomendo a leitura de O Hobbit e O Senhor dos Anéis primeiramente.
 
Olá elfo, comecei lendo o SDA e depois li o Hobbit e não fez muita diferença na minha opinião_O Silmarillion e Contos Inacabados ,aconselho a ler só após estes dois ,facilita a leitura.
 
Cadê o post que tem a ordem certa de leitura?

Edit: Olha só o bichão XD

Ih, fica a maior confusão. O melhor mesmo é começar por ler O Hobbit, antes de O Senhor dos Anéis, pois O Hobbit é mais simples e infantilizado, pelo que uma pessoa que o comece a ler depois da trilogia, que é uma obra mais madura, pode ficar algo desiludida - é há também a ter em conta a cronologia dos acontecimentos claro (mas não vamos entrar nos exageros daquela lista que a Carol indicou).

Depois desses dois livros, aí sim, partam para O Silmarillion, completando a leitura desse, mais tarde, com os Contos Inacabados. Aconselho a leitura do Silma em último lugar não só por revelar certos desenlaces do enredo de Senhor dos Anéis, mas por ser um tipo de leitura radicalmente diferente, que será mais bem apreciado por quem estiver familiarizado com a Terra Média.
 
Eu sempre achei que era praticamente universal o conceito que seria melhor começar as leituras Tolkienianas pelo O Hobbit (embora eu tenha começado pelo Silmarillion).
 
Eu sugiro(também) que leia o Hobbit primeiro, mas cada um é que sabe o que entende. Se ler o SdA primeiro não vai saber como o Bilbo pegou o anel e como tudo aconteceu( a não ser que tenha visto o filme que tenha um a prévia, mas não explica muito bem), mas como tu tem o SdA....
Eu li primeiro o Hobbit, daí SdA e agora tô lendo o Silma, mas foi pura sorte pegar nessa ordem.
 
Bom, tudo é questão de ponto de vista, eu li o sda antes e não me perdi na leitura com faltas de informações. Já que você tem o sda e ta com vontade de ler aconselho o seguinte. Compre a versão de O Hobbit em quadrinhos que você le em uma hora, só pra você ter uma idéia do que antecede o sda. Depois leia o sda e leia o hobbit na íntegra com mais calma outra hora.

Obs: Apesar dos quadrinhos serem muito bons não se compara a narativa inteira do livro.
 
Se puder, eu acho melhor ler O Hobbit primeiro. Se ele ainda tivesse sido publicado depois do SdA, ainda teria uma razão forte pra ficar depois. Mas não é só o cronológico dentro do livro, mas até na "vida real". Há quem não ligue pra isso, mas eu acho interessante.

E tem outros fatores incluídos. Se você se importar em ler um livro infanto-juvenil, de repente é melhor deixar O Hobbit pra depois mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo